O turismo tem várias vertentes e uma delas é o Afroturismo. Ainda pouco disseminado, o afroturismo tem como objetivo promover a cultura negra, gerando maior inclusão e diversidade no setor de turismo, além de tornar a experiências dos viajantes negros mais segura.
A busca por viagens com foco na cultura afro aumentou pós pandemia e o número de roteiros vem crescendo. Já imaginou viajar para Maceió e conhecer o Quilombo dos Palmares, fazer uma caminhada histórica por São Paulo ou ir ao maior festival de Hip Hop na África do Sul e conhecer esse país fantástico? A história é vasta e as opções são extraordinárias.
Os desafios ainda são grandes, o investimento público quase inexistente, mas há um movimento privado de pessoas pretas que vêm fazendo a diferença.
No episódio #64 tivemos um papo maravilhoso com Cristiane dos Santos da Brafika e com o Guilherme Soares Dias do Guia Negro. Confere lá!
Ouça “#64 – Afroturismo” no Spreaker.
Se preferir, confira o podcast em vídeo:
Convidades
Cristiane dos Santos
Turismóloga, produtora de conteúdo e consultora. Paulistana, com mais de 10 anos de experiência no mercado turístico, mãe de pet, apaixonada por troca de vivências e saberes através da música e viagens.
Instagram – @_crisdosantos
Guilherme Soares Dias
Guilherme Soares Dias é jornalista, empreendedor, consultor em diversidade e viajante. Criador do site Guia Negro, plataforma de turismo e representatividade. Idealizador da Caminhada São Paulo Negra. Autor do livro “Dias pela Estrada”. Cria roteiros de afroturismo, faz consultoria de diversidade para empresas, escreve matérias para diferentes veículos
Instagram – @guisoaresdias