A sigla ESG, apesar de existir desde 2004, se tornou mais popular nos últimos anos. Ela corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização. Apesar de ESG estar em evidência, a população e as empresas ainda têm atitudes extremamente destrutivas para o meio ambiente. O descarte inadequado de resíduos é um problema crônico e degrada cada vez mais nossos oceanos.
Você já pensou que um simples papel de bala jogado na rua de uma metrópole vai parar nas galerias que desembocam nos rios e desaguam nos oceanos? Se não compreendermos a seriedade do tema, há de chegar um dia que teremos mais lixo do que peixe nos oceanos.
Nesse episódio tivemos um papo esclarecedor com Luiz Roberto de Goes Ramos, Presidente da Mar sem Lixo e Edilainne Muniz Pereira, Diretora Instituto Limpa Brasil. Falamos sobre a ineficiência das políticas públicas, mutirões de limpeza, produtos recicláveis e a busca incessante de conscientização da população.
Bora conferir? Afinal, a responsabilidade é de TODOS NÓS!
Ouça “#101 – Meio Ambiente: o lixo e seus impactos” no Spreaker.
Se preferir, confira o podcast em vídeo:
Publicitário e presidente do Projeto Mar Sem Lixo, com mais de 35 anos de atuação como ambientalista. Fundador da ONG Movimento Ação Verde, trabalhou na tríplice fronteira Brasil/Paraguai/Argentina, liderando campanhas contra o tráfico de animais silvestres, promovendo a educação ambiental e o plantio de mata ciliar. À frente do Projeto Mar Sem Lixo, Luiz coordena ações de combate ao lixo marinho e educação ambiental em escolas, empresas e instituições. Já retirou mais de 250 toneladas de resíduos de praias, rios e lagoas e criou a Semana Nacional de Limpeza dos Mares, um Cleanup brasileiro realizado em março e abril. Com foco na Década dos Oceanos, trabalha para difundir a cultura oceânica e sensibilizar a sociedade sobre a importância da preservação marinha. Luiz acredita que a união é fundamental para um futuro sustentável.
Edilainne Muniz Pereira é advogada, graduada em Direito pela Universidade Unip em 1991. Após uma década atuando como Consultora Tributária em grandes empresas, Edilainne direcionou sua carreira para o desenvolvimento social, dedicando-se voluntariamente ao Instituto Ingo Hoffmann em Campinas/SP desde sua fundação em 2005 até 2016. Especialista em Programação Neurolinguística (Pós-Master), Renascimento Básico e Avançado, e Coaching, Edilainne acumulou mais de cinco anos de experiência como terapeuta em liderança emocional. Em 2010, coordenou regionalmente o Limpa Brasil Let’s do It! em Campinas, e devido ao sucesso, passou a integrar o time nacional, coordenando ações em diversas cidades. Em 2013, Edilainne assumiu o cargo de Diretora Executiva do Instituto Limpa Brasil Let’s do It!, sendo responsável pelo planejamento estratégico, articulação nacional, captação de recursos e entrega dos produtos. Atualmente, ela é responsável pela implementação dos programas “Eu Cuido do Meu Quadrado”, “Meu Futuro Minha Voz” — focado na alfabetização para as mudanças climáticas — e “World Cleanup Day” no Brasil, impactando positivamente comunidades e promovendo a conscientização ambiental e social em todo o país.
Com experiência nas áreas de qualidade, meio ambiente, sustentabilidade e responsabilidade social, atuando como analista de ESG na Copastur. Sou Engenheira Ambiental e Sanitária, especialista em Sustentabilidade Ambiental, e atualmente líder do Comitê de Sustentabilidade, focando na integração de estratégias de ESG (Ambiental, Social e Governança) em nossas operações.