Taxa de no show: o que é e como evitar esse gasto em viagens corporativas7 min restantes

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A taxa de no show pode causar um impacto financeiro expressivo às empresas, especialmente àquelas com um alto volume de viagens corporativas. No entanto, é possível evitar esse tipo de cobrança adicional no orçamento.

Despesas não planejadas como essa taxa reduzem a previsibilidade de custos e afetam a eficiência dos investimentos, inviabilizando o direcionamento de recursos para outras prioridades do negócio. O no-show também influencia negativamente a relação da empresa com fornecedores, já que cancelamentos de última hora ou ausências não comunicadas geram prejuízos para companhias aéreas e hotéis.

Portanto, para lidar com o que não pode ser previsto e reduzir prejuízos, é preciso se planejar. Se, por alguma eventualidade, as pessoas colaboradoras selecionadas para a viagem a trabalho perderem o voo, sua empresa deve estar munida de práticas para gerenciar o no-show. Quer dicas para se preparar para essa situação? Continue lendo!

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O que é a taxa de no show?

A taxa de no show pode ser entendida como o valor adicional que as companhias aéreas e hotéis cobram para reembolsar ou alterar uma reserva de passagem/hospedagem após a data original. Ou seja, é cobrada quando um funcionário, por exemplo, deixa de embarcar ou perde o voo sem avisar com antecedência.

O no-show acaba acarretando na necessidade de comprar novos bilhetes aéreos ou fazer novas reservas em hotéis com um preço superior – e sem o reembolso referente ao cancelamento do trecho (no caso das companhias aéreas). Essa taxa existe para compensar o fato de que, quando o viajante não aparece nem informa a sua ausência, a empresa prestadora do serviço perde a oportunidade de vender o assento ou quarto para outra pessoa.

Normalmente, a taxa de no show varia de acordo com a companhia aérea. A porcentagem é calculada em cima do valor da passagem ou hospedagem.

Como funciona a taxa de no show?

A cobrança da taxa de no show varia conforme a política de cada companhia aérea. A Gol, por exemplo, cobra R$ 470 ou 100% do valor da tarifa para no-show em voos domésticos. O valor exato depende do tipo de passagem e das regras específicas da empresa.

A legislação brasileira permite que as companhias aéreas cobrem essa taxa, desde que não ultrapasse o valor pago pela passagem original. Se a cobrança for mais alta, pode ser considerada uma prática abusiva, e o passageiro pode ter direito à indenização.

Leia também o post sobre Selfbooking

A importância de prestar atenção aos contratos

No momento da compra das passagens corporativas, o passageiro e a companhia aérea firmam um contrato. Nele, estão as regras e tarifas para eventuais alterações. Por isso, é tão importante redobrar a atenção na leitura do documento. Geralmente, passagens adquiridas na promoção têm multas e taxas de remarcação maiores.

Um problema comum no planejamento de viagens corporativas é que muitos gestores não entendem as regras tarifárias ou o contrato da companhia aérea. Imprevistos podem acontecer e, sem o conhecimento das normas referentes ao no-show, o viajante de negócios e a empresa saem prejudicados.

Bilhetes não reembolsáveis, por exemplo, podem ser adquiridos por desconhecimento ou falta de atenção ao contrato, o que causa prejuízos se ocorrerem eventualidades. Segundo o artigo 740 do Código Civil, em caso de solicitação de cancelamento, o consumidor tem direito ao reembolso, e a multa não pode exceder 5% do valor do bilhete. Mas, quando o passageiro deixa de embarcar e não avisa previamente, perde o direito ao reembolso.

Confira também o post sobre Bilhetes não voados

Como evitar o no show em viagens corporativas?

Se houver algum imprevisto e a pessoa colaboradora perder o voo ou hospedagem, ainda é possível agir para tentar evitar a taxa de no show. Descubra como e siga as nossas dicas!

Remarque o voo ou a hospedagem

Caso o passageiro saiba com antecedência que não vai conseguir comparecer ao embarque ou check-in, tente remarcar o voo ou hospedagem a tempo ou cancele a passagem para solicitar o reembolso.

Comunique os imprevistos à gestão

Quando ocorre a perda de um voo de uma viagem a trabalho, é comum que o funcionário fique nervoso com os imprevistos e não se lembre de avisar aos executivos que estão aguardando no destino. É muito importante respirar fundo, recuperar a calma e se pronunciar, de maneira clara, sobre o ocorrido.

As melhores agências de viagens corporativas, como a Copastur, oferecem alternativas de transporte (como um veículo alugado ou um ônibus leito) para reduzir os danos do atraso, além de se comunicarem rapidamente com os responsáveis pela viagem. É justamente para esse tipo de situação que temos o 24ours, nosso atendimento humanizado, disponível 24 horas e 7 dias por semana.

Recomendamos também o post sobre Viagem de última hora

Atente-se às perdas de conexões

Em voos de conexão, se você perder o primeiro embarque, as outras passagens são canceladas. Nesses casos, você pode precisar pagar multas e não ter o valor reembolsado. Essa regra também vale para os casos em que o passageiro pula a conexão intermediária.

Conte com uma agência especializada

Uma agência especializada em viagens corporativas, ou TMC – travel management company, possui expertise e as melhores ferramentas para comparar preços, avaliar a flexibilidade oferecida em cada tipo de tarifa e apresentar, com transparência, como funcionam as políticas tarifárias.

Caso haja algum imprevisto que impossibilite o embarque no voo ou o check-in no hotel, é possível avisar imediatamente o agente de viagens corporativas. Com mais de 50 anos de experiência e uma boa relação com fornecedores, a Copastur toma as medidas possíveis e cabíveis para evitar maiores prejuízos.

Utilize Online Booking Tools (OBTs)

As ferramentas Online Booking Tools ou OBTs de turismo ajudam bastante na gestão de viagens corporativas. Por isso, são adotadas pelas melhores agências do mercado, como a Copastur. Além disso, somos multi OBT, ou seja, integramos diferentes plataformas de reserva de viagens corporativas em um único sistema de gestão.

As OBTs disponibilizam canais de distribuição com opções de voos, conexão com hotéis e recursos para fazer reservas. Além de facilitarem o processo de reserva, também ajudam a reduzir o risco de no-show nas viagens corporativas. Com o suporte de uma agência especializada, como a Copastur, a OBT pode ser configurada de forma que as reservas sigam as políticas internas e contem com monitoramento de aprovação e cancelamento. Isso permite que reservas não aprovadas sejam canceladas no prazo correto, evitando taxas de no show e reduzindo as despesas de viagens corporativas.

Entretanto, caso se torne uma rotina, o no-show em viagens corporativas pode trazer grandes prejuízos para a empresa, além de uma desorganização interna. Por isso, é essencial contar com o apoio de uma agência especializada! Além de conhecer profundamente as políticas tarifárias, esclarecendo sobre as sanções cabíveis, ajudamos a elaborar as melhores soluções para evitar maiores transtornos e gastos desnecessários.

Como a Copastur pode ajudar na gestão de viagens da sua empresa?

Na Copastur, oferecemos soluções 360° para simplificar e otimizar a gestão de viagens corporativas. Um exemplo é o nosso superapp C+, que unifica e integra o controle de despesas e de reembolsos, o histórico de viagens e a gestão de frotas e mobilidade, além de facilitar o planejamento e o monitoramento de todas as etapas da viagem de negócios e muito mais. Já o 24ours garante que a sua empresa e funcionários tenham atendimento e assistência 24×7 em qualquer lugar do mundo.

Conheça agora a consultoria em viagens corporativas da Copastur – e comece a economizar tempo e dinheiro na gestão de viagens da sua empresa!

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