Ouça “#25 – Autismo – Desafios do diagnóstico tardio – Com Dayane Okipney (Ane Etérea) e Selma Sueli Silva” no Spreaker.
Nesse episódio do podcast Saída de Emergência, em celebração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, vamos ter uma conversa, com duas mulheres que tiveram seus diagnósticos de autismo tardios. Elas irão bater um papo, compartilhando como foi o processo delas até conseguirem o diagnóstico e quais foram os desafios que viveram em sociedade.
O transtorno do espectro autista (TEA) é uma síndrome que segundo a OMS atinge uma a cada sessenta e oito crianças. Essa condição acarreta em dificuldade de comunicação e relacionamento social, além de dificultar a capacidade de aprendizado. Os primeiros sinais do autismo começam ainda na primeira infância, mas muitas vezes são confundidos com outros diagnósticos, e como existem diversos graus do espectro e cada caso é muito individual, muitas vezes, não é possível se fazer o diagnóstico ainda criança, o que acarreta a cada dia mais, diagnósticos tardios em pessoas já adultas.
Convidadas
Dayane Okipney (Ane Etérea)
[gdlr_core_icon icon=”fa fa-linkedin-square” size=”25px” color=”” margin-left=”” margin-right=”” ]
Artista visual, professora da prefeitura de São Paulo, arteterapeuta, especialista em educação inclusiva e estudante de psicologia. Aos 31 anos teve o laudo de Síndrome de Asperger, o autismo nível 1 de suporte. Desde então, vem abordando essa nova forma de reconhece a si mesma em seu canal Ane Etérea no YouTube e em seu perfil @aneeterea no Instagram.
Selma Sueli Silva
[gdlr_core_icon icon=”fa fa-linkedin-square” size=”25px” color=”” margin-left=”” margin-right=”” ]
Jornalista, radialista, youtuber, escritora, relações públicas e pós-graduada em Comunicação e Gestão Empresarial. Foi diagnosticada com TEA (Transtorno do Espectro Autista) em 2016. Mantém o site “O Mundo Autista” no Portal UAI. É autora de três livros. Diretora do documentário “AutWork – Autistas no Mercado de Trabalho”.
Se preferir, confira o podcast em vídeo:
Siga @saida.pod no instagram e confira as novidades.