O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, está com as operações de voo suspensas por tempo indeterminado com fechamento pelo menos até o dia 30 de maio. O terminal está com diversos pontos de alagamentos, incluindo as áreas de espera, circulação de passageiros e até o pouso de aviões.
Os pousos e decolagens já haviam sido suspensos em decorrência das fortes tempestades que atingem o estado do Rio Grande do Sul e elevaram o nível do rio Guaíba, causando o transbordamento e o alagamento de grande parte de Porto Alegre. Inicialmente, a previsão era de que a operação voltasse a funcionar na próxima sexta-feira (10 de maio).
Mas, sem a perspectiva de diminuição do nível do rio, a Fraport, concessionária do aeroporto de Porto Alegre, ampliou o período de paralisação.
“A Fraport Brasil informa que as operações no Porto Alegre Airport seguem suspensas por tempo indeterminado. Para cumprir a legislação aeroportuária, hoje (6.mai), foi emitido um Notam (Notice to Airman) com data final em 30 de maio, que se trata de um documento, reconhecido internacionalmente, que tem a finalidade de divulgar alterações e restrições temporárias que possam ter impacto nas operações aéreas.”
“Este aviso se destina às empresas e instituições relacionadas à aviação e pode ser alterado a qualquer momento. Esclarecemos que não há previsão de retomada das operações. Pedimos aos passageiros que entrem em contato com a sua companhia aérea para mais informações sobre os seus voos.”
Cancelamento de voos em Porto Alegre
De acordo com comunicado da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), as companhias (Azul, Gol e Latam) confirmaram o cancelamento dos voos com origem e/ou destino para Porto Alegre até pelo menos 30 de maio. As empresas também flexibilizaram as regras de remarcação e reembolso.
“Os passageiros devem entrar em contato com a companhia aérea para remarcação ou reembolso dos bilhetes com origem e/ou destino para a capital gaúcha”, explica a Abear.
Conte com o apoio da Copastur
Em decorrência das chuvas no Rio Grande do Sul, nós, da Copastur, nos colocamos à disposição para verificar as condições e ajudar na remarcação de voos junto às companhias aéreas, com nosso atendimento emergencial 24 horas por dia, 7 dias por semana. Nossos clientes com embarque até o dia 30 de maio devem procurar nosso time operacional para darmos suporte.
Fontes: Abear e Fraport