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O New Distribution Capability (NDC) é um conjunto de novos padrões de comunicação técnica para distribuição de tarifas e serviços de companhias aéreas. Esse conjunto foi lançado pela International Air Transport Association (IATA) e, embora tenha ganhado mais espaço recentemente, o NDC não é uma novidade. Vale lembrar que o primeiro bilhete com o padrão NDC das Américas foi uma passagem da American Airlines, emitido pela Copastur, com o sistema Reserve, no dia 5 de dezembro de 2015.
Ampliar e evoluir tecnologicamente a forma de se comunicar são benefícios que não podem ser questionados. Por isso, acredita-se que o NDC deve ser bem-visto se trouxer uma experiência positiva e agregadora para os clientes. Porém, as dúvidas e incertezas são geradas pela falta de um período de transição e até mesmo preparação das agências e companhias aéreas.
Mas afinal, qual será o impacto do NDC?
A Nova Capacidade de Distribuição dará às companhias aéreas maior flexibilidade para diferenciar e vender seus produtos, tendo controle total sobre o conteúdo e o processo de distribuição, por meio de intermediários externos (como sistemas de distribuição global, agregadores e empresas de gestão de viagens) ou diretamente aos consumidores, aprimorando a capacidade de comunicação entre companhias aéreas, agentes de viagens e qualquer terceiro.
“Nós temos um papel importante de facilitar o acesso às melhores tarifas que incluam os benefícios necessários para cada viajante e o NDC nos ajuda com o acesso ao conteúdo. No momento, nossa grande preocupação é fazer a migração para o novo modelo com todas as companhias aéreas, para que nossos times e clientes sejam os menos afetados”, afirma Edmar Mendoza Bull, Diretor Executivo da Copastur.
Embora muitas companhias aéreas já operem sob o padrão IATA, o desenvolvimento e a implementação variam, e em alguns casos, essas empresas impõe sobretaxas de Global Distribution Dystem (GDS), sistema hoje ainda muito utilizado, tornando-o uma opção de distribuição mais cara do que seus próprios novos canais, diretos e indiretos.
Posicionamento da Copastur
O compromisso da Copastur é assegurar as melhores condições e atendimento aos seus clientes. Por isso, vamos aderir ao NDC visando uma evolução do turismo, estando sempre focados em todos os detalhes para que essa mudança não gere prejuízo ao consumidor. Acreditamos que quando o NDC estiver em pleno funcionamento, com o mercado preparado e consolidado, seja algo benéfico para todas as pessoas do mercado.
“Nosso papel será o de apoiar os OBTs (Online Booking Tools) quando tudo estiver desenvolvido, além de nos alinharmos com as companhias aéreas com os acessos e no que for necessário”, afirma Kleber Fernandes, Head Operacional na Copastur São Paulo.
Reforçamos que estamos à disposição para instruirmos nossos clientes, parceiros e fornecedores quanto às mudanças desse cenário, além de apoiá-los em suas necessidades específicas.