Hoje, 26 de setembro, é o Dia Nacional do Surdo, também conhecido apenas como Dia do Surdo. E estamos no Setembro Azul, mês de conscientização da cultura surda e da comunidade surda! Você sabia que nem toda pessoa surda é fluente em português? E que nem toda pessoa surda fala Libras? Que o termo “surdo-mudo” é errado? E que Libras não é universal?
Nesta data tão importante, preparamos um vídeo especial em parceria com a SignumWeb. De forma acessível, tanto para surdos oralizados e surdos usuários de Libras quanto para ouvintes em geral, falamos sobre diversos mitos sobre a surdez que ainda são propagados por aí.
Neste Dia Nacional do Surdo, vamos desconstruir essas crenças equivocadas sobre a surdez e aprender juntos(as)? Um colaborador da Copastur também dá um recado importante durante o vídeo sobre a sua comunidade surda oralizada. Ah, e a nossa empresa ganhou um sinal em Libras, que também mostramos no vídeo. Confira!
Desmistificando a surdez no Dia Nacional do Surdo e Setembro Azul
#pracegover: Sulivan Wainer, intérprete de Libras da SignumWeb, um homem de cabelos curtos levemente grisalhos e camiseta preta, aparece interpretando a narração em frente a um fundo azul-claro com o logo da Copastur e do Comitê de Diversidade e Inclusão. Ele chama Thiago Soares, que surge em tela cheia, enquanto o intérprete é reposicionado em uma janela de Libras. Thiago é um homem de cabelos curtos, castanhos e com cavanhaque, usando aparelhos auditivos e a camiseta azul-escura da convenção Colab 2024. Depois, algumas pessoas colaboradoras da Copastur aparecem em uma sala, alguns sentados e outros em pé, com a camiseta da Colab, sinalizando "Feliz Dia do Surdo" em Libras. O vídeo encerra com o sinal da Copastur, que é um avião entrando na letra C, mostrado pelo intérprete e depois repetido pelo grupo. O texto "Parceria: SignumWeb" aparece na tela, seguido dos logos da SignumWeb e do Comitê.
Cultura surda e comunidade surda: perguntas respondidas
Todo surdo é mudo?
Não é “surdo-mudo”, é só surdo! E surdo tem voz. As cordas vocais da pessoa surda funcionam normalmente, portanto, ela consegue emitir sons e não é muda. A surdo-mudez existe, mas é bem rara.
Deficiente auditivo ou surdo?
Sim, você pode chamar a pessoa com deficiência auditiva de surda. Inclusive, essa é a preferência da maioria. Não chame de deficiente auditivo, porque a deficiência não define ninguém.
Surdo fala? Quais são os tipos de surdos?
Sim, a pessoa surda fala, seja português ou sinalizando! Existem surdos oralizados e surdos usuários de Libras, mas ambos falam e cada um é único.
Toda pessoa surda fala português fluente?
Libras é a língua materna de uma parte da população surda brasileira. Essas pessoas não necessariamente falam português, assim como nem todo indivíduo brasileiro fala uma segunda língua como inglês.
Libras é universal?
Libras, a Língua Brasileira de Sinais, não é universal, como o próprio nome diz. É uma língua completa e com gramática, não linguagem, nem tradução do português, gestos e muito menos mímica! E ainda transparece emoções como nenhuma outra.
Como se diz Eu te amo em Libras?
Um dos poucos sinais identificados em várias línguas de sinais ao redor do mundo é o sinal de “eu te amo”: 🤟
Línguas de sinais são iguais entre países?
Cada país tem a sua própria língua de sinais, e a nossa é derivada da língua francesa de sinais. Mesmo países que falam o mesmo idioma, como Brasil e Portugal, possuem línguas de sinais diferentes.
Surdo atende telefone?
Nada de ligar nem mandar áudio para alguém surdo, muito menos gritar. Fale mais devagar, tenha paciência para estreitar a barreira comunicativa entre vocês e seja uma pessoa aliada da acessibilidade nos seus atos.
Todo surdo fala Libras? O que é um surdo oralizado?
O colaborador Thiago Soares, da Copastur, é surdo oralizado. “Faço leitura labial e a minha língua materna é o português. E eu não uso fone de ouvido, eu uso aparelho auditivo. E não, não falo Libras! A comunidade surda é ampla e diversa”, conta.
Conheça o sinal da Copastur em Libras
Feliz Dia do Surdo!
Diversidade e inclusão na Copastur
O que move a Copastur, acima de tudo, é o cuidado com as pessoas. Como uma empresa inclusiva e diversa, estamos sempre comprometidos com temas relacionados a isso.
Contamos com uma área especificamente de Diversidade e Inclusão, além de um comitê e grupos de afinidade. Muito além das datas comemorativas, como o Dia Nacional do Surdo, seguiremos engajados com a conscientização e promovendo melhorias contínuas na acessibilidade!