Não é novidade para ninguém que os millennials estão tomando conta do mercado de trabalho. Essa crescente presença jovem nas organizações acarreta diversas mudanças. As alterações acontecem em diversos âmbitos, desde as relações interpessoais até em processos internos da empresa — como uma nova política de viagens para millennials, por exemplo.
Mas por que eles merecem a sua atenção? Pois os objetivos e anseios dessa tão polêmica geração são diferentes quando comparadas às antecessoras. De acordo com uma pesquisa feita pela empresa de recrutamento Hays, flexibilidade, benefícios e metas profissionais são tão importantes para os millennials quanto o salário oferecido pelas organizações.
Quem são os millennials?
Mas afinal, quem é considerado millennial? São aqueles nascidos entre a década de 1980 e os anos 2000. Conhecidos também por geração Y, ele dificilmente se lembram de como era a vida sem soluções tecnológicas. Por conta das mídias sociais e do acesso fácil à internet, a geração quer estar em contato com informação onde quer que estejam. Outra característica marcante é a necessidade de solucionar dúvidas com apenas um clique.
Os millennials no mercado de trabalho
Para alguns membros de gerações anteriores, como os baby boomers, os millennials são chatos. Isso porque eles não aceitam qualquer tipo de trabalho, por exemplo — afinal, valorizam a vivência e buscam organizações que permitam que eles causem algum tipo de impacto positivo na sociedade. Em detrimento disso, tornam-se mais engajados.
Uma pesquisa realizada pela Trendsity, divulgada pela revista Época, afirma que os jovens dessa geração considera sucesso quando é possível ter equilíbrio entre carreira e vida pessoal. Além disso, acabam se tornando dependentes financeiramente da família por mais tempo do que as gerações anteriores foram.
Também priorizam mais experiência do que ter bens. Isso faz com que eles não tenham tanto anseio de adquirir um carro ou a casa própria e querem aproveitar todas as oportunidades para gerar novas vivências — como conhecer novos lugares e viajar, mesmo que seja a trabalho.
É notável que os millennials têm características que impactam bastante no ambiente de trabalho. Logo, é preciso compreender e agir de acordo com os comportamentos dessa geração. Para ajudar você, mostraremos como é possível adequar a sua política de viagens para os millennials. Confira!
Quais adequações devo fazer na minha política de viagens para millennials?
É importante sempre criar iniciativas pensando no bem estar dos funcionários da sua empresa. Fazer mudanças na sua política de viagens para millennials é uma maneira de realizar isto.
A seguir, veja o que você pode fazer para se adequar!
Utilize iniciativas de compartilhamento
É possível dizer que os millennials são a geração do compartilhamento, seja ele de bens ou de experiências. Por isso, iniciativas como Uber e Airbnb podem e devem ser utilizadas. Além da facilidade e de agradar aos jovens profissionais, adotar esses serviços em sua política de viagens pode trazer economia à empresa.
Flexibilize ao máximo
Uma boa prática é permitir que a viagem corporativa seja a cara do millennial. Isso significa entendê-lo como consumidor e customizar tal experiência. Dê algumas opções de horário de voo e estadia para que ele possa escolher e não simplesmente encaminhe o plano de viagem pronto, somente com orientações de como o profissional deve proceder.
Cadastre-o em programas de fidelização de clientes das empresas parceiras, como os de milhagens, para que o millennial possa aproveitar de algumas vantagens e ter uma experiência ainda melhor em sua viagem corporativa.
Alie trabalho e lazer
É muito comum entre os viajantes o termo bleisure — que nada mais é que a união de viagem de trabalho com lazer. Para isso, é preciso que a empresa proporcione alguns dias a mais para que o funcionário faça turismo.
Se não for possível que o millennial prolongue a sua estadia, adeque a agenda para que ele possa desfrutar de algumas horas de lazer durante a viagem. Ainda como boa prática, outra dica é disponibilizar uma verba específica para os momentos de entretenimento.
Possibilite interações por meio de aplicativo
A geração de millennials está sempre conectada — por isso, utilize da tecnologia para se ajudá-los sempre que for preciso. Comunique-se com o viajante por meio de aplicativos de mensagem ou invista em uma plataforma em que ele possa encontrar todas as informações necessárias por meio de apenas um clique.
Pense como você pode otimizar o contato com os seus viajantes e ajudá-los a solucionar possíveis problemas. Afinal, isso é o que a geração de millennials espera para evitar e resolver problemas.
Proporcione independência
Muitas vezes, ter aplicativos ou sugerir soluções prévias em caso de problemas transmitirá a sensação de independência ao viajante — que é outro ponto muito importante para os integrantes da geração de millennials.
Outra dica é, se possível, você pedir para que ele mesmo faça as buscas em relação aos serviços que serão necessários durante a sua viagem. Venda a ideia de que é como se ele estivesse fazendo um roteiro de uma viagem particular e não corporativa. Assim, além da independência você também despertará o senso de pertencimento.
Cuide da experiência de viagem corporativa dos millennials
Entre as características marcantes dos millennials está a estabilidade. Por isso, redobre a atenção com itens que garantem a segurança dos viajantes. Por exemplo, a compra de seguro saúde pode fazer com que os funcionários, principalmente jovens, percebam que a empresa se importa com a sua segurança e experiência de viagem.
Montar uma política de viagens para millennials não é somente pensar em um grupo específico de pessoas da sua empresa, pois em breve esses novos profissionais serão a maioria. Quando isso acontecer, você estará preparado e poderá mostrar todas essas especialidades como forma de atração para novos talentos e retenção dos que já trabalham na sua empresa.
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