Como a Copastur se inspirou em um projeto da Reserva e gerou impacto social5 min restantes

Compartilhe este conteúdo:

Quando iniciativas de impacto social inspiram outras empresas, o resultado é uma transformação coletiva que vai muito além dos números. Esse foi o caso da Copastur, reconhecida pela Reserva na minissérie “Exemplos que Arrastam” como uma empresa que adaptou os princípios do projeto 1P=5P para criar sua própria iniciativa de responsabilidade social. 

O que é o 1P=5P?

O programa 1P=5P, criado pela Reserva, é um marco no setor de moda. Ele tem um objetivo simples e importante: a cada peça de roupa vendida, cinco pratos de comida são doados para pessoas em situação de insegurança alimentar. Essa ação é possível graças à parceria com a ONG Banco de Alimentos. Desde sua criação, o programa já garantiu mais de 146 milhões de refeições complementadas

Essa iniciativa não apenas combate a fome, mas também inspira empresas de diferentes setores a seguirem o exemplo e adaptarem o conceito à realidade de seus negócios, como fez a Copastur

A Inspiração do 1P=5P na Copastur

A história começou quando o CEO da Copastur, Edmar Mendoza, conheceu o projeto 1P=5P durante um evento. O impacto da iniciativa foi tão grande que ele decidiu adaptá-la à estratégia e aos valores da empresa. 

Diogo Antunes, Supervisor de Pessoas e Cultura da Copastur, explicou: “o projeto 1P=5P está relacionado e vinculado aos nossos valores como Copastur. A inspiração foi exatamente essa: vimos a causa do 1P=5P e pensamos em como aplicar dentro da Copastur.” 

Foi assim que nasceu a ação da Goya Travel, a marca de viagens de alto padrão da Copastur. A cada viagem realizada pela Goya, são doados 2 kg de alimentos para a ONG Banco de Alimentos, gerando impacto direto na luta contra a fome no Brasil. Até hoje, a iniciativa já resultou na doação de mais de 6 toneladas de alimentos

Por Que Escolher a Fome Como Causa?

A fome é uma realidade urgente no Brasil: segundo a Rede PENSSAN – Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar, cerca de 33 milhões de pessoas passam fome e outros 125 milhões vivem algum nível de insegurança alimentar. Esses números tornam ações como a da Copastur e da Reserva ainda mais relevantes. 

Segundo Diogo Antunes, a escolha do combate contra a fome está alinhada ao impacto que a Copastur deseja combater. “A escolha da causa pela fome, para a gente, foi algo muito significativo, porque a gente entende o quão importante isso é para a sociedade, além de promover o impacto social”

A Parceria com o Banco de Alimentos

Tanto a Copastur quanto a Reserva confiam no trabalho da ONG Banco de Alimentos, que conecta empresas doadoras a instituições que atendem populações vulneráveis. Para a Copastur, essa parceria é fundamental para potencializar o impacto da sua ação social. 

“A gente avalia essa parceria com o Banco de Alimentos de uma maneira muito positiva. Sabemos uma CPF pode movimentar muita coisa, mas um CNPJ tem uma força imensa. Nós como empresa, somos as grandes disseminadoras e impulsionadoras de práticas como essa”, ressalta Diogo. 

Veja o vídeo com mais detalhes sobre a parceria: 

ESG na Prática: A Visão Estratégica da Copastur

Segundo Diogo, a Copastur entende que as empresas têm um papel importante na construção de um futuro mais sustentável e socialmente justo. “Sabemos que o mundo precisa de um olhar cada vez mais estratégico para o vínculo de ESG. Na Copastur, conseguimos adotar práticas que realmente contribuam de maneira positiva com a sociedade e não só com a sociedade, mas também com o meio ambiente”, afirma. 

Na Copastur, iniciativas como essa transformam valores em ação, alinhando-se aos princípios de ESG (Environmental, Social, and Governance). 

Exemplos que Inspiram Outras Empresas

A minissérie “Exemplos que Arrastam”, criada pela Reserva, destaca negócios que transformaram o conceito do 1P=5P em iniciativas próprias de responsabilidade social. Para a Reserva, compartilhar essas histórias é uma forma de inspirar ainda mais empresas a adotarem práticas que gerem impacto coletivo. 

Ao citar a Copastur na série, a Reserva reforçou como o exemplo de uma ideia bem-sucedida pode arrastar outras empresas para a transformação social: 

“Essa é a força do exemplo. Combater a fome é urgente, e iniciativas como essas mostram que, juntos, somos muito mais fortes.” 

Impacto Social Além Do Turismo 

A ação da Copastur mostra como empresas podem fazer a diferença ao adaptar boas ideias às suas realidades. O impacto social vai além do turismo: é sobre transformar vidas através de cada viagem realizada. 

Se você quer saber mais sobre como a Copastur e a Goya Travel estão ajudando a combater a fome no Brasil, entre em contato e descubra como suas viagens podem gerar impacto positivo. 

Posts Relacionados

Rolar para cima