A gestão de milhas corporativas é um tema estratégico, que muitas empresas ainda negligenciam. No entanto, com um controle adequado, as milhas acumuladas nas viagens a trabalho podem se tornar uma fonte significativa de economia e eficiência.
Hoje, vamos mostrar como a falta de gestão de milhas pode impactar os custos das viagens de negócios, a melhor forma de implementar essa prática e a solução perfeita para maximizar um ativo tão valioso. Confira!
Copastur: a primeira biosfera de marcas do país, com soluções 360° e o compromisso de cuidar das pessoas que viajam
O que são milhas corporativas e por que gerenciá-las?
Toda vez que uma passagem é comprada para um(a) funcionário(a) viajar a trabalho, milhas aéreas são acumuladas. Afinal, de quem são essas milhas? Da empresa, que financiou a passagem, ou da pessoa colaboradora, que fez o deslocamento?
Apesar de não haver uma legislação específica que determine a titularidade das milhas corporativas no Brasil, as empresas podem definir isso na política de viagens corporativas. O grande problema surge quando não há clareza ou quando esses pontos são desperdiçados por falta de controle.
O transporte aéreo alcançou um faturamento de R$ 8,1 bilhões em viagens corporativas em 2024 (ABRACORP). E, de acordo com dados da Copastur, uma gestão de milhas eficiente pode gerar uma economia de até 10% nas despesas de viagens de negócios, sendo 2% a 3% em deslocamentos regulares e até 10% nos frequentes.
Desafios comuns na gestão de milhas
Se a sua empresa não faz uma boa gestão de milhas, provavelmente está enfrentando alguns dos problemas abaixo:
- Falta de controle: muitas corporações desconhecem quantas milhas possuem ou como podem usá-las estrategicamente;
- Milhas desperdiçadas ou expiradas: programas de fidelidade possuem regras de validade, e empresas que não acompanham esses prazos perdem milhas valiosas;
- Falta de transparência: sem um sistema estruturado, pode haver confusão entre empresa e funcionários(as) sobre o direito ao uso das milhas acumuladas;
- Custos elevados: passagens que seriam pagas pelo valor integral poderiam ser compradas com milhas, permitindo economizar em viagens corporativas.
A solução perfeita
A gestão de milhas corporativas não é apenas uma questão de economia, mas também de transparência, segurança, saving e benefícios mútuos. Com um sistema eficiente, é possível:
- Separar corretamente as milhas pessoais das corporativas;
- Monitorar e contabilizar todos os pontos acumulados;
- Utilizar milhas estrategicamente para reduzir custos com passagens futuras;
- Garantir que a empresa aproveite ao máximo esse recurso e a economia com transparência.
Como implementar uma política de gestão de milhas?
Para evitar desperdícios e otimizar esse recurso, sua empresa deve adotar uma boa política de gestão de milhas corporativas. Reunimos algumas dicas essenciais:
- Defina a titularidade das milhas: estabeleça claramente se as milhas pertencem à empresa, pessoa colaboradora ou ambas. Caso sejam da corporação, especifique como serão utilizadas para futuras viagens;
- Implemente um sistema de controle: utilize uma ferramenta como a Gestão de Milhas da Copastur, que permite acompanhar o acúmulo, a validade e o resgate das milhas;
- Conscientize a equipe: comunique a política e suas regras de forma clara para evitar conflitos ou mal-entendidos;
- Utilize as milhas estrategicamente: planeje o uso para viagens de maior impacto financeiro, garantindo um saving significativo.
Leia também: Middle Air: solução inovadora para o gerenciamento de aeronaves privadas
Ferramenta da Copastur para a gestão de milhas corporativas

Desenvolvemos uma solução exclusiva para ajudar empresas a otimizarem a gestão de milhas. Essa ferramenta surgiu a partir de uma cocriação com uma grande farmacêutica, que precisava de mais transparência e controle sobre os pontos acumulados. O sucesso foi tão grande que o sistema se tornou um produto oficial da Copastur, sendo adotado por outras corporações.
A Gestão de Milhas criada pela Copastur permite:
- Lançamento, acompanhamento e controle de milhas;
- Definição de limites de acúmulo;
- Regras claras sobre a divisão dos benefícios;
- Relatórios detalhados e transparentes;
- Alertas de vencimento e acúmulo de pontos;
- Possibilidade de contestação de créditos indevidos;
- Uso inteligente das milhas para economizar em passagens futuras ou como report de benefício.
Economize em viagens corporativas com a Gestão de Milhas da Copastur
Vale refletir: sua empresa está aproveitando ou desperdiçando as milhas corporativas? Pare de ignorar a oportunidade valiosa de gerenciar esses pontos do jeito certo!
Com a nossa tecnologia inovadora, é possível transformar esse recurso frequentemente esquecido em uma fonte de economia e transparência das viagens a trabalho. Otimize, controle e economize nas suas viagens corporativas – de uma vez por todas – com a Gestão de Milhas da Copastur.
Fale agora mesmo com especialistas para começar a economizar!