A Campanha do Setembro Amarelo tem um papel importante, pois ao longo desse período, onde é muito falado e comentado o assunto, muitas pessoas se sentem mais abertas a falarem sobre o que estão sentindo com seus amigos e familiares ou enxergam a necessidade de procurar uma ajuda profissional.
Segundo o CVV ( Centro de Valorização a Vida) são registrados por ano, mais de 12 mil casos de suicídio no Brasil. A a OMS considera hoje a depressão, o mal do século. Atualmente, segunda a organização, 300 milhões de pessoas, sofrem com a doença no mundo. Não é a toa, que o mês de Setembro é dedicado a conscientização e prevenção do suicídio.
Falar de saúde mental é mais urgente que nunca! Por isso neste episódio do Saída de Emergência vamos conversar sobre esse tema de forma sensível, com a participação de um profissional, que irá abordar alguns aspectos e sinais da depressão e a importância da ajuda profissional.
Nossos Convidados
Dr. André Iorio
[gdlr_core_icon icon=”fa fa-linkedin-square” size=”25px” color=”” margin-left=”” margin-right=”” ]
Médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com especialização em Psiquiatria pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Tem mestrado em Medicina pelo departamento de Psiquiatria da Universidade de São Paulo (USP) e doutorado em Psicologia Clínica pelo departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Tem também especialização em Acupuntura Médica pela Associação Médico Brasileira de Acupuntura (AMBA), certificada pela Associação Médica Brasileira (AMB). Atua nas áreas de Psiquiatria e Psicoterapia.
Christinne Scherer
[gdlr_core_icon icon=”fa fa-linkedin-square” size=”25px” color=”” margin-left=”” margin-right=”” ]
Parafraseando Clarice Lispector, “Eu tenho medos bobos e coragens absurdas”, e falar de mim é um desses medos… eu sou a Chris, gaúcha, que cresceu no interior do Rio Grande Sul, aos 20 anos se mudou para Porto Alegre e há quase 15 para o Rio de Janeiro, cidade que me conquistou de corpo, alma e coração! Filha do Tilo e da Marian, irmã mais nova do Ricardo e do Carlos, mais velha da Giu e da Fofa e a tia mais babona e coração mole que o Lorenzo e o Vicente poderiam ter. Uma pessoa sem religião, mas com uma infinidade de crenças e fé, que adora ajudar os outros e que está numa eterna busca de como ser um ser humano melhor e mais humano!
Fernando Souza
[gdlr_core_icon icon=”fa fa-linkedin-square” size=”25px” color=”” margin-left=”” margin-right=”” ]
Fernando Souza, tem 37 anos e trabalha na Copastur desde Março de 2015. Nesse tempo atua no atendimento ao cliente, em postos de clientes e também na supervisão de atendimento; Atualmente trabalha no Smart Saving, verificando possibilidades de economia ao cliente ou um custo benefício melhor como isenções e up grades.
Ouça “#15 – Setembro Amarelo” no Spreaker.
Ou se preferir, assista ao nosso podcast em vídeo!