As palestras corporativas são excelentes oportunidades para consolidar marcas no mercado. Por meio delas, é possível fazer com que sua empresa seja lembrada não exclusivamente pelo que vende, mas também pelo que representa para as pessoas. Esse não parece ser o cenário ideal?
Mas atenção: para que um evento desse porte seja bem-sucedido, trazendo resultados positivos, é preciso planejá-lo com cuidado. Não sabe nem por onde começar? Então, confira aqui 6 ótimas dicas!
1 – Entenda o objetivo do evento
Antes de sequer pensar em contratar um palestrante famoso, identifique o recado que a empresa quer passar ao realizar esse evento.
Tudo bem que o objetivo final provavelmente é atrair mais clientes, mas isso acontecerá exatamente de que forma? Será abordando um determinado conteúdo técnico, falando sobre conceitos mais genéricos, motivando o público?
Esse é o primeiro passo para definir a melhor estratégia para seu evento. Lembre-se: pessoas que participam de palestras corporativas esperam se sentir tocadas por alguma razão, seja qual for.
É justamente nesse momento de transição emocional que está sua grande oportunidade de se aproximar de cada participante. Fazendo a abordagem da maneira certa, os clientes se tornarão verdadeiros admiradores da marca, da imagem da empresa.
2 – Selecione palestrantes cativantes
Com o objetivo do evento na ponta da língua, já é possível traçar o perfil do palestrante a fim de encontrar aquele que melhor se encaixe à proposta. Os eventos de cunho comemorativo, por exemplo, pedem momentos mais leves.
Nesse caso, além do palestrante voltado para o entretenimento, que tal contratar um show de mágica ou uma performance teatral?
Já para eventos focados em assuntos técnicos ou em temas bem específicos, a melhor opção é chamar um consultor especializado no assunto.
No entanto, isso definitivamente não quer dizer que a palestra tenha que ser um momento entediante, ok? Para garantir leveza, evitando imprimir um clima de aula, opte por um profissional com bom humor e boas habilidades comunicativas.
Também é importante lembrar que o palestrante deve ser selecionado pelo conteúdo que pode agregar ao evento e jamais pelo preço que cobra. Pense com cuidado: você acha mesmo que vale a pena economizar na contratação desse profissional, se ele não trouxer o retorno esperado?
3 – Escolha o lugar apropriado
Seja em formato de um grande evento ou de uma organização mais intimista, uma palestra pede um espaço adequado para receber o público confortavelmente. Por isso, é preciso escolher com cuidado um local que valorize o evento e atenda a todas as suas necessidades, como:
- comportar o número total de convidados levando em conta que os participantes devem permanecer sentados durante o evento;
- ter banheiros suficientes para a quantidade de pessoas prevista;
- dispor de um espaço livre e arejado para o coffee break;
- contar com acesso para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida;
- ser de fácil localização na cidade, perto de estacionamentos e grandes vias;
- ser um ambiente agradável, bonito, organizado e que atenda aos protocolos de segurança.
4 – Crie ações diferenciadas de divulgação
Para ter vontade de participar do seu evento, o cliente precisa, antes de mais nada, saber da sua existência. Ele precisa ser atraído. Nesse aspecto, vale a pena investir em releases, anúncios, campanhas de e-mail marketing e posts em redes sociais, entre outras possibilidades.
Uma boa opção é criar um hotsite exclusivo para o evento, disponibilizando ali todas as informações necessárias para quem se interessar — programação completa, nome e perfil do palestrante, demais atrações, localização do evento e até como chegar lá.
Caso seja possível, invista também em sorteios ou na distribuição de brindes para quem participar da palestra corporativa. E não se esqueça de divulgar! Afinal, ter a oportunidade de ganhar algo sempre incentiva as pessoas a participarem.
No fim das contas, o segredo está em apostar em ideias atrativas e manter a cabeça aberta para as novidades que podem surgir. Não tenha medo de arriscar! Lembre-se: esse pode ser o grande momento para encantar os seus clientes.
5 – Foque no seu público-alvo
Acredite: é muito melhor para o negócio ter um auditório com menos pessoas, mas que estejam realmente interessadas, do que ter todas as cadeiras ocupadas por quem só quer passar o tempo. É preciso pensar sempre na qualidade e não na quantidade.
Por isso, todos os esforços de divulgação da sua palestra corporativa devem se voltar para o público-alvo.
Aproveite as ferramentas disponíveis, como mailing, redes sociais e personas, para trabalhar a comunicação direta com quem tem real interesse no evento. Uma estratégia de marketing de incentivo eficaz evita gastos desnecessários de tempo, dinheiro e até esforço, focando em atrair clientes reais.
6 – Conte com uma empresa especializada
Do primeiro contato com o palestrante até a conclusão do evento, a organização de toda essa logística pode se transformar em sobrecarga para sua equipe — especialmente se os profissionais ainda precisam exercer as tarefas rotineiras para garantir o pleno funcionamento da área. Alguma dúvida de que esse cenário não é nada ideal?
Além disso, para que as palestras corporativas cumpram os objetivos com a qualidade desejada, o recomendado é que sejam produzidas por profissionais especializados, preparados para lidar com qualquer tipo de situação. Então considere a contratação de uma empresa que tenha expertise na realização de eventos corporativos!
Quer saber mais sobre o setor de eventos corporativos? Continue no blog da Copastur!