Os maiores exportadores de petróleo do mundo ganham sempre bastante destaque na mídia, por esse ser um recurso não renovável de extrema importância econômica. Porém, ao contrário do que é possível supor, muitos dos países que possuem grandes reservas não são os que mais vendem a matéria-prima.
Utilizado principalmente nos transportes, o petróleo é um bem estratégico e, por isso, é um tema que gera tantos embates. Quer entender melhor como esse recurso está distribuído em todo o mundo? Saiba mais neste artigo!
Quais são os maiores exportadores de petróleo?
De acordo com a CIA, a agência de inteligência dos Estados Unidos, a Venezuela é o país que mais possui petróleo, com 300,9 bilhões de barris. Apesar disso, há anos, o local passa por uma grave crise econômica.
Nesse caso, existem vários fatores que explicam por que a riqueza venezuelana não é tão aproveitada. O primeiro está relacionado com a geografia, pois a maior parte do petróleo que tem lá é do tipo pesado. Ou seja, a alta densidade do recurso torna a extração cara e difícil de ser feita.
Além do mais, os Estados Unidos impuseram uma série de sanções econômicas para a Venezuela. Por esses motivos, mesmo tendo uma reserva tão expressiva, o país não encabeça o ranking dos maiores exportadores de petróleo do mundo. Atualmente, a lista é composta por: Arábia Saudita, Estados Unidos, Rússia e Irã.
Como o Brasil se equipara aos outros exportadores?
O Brasil é conhecido mundialmente por abrigar uma série de riquezas naturais, sendo uma delas o petróleo. Atualmente, o país detém a 15º reserva do recurso, de acordo com dados da CIA.
Em 2018, o Brasil exportou mais de 400 milhões de barris de petróleo, no mesmo ano em que importou 68 milhões para consumo interno, segundo a Agência Nacional de Petróleo (ANP). Na teoria, o país poderia ser autossuficiente, já que a produção é maior do que o consumo.
No entanto, o petróleo importado é diferente do que é produzido aqui. O parque de refino brasileiro não consegue refinar grande parte dos recursos. Por isso, o Brasil importa combustível e outros derivados, e exporta óleo.
Desse modo, por uma falta de tecnologia e investimentos na área de refinaria, o país focou mais na exportação.
Entretanto, isso não significa que em algum momento as estratégias não sejam mudadas, e o aumento das refinarias não possam diminuir a quantidade de petróleo importado.
Quer entender melhor o segmento offshore e os maiores exportadores de petróleo do mundo? Então, acesse os outros conteúdos da Copastur!