Guia completo do atestado médico para viagem internacional6 min restantes

Compartilhe este conteúdo:

O atestado médico para viagem internacional é um documento importante, especialmente quando envolve longas distâncias ou condições de saúde específicas. Para viagens para fora do país, ele pode ser solicitado pelas companhias aéreas ou autoridades de imigração, visando assegurar que a pessoa viajante esteja em boas condições de saúde e apta a voar.

Além disso, em tempos de pandemia ou algum surto de uma doença contagiosa, o atestado pode ser exigido para garantir que o passageiro não apresente risco de contágio para outros. Mesmo em viagens a trabalho, o documento pode ser solicitado. Portanto, se você é responsável por organizar as viagens da sua empresa ou vai viajar em breve, é essencial prestar atenção nisso. Continue a leitura para saber mais!

Biosfera Copastur: soluções inteligentes para otimizar e facilitar cada etapa da sua viagem

Quando apresentar o atestado médico para viagem internacional?

O atestado médico para viagens internacionais nem sempre é obrigatório, mas pode ser requisitado em determinadas situações. A necessidade desse documento varia de acordo com a companhia aérea, o destino e a condição de saúde do viajante.

Em geral, o atestado médico para viagem internacional é exigido em casos como:

  • Gravidez: principalmente em gestações de risco ou avançadas (a partir da 30ª semana), a cia aérea pode solicitar um atestado médico comprovando a viabilidade da viagem. Lembrando que, a partir da 38ª semana de gestação, o embarque aéreo só é permitido em casos de extrema necessidade, e é preciso que a pessoa gestante esteja acompanhada do médico e emita uma declaração de responsabilidade;
  • Doenças crônicas: pessoas com doenças crônicas como diabetes, problemas cardíacos, hipertensão e outras podem precisar apresentar o atestado médico, especialmente se utilizarem equipamentos médicos durante o voo;
  • Cirurgias recentes: após uma cirurgia, é comum que a companhia aérea exija um atestado médico liberando o passageiro para viajar;
  • Condições que possam afetar outros passageiros: em casos de doenças contagiosas ou condições com possibilidade de afetar as pessoas presentes no voo, o atestado médico pode ser solicitado.

A apresentação do atestado médico para viagem internacional pode ser feita já na hora da compra da passagem. Nesse momento, além de enviar o laudo, é preciso preencher um formulário com perguntas médicas (MEDIF – Medical Information Form).

Leia também o post sobre Seguro viagem corporativo

Quais informações o atestado médico precisa ter?

O atestado médico para viagem internacional deve conter informações claras e detalhadas sobre a saúde do passageiro. Isso ajuda na aceitação pelas autoridades competentes e companhias aéreas!

O documento precisa conter as seguintes informações:

  • Nome completo do paciente;
  • Diagnóstico;
  • Tipo de tratamento;
  • Data e horário de emissão do atestado;
  • Nome, número do registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) e assinatura do médico responsável.

O atestado deve ser emitido em papel timbrado ou receituário próprio – sem rasuras – e escrito de forma legível. Em alguns casos, principalmente para gestantes ou pessoas que passaram por cirurgias recentes, pode ser necessário especificar a aptidão para viajar e a data em que o paciente está autorizado a embarcar.

O atestado médico para viagem internacional deve ser traduzido?

Para voos internacionais, o atestado médico precisa ser emitido no idioma do cliente (cópia original) e, depois, traduzido de maneira juramentada para os idiomas dos países de origem e destino.

Por quanto tempo o atestado médico para viagem internacional é válido?

A validade do atestado médico e do laudo varia de acordo com a companhia aérea. Empresas como a Flybondi e a Avianca exigem, por exemplo, que o atestado seja emitido 10 dias antes da data de partida do voo. Por isso, é indispensável conferir o prazo exato no site da cia aérea.

Já o preenchimento de informações médicas pode ser realizado até 72 horas antes da viagem, também pelo site da companhia. Vale lembrar que a apresentação desses dados não garante que a cia aérea vai autorizar o transporte do passageiro. Para evitar problemas, providencie todos os documentos o quanto antes! As empresas costumam responder em até 2 dias.

Baixe o infográfico gratuito para descobrir como economizar nas viagens corporativas

Como embarcar no voo internacional com medicamentos?

Para embarcar em um voo internacional com medicamentos, é fundamental seguir algumas orientações, garantindo uma viagem tranquila e sem maiores contratempos. Primeiramente, leve sempre os remédios na bagagem de mão, especialmente aqueles de uso contínuo, e nas embalagens originais.

É aconselhável, também, levar uma receita médica ou uma declaração do médico justificando o uso do medicamento. De preferência, tenha a receita médica original e uma traduzida (em inglês ou na língua local do seu destino). Isso é essencial para comprovar a necessidade dos remédios em caso de dúvidas nas alfândegas, ainda mais se forem substâncias de uso controlado ou que necessitem de prescrição em outros países.

Os medicamentos líquidos devem ser transportados em frascos de até 100 ml e acondicionados em sacos transparentes e lacrados. Se precisar de remédios que demandam refrigeração, consulte previamente a companhia aérea sobre as opções disponíveis para manter a temperatura adequada durante o voo.

Por fim, informe-se bem sobre as regras específicas do país de destino, pois algumas medicações podem ser proibidas por lá ou exigir documentação adicional!

Conheça o atendimento 24 horas da Copastur

Ao organizar o transporte de uma equipe profissional para outro país, é normal ter muitas dúvidas. Uma empresa com uma pessoa colaboradora gestante, por exemplo, pode não saber que é necessário apresentar o atestado médico para viagem internacional.

A Copastur possui vasta experiência na organização de viagens a trabalho nacionais e internacionais! Podemos ajudar a sua empresa em todos os detalhes, desde o planejamento completo e a compra de passagens até a gestão das viagens corporativas.

Outro diferencial é o nosso atendimento 24/7, que oferece suporte contínuo e personalizado para atender às necessidades e dúvidas da sua empresa e funcionários a qualquer momento. Com uma equipe especializada e dedicada, disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana, nós solucionamos quaisquer questões emergenciais como alterações em voos, reservas de última hora e imprevistos durante as viagens – de forma rápida e eficiente.

Conheça agora mesmo a consultoria de viagens corporativas da Copastur e descubra como podemos ajudar a sua empresa!

Posts Relacionados

Rolar para cima