As viagens de incentivo são planejadas justamente para serem experiências únicas. Na Copastur utilizamos como assinatura o Design de experiências, porque nossa ideia é premiar, promover e engajar o relacionamento dos colaboradores com seus clientes, utilizando as viagens de incentivo como uma ferramenta que está sendo cada vez mais valorizada pelas empresas devido aos resultados que podem ser alcançados através dessas ações.
Muitas empresas adotam esse tipo de viagem como premiação de uma campanha, seja para uma equipe interna, cadeia de distribuidores ou público final. Quando falamos em mercado, temos que pensar que as viagens de incentivo possuem um valor intangível e se pensarmos no investimento que as empresas fazem, será possível perceber que o retorno é a longo prazo. Isso porque a empresa se torna promotora, ou seja, será mencionada para o ciclo de amigos, familiar ou profissional do colaborador.
Rafael Leonildo, gerente comercial de novos negócios e relacionamento em eventos e incentivo, acredita que as viagens de incentivo podem impactar a vida dos colaboradores não somente em âmbito profissional, isso porque o nível de detalhamento durante esse processo é muito alto.
A ativação pode começar antes da viagem, com o colaborador recebendo pistas sobre o destino ou até mesmo na utilizando os 5 sentidos, olhando uma foto do local, ouvindo uma música tradicional, pegando algo que remeta a viagem, sentindo o aroma ou degustando algo nativo do país, tudo isso para ampliar ainda mais a experiência.
“Nossos designers de experiências conseguem impactar de fato a vida das pessoas. O colaborador sempre lembrará o que a empresa promoveu para ele através de uma experiência exclusiva.”
— Rafael Leonildo – Gerente Comercial de Novos Negócios e Relacionamento em Eventos e Incentivo
Premiações em dinheiro tem vida útil, as memórias de uma viagem eternas.
Premiações como carros ou até mesmo valores em dinheiro são esquecidos ao longo do tempo. As viagens de incentivo representam um diferencial estratégico para as organizações, com a possibilidade de promoção da marca do início ao fim da viagem.
Partimos do princípio de realizar sonhos e trazer diversas sensações para despertar interesse e curiosidade no processo de incentivo. Por isso, o time de design de experiências precisa estar atento a todos os detalhes.
Copastur Incentivo: Experiências reais para pessoas reais
Uma de nossas maiores preocupações é agregar valor ao roteiro. Quando recebemos um briefing de nossos clientes, é necessário se colocar no lugar do passageiro final, pesquisar quem é o público, como ele se forma, etc. Assim, é possível entender quais experiências vão transformar mais aquele momento. As viagens de incentivo permitem que o convidado seja encantado o tempo todo. E no final, o valor efetivo é muito maior do que o custo da viagem em si para a empresa solicitante.
Gabriel Bollico – Chief Digital Officer no Proxys Group, é um passageiro que recentemente participou de uma viagem a convite de uma empresa de tecnologia. Durante a experiência, Gabriel registrou e publicou o conteúdo em seu canal do Youtube “O Bom Fornecedor”, contando como foi a sua experiência durante a viagem para El Calafate, na Argentina.
Confira o vídeo:
“Desde o momento que o convite chegou para mim e eu aceitei, uma sequência de coisas legais aconteceu. Desde escolher o cardápio a distância até a recepção no ponto de encontro em São Paulo. Foi a escolha certa eu ter viajado. A parceria com o fornecedor tornou-se mais fácil e consegui realizar networks com empresários que estavam lá. A viagem já está trazendo frutos”
— Gabriel Bollico – Chief Digital Officer no Proxys Group
Missão Técnica
As viagens de incentivo ajudam as empresas a adotarem boas práticas, vivenciar mercados e motivar o mercado interno para serem inovadores empreendendo novas iniciativas. Além disso, a oportunidade de Network é ímpar. Afinal, as culturas locais possuem uma estratégia de mercado diferente, o que permite que os viajantes comecem a enxergar possibilidades de transformar os negócios em suas respectivas localizações.
Humanização
A humanização é de extrema importância para abordar todos os assuntos de maneira mais próxima, além de contribuir para a melhoria do ambiente de trabalho, a produtividade e conquistar a lealdade dos clientes.
Pensando nestes detalhes e seguindo o conceito de impactar a vida das pessoas de maneira positiva, a Copastur promoveu uma ação entre seus clientes para apresentar a Laura, persona de Incentivo, que ama viver intensamente, acumular experiências inesquecíveis e realizar seus sonhos!
Para isso, foram produzidos cartões postais de alguns países como: Estados Unidos, África, Tailândia e Turquia com relatos de uma viagem de incentivo, para que em um futuro próximo, o viajante possa reviver todas as experiências adquiridas no processo, e através de um QR Code, as pessoas puderam assistir o vídeo da Laura. O kit também foi composto por macarons e uma vela aromática.
“A Laura irá mostrar para nossos parceiros, clientes e mercado a percepção e os sentimentos dos participantes de uma viagem de incentivo, além de trazer um pouco sobre os aprendizados que somente participar de experiências únicas e exclusivas proporcionam. Ela vai ajudar a entender a gratidão, reflexão e desejo de participar ainda mais de todas as campanhas e possibilidades de viagem.”
— Patrick Damasceno – Coordenador de Incentivo e Eventos Internacionais na Copastur
Conheça a Laura: