Como motivar funcionários a comparecer aos eventos da empresa?6 min restantes

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Já está claro: o maior diferencial competitivo de uma empresa está no potencial intelectual e criativo de seus profissionais. Por isso é que as práticas relacionadas à gestão de pessoas vêm ganhando cada vez mais destaque — tanto que passaram a fazer parte do planejamento estratégico dos negócios. De fato, é preciso investir em ações que contribuam para a atração e a retenção de talentos, para a formação de equipes de alta performance, para a construção de um ambiente mais colaborativo e, claro, para o aumento nos índices de satisfação e engajamento dos funcionários.

Diante dessa necessidade, são várias as políticas que podem ser implementadas, incluindo no rol de possibilidades os eventos corporativos! Em geral, essas iniciativas têm a finalidade de integrar, informar, valorizar e reconhecer os colaboradores. Mas como a presença dos funcionários costuma ser facultativa, o que acontece quando a taxa de rejeição é elevada? Nesse caso, o evento não apenas não cumpre seu papel como ainda desperdiça recursos financeiros. Por isso, além de estipular cronogramas, agendas e orçamentos, é preciso apostar em um planejamento mais completo, capaz de garantir o correto alinhamento entre as expectativas da empresa e de seus times.

Para dar conta de tudo isso e ter um resultado final positivo, confira agora mesmo as dicas que separamos aqui para você conseguir motivar funcionários a comparecerem e aproveitarem esses encontros!

Defina os objetivos do evento

O primeiro passo do processo consiste na definição dos principais objetivos do evento. Nesse momento, a diretoria e os executivos responsáveis precisam determinar quais são suas reais pretensões, de modo que a comissão organizadora entenda exatamente o que deve ser feito. Como todas as demais decisões serão tomadas com base nessa concepção, é essencial avaliar uma série de fatores, como a situação da empresa perante ao mercado, a imagem corporativa que se pretende consolidar e os resultados das pesquisas de clima organizacional.

Um ponto crucial a ser lembrado é que os eventos promovidos com a intenção de comemorar a superação de metas e os desempenhos extraordinários precisam estar sustentados por critérios consistentes e imparciais. Em outras palavras: é fundamental implementar uma gestão transparente, baseada na meritocracia. Para tanto, é importante contar com um plano de metas realista, um sistema de recompensas justo e igualdade de direitos e oportunidades. Assim é mais fácil fortalecer a credibilidade de toda a organização.

Estude o perfil dos funcionários

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É preciso, ainda, estudar o perfil dos funcionários para talvez enxergar outras possibilidades. Esse levantamento deve abranger questões como faixa etária, nível de escolaridade, especialização, média salarial, função, senioridade, além de hábitos de consumo e lazer. Desse modo, é possível estabelecer parâmetros que poderão contribuir inclusive para a elaboração dos próximos eventos.

Considere as expectativas da equipe

Também é importante considerar as perspectivas da equipe. Uma maneira simples e eficaz de coletar informações relevantes é usando um questionário, pedindo que os funcionários respondam a algumas perguntas pontuais em relação aos eventos e à própria gestão da empresa.

Lembre-se de que sugestões, reclamações e elogios são sempre muito bem-vindos, pois permitem que a comissão providencie ajustes e correções com a intenção de aumentar os índices de participação. Desse modo, é mais fácil perceber quais são os interesses do grupo e programar atividades voltadas a essas demandas especiais. Seminários, palestras e workshops sobre temas elencados pelos funcionários podem ser excelentes alternativas.

Evidencie as vantagens da participação

O engajamento está sempre atrelado ao fator compensação. O funcionário só se sente envolvido se os benefícios forem facilmente percebidos. Portanto, é importante evidenciar quais são as vantagens de fazer parte desses eventos. Você pode citar, por exemplo, o desenvolvimento profissional, o aprendizado contínuo, a capacitação, a integração entre setores, a ampliação da rede de contatos e a ativação do networking. Mostre que a empresa está preocupada com a evolução e a satisfação de seus profissionais e não somente em atingir metas!

Modele o evento em si

Também é importante explorar outras opções, como cursos técnicos, treinamentos comportamentais, dinâmicas, confraternizações e comemorações. Na verdade, há várias possibilidades para estruturar um evento corporativo. E a proposta escolhida tem grande influência sobre a motivação e o comprometimento dos funcionários.

Para definir o formato ideal, é primordial conhecer o histórico de eventos anteriores a fim de identificar aqueles que provocaram repercussões positivas nas equipes. Ainda é necessário considerar as preferências dos funcionários, bem como as novidades e as tendências do mercado. Todos esses dados devem servir para modelar adequadamente o evento, incluindo aspectos relacionados à formalidade, à interação, à inovação, à informação e ao conhecimento.

Capriche nas ações de divulgação

Outro ponto delicado é a divulgação do evento. Para motivar a participação, é fundamental que todos conheçam ao menos os principais detalhes da programação. Para tanto, todos os canais internos de comunicação devem ser bem explorados, desde informativos, newsletters e jornais até o mais tradicional mural de avisos. Criar uma página na intranet é mais uma maneira de divulgar já fortalecendo o relacionamento com os times, pois permite a troca de ideias e opiniões. Além disso, mídias e materiais gráficos devem gerar certa curiosidade, sem perder a sintonia com a proposta final.

Os gestores também devem incentivar a participação dos times esclarecendo dúvidas e apoiando o engajamento de todos. Logo, as reuniões gerenciais se tornam determinantes para esse processo de sensibilização. Pense bem: o líder consegue centralizar impressões que podem ajudar a comissão (ou pessoa) organizadora a melhorar a atratividade do evento.

Convide individualmente os funcionários

Além da divulgação geral, é essencial convidar os funcionários individualmente, de modo a fazer com que todos se sintam lembrados e prestigiados. Mais uma vez, cabe aos gestores essa tarefa, reforçando a importância da presença de todos não como uma obrigação, mas sim como uma oportunidade de aprender, trocar experiências e fortalecer as amizades.

Invista no poder do endomarketing

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Conceitualmente, endomarketing é aquele marketing voltado especificamente para os funcionários internos da empresa. A intenção é reforçar o senso de pertencimento e construir relações mais sólidas e produtivas. Com o endomarketing, é possível incentivar o comprometimento e a participação da equipe, o que reflete nas taxas de comparecimento nos eventos. Por isso, as práticas de gestão de pessoas devem ser aperfeiçoadas constantemente, incluindo revisões nas políticas de remuneração e benefícios, cargos, salários e planos de carreira.

Todas essas dicas servem para motivar funcionários a participarem dos eventos corporativos, mas também contribuem para a criação de um clima organizacional mais saudável, baseado na colaboração, no feedback, no reconhecimento e na troca de ideias. Então o que ainda está esperando para colocar tudo em prática?

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