Um amplo debate sobre as atuais e futuras demandas do mercado de viagens corporativas na América Latina e os potenciais do uso da Inteligência Artificial como aliado do setor e dos viajantes corporativos foram dois temas que se sobressaíram no recente Fórum GBTA Argentina – LATAM 2024, um dos eventos mais relevantes do setor de turismo global. Realizado com o apoio de patrocinadores como a Copastur, o evento realizado no dia 27 de agosto, no Hotel Madero em Buenos Aires, debateu ainda tendências e perspectivas para o setor.
Lylian Poloni, Gerente Comercial LATAM da Copastur e Juliana Giudici, Gerente Comercial Copastur Argentina, representaram a companhia e fortaleceram as conexões com líderes e especialistas da indústria. Lylian destacou que os painéis e debates ressaltaram a importância de uma comunicação eficaz com os passageiros, o uso de pop-ups na ferramenta Online Booking Tool (OBT) e a criação de uma “Wikipedia de Travel” dentro do Travel Hub, centralizando informações úteis para os viajantes corporativos.
Principais temas discutidos no Fórum GBTA Argentina 2024
Durante o Fórum GBTA Argentina, foi discutida a necessidade de profissionalizar ainda mais os travel managers. Os líderes no GBTA enfatizaram que as Travel Management Companies (TMCs) devem ir além do básico, oferecendo inteligência de dados, análises detalhadas e estratégias bem elaboradas para otimizar a gestão de viagens corporativas.
Outro tema importante foi a complexidade da gestão global de viagens, especialmente devido às diferentes regras fiscais e impostos em vigor em vários países. Essa diversidade traz desafios, mas também oferece oportunidades para aprimorar a abordagem na gestão de viagens.
Destaques da participação da Copastur
Durante o evento na capital Argentina, foi discutida a necessidade de profissionalizar ainda mais os travel managers. Os líderes no GBTA enfatizaram que as Travel Management Companies (TMCs) devem ir além do básico, oferecendo inteligência de dados, análises detalhadas e estratégias bem elaboradas para otimizar a gestão de viagens corporativas.
Outro tema importante foi a complexidade da gestão global de viagens, especialmente devido às diferentes regras fiscais e impostos em vigor em vários países. Essa diversidade traz desafios, mas também oferece oportunidades para aprimorar a abordagem na gestão de viagens.
Estratégias para aprimorar a gestão de viagens globais:
Atualizar a política de viagens anualmente: de acordo com os especialistas, é importante revisar e ajustar as políticas de viagens a cada ano ajuda a mantê-las em sintonia com as mudanças do mercado.
- Fortalecer as relações com fornecedores: deve-se estabelecer uma colaboração mais próxima com fornecedores para conquistar novas tendências e oportunidades.
- Definir rate-caps para rotas principais: é preciso implementar rate-caps – taxa de capitalização – nas principais rotas domésticas e internacionais otimiza o planejamento e o controle de custos.
- Garantir a conformidade com políticas: manter a adesão rigorosa às políticas de viagens é essencial para a eficiência do negócio.
- Usar o OBT como a ferramenta principal: um dos focos principais é centralizar as solicitações de viagens no OBT para garantir a consistência e controle.
A participação da Copastur no GBTA LATAM 2024 reafirma seu compromisso em liderar o futuro das viagens corporativas, adotando práticas inovadoras e alinhadas às necessidades do mercado global. Com 51 anos de história, a Copastur não busca apenas ser a melhor empresa de viagens, mas sim a melhor empresa que cuida de pessoas que viajam. O reconhecimento pela Humanizadas reforça seu compromisso com a excelência, sustentabilidade e responsabilidade social.