O futebol é um esporte que tem relação com a história e a cultura do Brasil e, na maioria das vezes, está associado a lazer e diversão. Com tamanha popularidade, é natural que a Copa do Mundo da Rússia seja inspiradora de diversas formas e para variados temas, afinal trata-se de uma disputa mundial, de alto nível e sobre a qual se nutre grande expectativa.
Com os preparativos para uma competição dessa proporção acontecendo, cria-se um universo de assuntos dentro da esfera de ansiedade que antecede o evento. Para as empresas, é um grande momento para fomentar ações e incentivar iniciativas, principalmente no que diz respeito à motivação dos colaboradores.
Então, que tal pensar sempre nos grandes eventos como um plano de fundo para campanhas de incentivo? Descubra as vantagens dessa alternativa, acompanhe!
De que forma a Copa do Mundo da Rússia pode inspirar?
Para além das bonificações em dinheiro, existem formas mais atuais e comprovadamente eficazes de motivar os profissionais, inclusive isso tem se tornado uma iniciativa cada vez mais comum das organizações.
Estamos falando de ações que são sempre voltadas, de algum forma, à melhoria do bem-estar dos colaboradores. As viagens de incentivo como premiação e associadas a grandes eventos esportivos são uma excelente opção, sem dúvida.
É claro que uma alternativa dessas precisa de planejamento e antecipação, afinal o campeonato de futebol acontece em breve. No entanto, para qualquer outro evento de grande repercussão, essa estratégia de motivação pode ser posta em prática, desde que respeitando o tempo necessário que implica todo o processo de elaboração de uma campanha de incentivo.
Quais lições é possível tirar?
O fato é que grandes competições, como a Copa do Mundo, as Olimpíadas, ou mesmo as Olimpíadas de Inverno, acabam por inspirar condutas de superação e alcance de metas. Isso representa um estímulo extra para o trabalho em equipe, mostrando o quanto pode ser satisfatório conseguir um resultado palpável, fruto do esforço de um grupo.
É também uma grande oportunidade de aprender a importância de observar os erros para, depois, aprimorar a atuação e seguir em frente. Sem contar que o próprio clima da competição, reforçado ainda mais pelos meios de comunicação, dá chance aos gestores de trabalharem lições importantes sobre o alcance de resultados.
Vale a pena dizer que se trata, também, de um momento importante para a liderança dar exemplos e motivar posturas positivas nos profissionais, o que contribui para inspirá-los a vestir a camisa da empresa e reconhecer os benefícios de fazer parte desse time.
Por que incentivar os colaboradores?
A verdade é que, atualmente, há um entendimento melhor do valor positivo das experiências para o aprimoramento pessoal e profissional dos indivíduos de modo geral.
Além disso, sabemos que o capital humano é o elemento principal para o desempenho das organizações. E que a satisfação e a motivação estão na base do bom desempenho de cada profissional.
Nesse sentido, cabe às empresas criar meios de melhorar o ambiente de trabalho para conseguir excelência nos resultados. Afinal, mesmo com todo o apoio da tecnologia, apenas as pessoas podem entregar algo de valor à empresa.
Um ambiente ruim compromete não só a competitividade da organização, mas até mesmo sua sustentabilidade no mercado. Sem contar que o comprometimento é fruto de vontade própria, por isso aceitar o cumprimento de ordens não é garantia de que o profissional vai entregar o seu melhor.
No site do Ministério do Turismo, existem artigos que reforçam que as campanhas de incentivo cuja premiação são viagens vêm, há alguns anos, estimulando o setor de negócios e eventos no país. Isso é um indicativo de que tem aumentado a compreensão sobre a importância de apostar em formas de incentivo que proporcionem experiências positivas e marcantes aos colaboradores.
No caso da Copa do Mundo da Rússia, o clima em torno da competição favorece campanhas baseadas em diversão e recompensa, criando todo um clima diferenciado na empresa. Aliás, a vantagem de associar premiações a grandes eventos é que a ampla abrangência de divulgação do próprio evento atua para tornar a premiação algo realmente desejável para a maior parte das pessoas. A ideia é que o clima de curiosidade e êxtase influencie a postura e o empenho dos profissionais.
Vale lembrar que, no foco das ações de incentivo, está a promoção da motivação e do bem-estar dos funcionários. No entanto, é também importante utilizar campanhas assim como um instrumento de aprendizado e capacitação.
Por que campanhas de incentivo são importantes?
Alguns gestores já encaram as viagens de incentivo como a melhor maneira de valorizar um profissional. É fato que elas proporcionam momentos de prazer e tornam-se experiências marcantes, até porque a simples participação em eventos como uma Copa do Mundo é suficiente para gerar um impacto positivo. Mas o melhor é que tudo isso esteja sempre associado à imagem da empresa.
Não é segredo que a satisfação de uma equipe torna-se um diferencial competitivo. Por isso, saber como premiar os principais profissionais contribui para um clima organizacional favorável à produtividade e reforça a relação dos indivíduos com a organização.
A Copa do Mundo é um evento sobre o qual várias nações têm grandes expectativas. A transmissão é feita em larga escala, por isso é comum que qualquer pessoa já tenha, em algum momento, imaginado-se assistindo a algum jogo da competição. Então, premiar com viagens de incentivo para eventos tão cobiçados assim é também uma maneira de reforçar a marca da empresa, fazendo com que ela seja mais vista.
Apesar de as boas intenções da empresa em incentivar a equipe por meio da realização de eventos ou de premiar com as viagens de incentivo, é fundamental que os funcionários reconheçam os benefícios da iniciativa e entendam como algo de valor. Nesse sentido, vale alertar aqui sobre a importância de sondar a opinião — desejos, anseios, necessidades — dos funcionários antes de lançar uma campanha de incentivo. Afinal, é importante cativar os profissionais com a proposta, pois é assim que são gerados interesse e comprometimento.
Por que eventos esportivos são bons incentivos?
O futebol é um caso à parte no Brasil, afinal é um esporte consagrado e um elemento cultural da identidade do povo. É de se esperar que um evento como a Copa do Mundo, o expoente máximo da competição desse esporte, movimente com mais entusiasmo o interesse das pessoas. As empresas só precisam de planejamento e criatividade para usar o entusiasmo contagiante a favor dos negócios.
A publicação Retratos, a revista do IBGE, de agosto de 2017, traz uma matéria de capa que reforça o quanto o interesse pelo futebol ainda predomina no país. Portanto, por mais que se vivam altos e baixos no apreço dos indivíduos pela representação nacional do esporte, o envolvimento com a modalidade permanece.
Outro aspecto importante é que os eventos esportivos inspiram mudanças de hábitos que alinham com um estilo de vida mais ativo e saudável. Essa atmosfera vai ao encontro do bem-estar desejável no ambiente organizacional.
É por isso que cada vez mais empresas optam por incentivar posturas nesse sentido. É possível oferecer descontos para a prática de atividade esportiva em grupo, criar uma rotina semanal de ginástica laboral, oferecer orientação sobre hábitos alimentares mais saudáveis, entre outras iniciativas.
Toda forma de incentivo é válida para a proposta de criar uma ambiente de trabalho motivador e satisfatório. A ideia é utilizar a expectativa sobre a Copa do Mundo da Rússia como pretexto para implementar mudanças e elaborar campanhas de incentivo condizentes com o momento.
Conseguiu perceber como a Copa do Mundo da Rússia pode inspirar diferentes ações e impactar os índices de satisfação, motivação e desempenho dos colaboradores da sua empresa? Então, entre em contato conosco e veja o que mais podemos fazer pelo seu negócio!