Evento será realizado no Hotel Tivoli Mofarrej, no dia 28 de novembro, para convidados, clientes e imprensa. Projeto BioConexão promove parcerias de impacto com comunidades amazônicas e práticas de turismo sustentável na região
A Copastur, biosfera de marcas brasileira especializada em viagens de negócios, eventos empresariais e outras jornadas corporativas – em parceria com a Cooperativa Mista Agroextrativista da Resex do Rio Unini (Coomaru), uma instituição de base comunitária que impacta dez comunidades locais e visa contribuir para a manutenção das famílias no seu lugar de origem com dignidade, preservando e conservando a natureza – realiza o lançamento da BioConexão para convidados, clientes e imprensa, no dia 28 de novembro, a partir das 18h, no Hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo. O projeto busca promover o turismo responsável e sustentável por meio de expedições exclusivas para a Amazônia, com a valorização dos recursos naturais e das comunidades da região.
A proposta do evento de lançamento é promover uma experiência sensorial e informativa, que transportará os convidados para o coração da Amazônia, revelando o poder da sustentabilidade e do empreendedorismo para a economia da região. Com a exibição em primeira mão do minidocumentário da BioConexão, os participantes conhecerão histórias inspiradoras das pessoas que estão à frente do manejo sustentável dos recursos naturais locais e terão uma prévia das experiências que podem ser vividas na expedição. No painel, a discussão central será sobre o papel da bioeconomia e da inovação na promoção de práticas sustentáveis na região amazônica. A mestre de cerimônias será Adrielly Honorio, analista de diversidade e inclusão na Copastur, levando a representatividade das suas origens indígenas.
Por volta das 20h, o CEO da Copastur, Edmar Mendoza, e a CHRO da Copastur, Elaine Dantas, darão as boas-vindas e apresentarão os objetivos do projeto da companhia em colaboração com a Coomaru, que tem o objetivo de conectar pessoas e empresas com ações voltadas para a sustentabilidade em comunidades ribeirinhas e indígenas da Amazônia. Em seguida, Cleicí Patauá, líder de negócios éticos na Coomaru, contará a história dos guardiões da floresta, e o presidente da Coomaru, João Evangelista, finalizará esse momento especial trazendo a sua perspectiva local.
O evento contará com a presença de lideranças da Copastur e da Reserva Extrativista do Rio Unini (Resex Unini). Laís Orrico, LATAM Head of Agency no LinkedIn, mediará o painel “Construindo o Futuro do Planeta: empresas, bioeconomia e inovação sustentável na Amazônia” – com o CEO da Copastur, Edmar Mendoza, e os(as) executivos(as) Átila Denys, board member na Axcell (aceleradora de negócios focada na Amazônia), Marco Amaral, vice-presidente operations & development no Minor Hotel Group, Phellipe Daou Neto, diretor de novos negócios na Rede Amazônica, e Thais Chalub, CEO na Amazônia Connect. Juntos, serão convidados a refletir sobre a transformação da expedição BioConexão e discutir os projetos que estão desenhando na Amazônia. Anny Meisler, founder e CMO no LZ Studio, também fará uma participação especial.
Por fim, os convidados do evento de lançamento assistirão em primeira mão o minidoc da BioConexão e levarão para casa um kit com produtos da Coomaru produzidos pelos povos da Amazônia. Após o encerramento com Edmar Mendoza e Cleicí Patauá, será oferecido um happy hour a partir das 21h10, para fechar a noite com chave de ouro.
Projeto BioConexão: turismo sustentável na Amazônia
Em parceria com a Cooperativa Mista Agroextrativista da Resex do Rio Unini (Coomaru), o projeto BioConexão pretende organizar dez expedições até a COP 30, permitindo que os participantes vivenciem de perto a realidade da Amazônia e atraindo empresas interessadas em investir na região.
O projeto prevê um novo modelo de negócio, que vai muito além do assistencialismo ou de apenas deixar uma porcentagem da receita para a comunidade. A Copastur e a Coomaru são sócias nessa missão, em uma colaboração com divisão igualitária de lucros.
Para Edmar Mendoza, CEO da Copastur, as expedições proporcionam o aprendizado de um turismo responsável, que pode ser uma ferramenta poderosa para impulsionar o desenvolvimento socioeconômico sustentável. “Esse projeto é uma imersão cultural que traz aprendizados valiosos em meio à natureza, escutando os saberes dos povos da região e mergulhando nas realidades e desafios enfrentados pelas comunidades locais. Essa experiência promove uma troca enriquecedora entre conhecimento e práticas inovadoras”, comenta o executivo.
Com a expertise da Copastur em negócios e conexões por meio de viagens, a expedição foi preparada para uma imersão de cinco dias na floresta amazônica, com passagem pelo Rio Unini, Mirante do Gavião e muito mais. Além disso, haverá uma trilha na floresta, experiência de canoa até a comunidade Patauá, roda de conversa sobre os negócios locais e alternativas de renda, contemplação do por do sol no Rio Negro e outras atividades imperdíveis.
O projeto BioConexão atua em dez comunidades ribeirinhas e indígenas. Mais do que uma iniciativa sustentável, é um chamado para unir forças na busca por um futuro em que a natureza, as pessoas e os negócios possam coexistir em harmonia. “É uma forma de dar voz aos povos, reconhecer sua importância para a manutenção da floresta de pé, e honrar suas histórias e conhecimentos ancestrais para a construção de uma nova lógica de negócios na Amazônia, onde a natureza e seus povos estejam no centro dessas soluções”, conclui Cleicí Patauá, líder de negócios éticos na Coomaru.
Sobre a Copastur
Com mais de 51 anos de atuação, a Copastur é uma das cinco maiores empresas brasileiras de viagens corporativas. Sendo a primeira biosfera de marcas do Brasil, oferece soluções 360° com serviços e produtos divididos em experiências, pensando na jornada completa do cliente. Em Vivenciar, estão as marcas de viagens de alto padrão (Goya), de viagens a lazer (Copastur Lazer) e de intercâmbios e cursos no exterior (Change Programs). Já Experimentar conta com as 3 marcas da Copastur MICE: Eventos, Live Marketing e Incentivo. Em Conectar, trabalha com 4 marcas: de viagens corporativas (Copastur), de mobilidade para empresas do setor de offshore e energia (Copastur Energy), sua presença na América Latina (Copastur Latam), e de viagens de e-sports (Buffly).
A companhia também disponibiliza o superapp C+, aplicativo que integra e centraliza a gestão de viagens, e o CopasturCard, um cartão de crédito corporativo para facilitar as transações e o controle financeiro. Na Copastur, os clientes podem ter tudo o que precisam em um só lugar, sem a necessidade de lidar com vários fornecedores ou agências. Além disso, cada jornada dentro da biosfera é pensada para impactar positivamente o mercado, a sociedade e a natureza.
A Copastur é uma das poucas companhias brasileiras de turismo com a certificação B. Além de Empresa B, possui diversas certificações, que são um reflexo dos seus valores e compromisso com o ESG. É mantenedora do capitalismo consciente, Great Place to Work no ranking de grandes empresas brasileiras, a primeira agência de turismo certificada com a ISO 14001, participa ativamente do Pacto Global da ONU e muito mais. Também compensou as suas emissões de carbono em 2023 em parceria com a SOS Mata Atlântica e, em 2024, segue ajudando a proteger um dos biomas mais ameaçados do país. Contribui ativamente com ONGs e projetos de impacto social como o Banco de Alimentos, Cine Quebrada, Favela Inc. e outros. Esses selos e ações reforçam o esforço contínuo da Copastur para ser uma das melhores empresas PARA o mundo, e não apenas do mundo.
Sobre a Coomaru
A Coomaru (Cooperativa Mista Agroextrativista da Resex do Rio Unini) é uma cooperativa de base comunitária que tem o propósito de gerar renda sustentável local por meio da coleta e beneficiamento de produtos da sociobiodiversidade da floresta amazônica. Ela impacta diretamente dez comunidades dentro da Reserva Extrativista (Resex) do Rio Unini, bem como comunidades quilombolas e indígenas do entorno. Como núcleo de negócios da Reserva, o objetivo da Coomaru é contribuir para a manutenção das famílias no seu lugar de origem com dignidade, preservando e conservando a natureza. Seus principais produtos são: castanha-do-brasil, Pirarucu manejado, óleos de Andiroba e Copaíba, entre outros.