Uma pergunta comum no RH de muitas empresas é: como manter a motivação e o engajamento dos colaboradores no modelo home office? Tornar o ambiente de trabalho mais humanizado e integrado é um desafio, mas realizar uma campanha de endomarketing pode ser uma ótima alternativa para enfrentar isso.
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Continue lendo para saber mais sobre o trabalho remoto no país e como o conceito de marketing interno pode ser aplicado a ele.
O home office no Brasil
Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2018 a quantidade de pessoas trabalhando em home office era de 3,8 milhões. Devido a pandemia, o número saltou para 8,2 milhões de pessoas.
Atualmente, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), cerca de 20,4 milhões de trabalhadores estão em ocupações que podem ser realizadas remotamente. Esse número representa 24,1% do total de empregados no país.
Ou seja, a pandemia de Covid-19 influenciou fortemente o aumento desse modelo de trabalho, devido à necessidade de manter o distanciamento social. Porém, mesmo com o avanço na vacinação e a retomada em geral, algumas empresas pretendem continuar neste modelo ou adotar o trabalho híbrido.
Nesse cenário, uma campanha de endomarketing age como uma das maneiras de aproximar os colaboradores e promover a imagem da empresa.
O que é endomarketing?
O endomarketing (ou marketing interno) é o conjunto de ações de marketing direcionadas aos funcionários de uma empresa. O objetivo dessa estratégia é melhorar o clima organizacional e conquistar os clientes internos (colaboradores). Com isso, os profissionais passam a divulgar a boa imagem da empresa naturalmente.
Uma campanha de endomarketing, portanto, representa uma grande chance de valorizar o trabalhador, motivá-lo e também pode reduzir o turnover (rotatividade e desligamentos de funcionários).
Como criar uma campanha de endomarketing no modelo home office?
Para criar uma campanha de endomarketing para home office, que chame a atenção do público, é preciso inovar. Mesmo à distância, procure formas de engajar os colaboradores e proporcionar uma boa experiência para eles.
Veja a seguir algumas dicas de como fazer isso!
Comemore datas especiais e conquistas da equipe
As datas especiais para a empresa e para o colaborador não podem ser esquecidas! Envie e-mails para a equipe relembrando a ocasião, mande brindes personalizados para celebrar uma data especial, agende uma videoconferência, entre outras ações que despertam no colaborador a sensação de ser reconhecido e apreciado.
Alguns motivos para fazer essas ações comemorativas são:
- aniversário de funcionários;
- aniversário de tempo de empresa;
- contratação de novo membro para a equipe;
- conquistas profissionais do time;
- metas alcançadas;
- entre outras datas comemorativas.
Presenteie com viagens de incentivo
Seguindo a proposta de comemorar as conquistas da equipe, há também ações de bonificação para os colaboradores que atingem determinadas metas ou acumulam um bom tempo de trabalho na empresa. As viagens de incentivo, por exemplo, são uma ótima maneira de motivar o time a melhorar a performance e conquistar melhores resultados — de forma individual e coletiva.
Com esse estímulo adicional, ou seja, de saber que seu esforço para atingir uma meta será recompensado com uma viagem, torna os colaboradores mais eficientes e satisfeitos com a gestão da empresa, o que, consequentemente, contribui para a retenção de talentos.
Investir nesse tipo de campanha de endomarketing é muito positivo para as empresas, porém é necessário prestar bastante atenção no planejamento e definição de regras para que o benefício seja entregue. Ou seja, a comunicação precisa ser bem clara sobre:
- como conquistar a bonificação;
- quais são as metas para atingir;
- como os resultados serão analisados;
- qual será a recompensa;
- entre outras.
Assim, a campanha de marketing de incentivo tem mais força para gerar uma crescimento dos resultados da empresa. Com isso, a premiação coletiva reforça o engajamento, os relacionamentos produtivos e a cooperação.
Ativações internas
Campanhas de diversidade também são essenciais para o endomarketing de uma empresa, pois demonstra os valores da organização, no que ela acredita, e isso reverbera na equipe, que se identifica com as ações e a visão da empresa.
Um exemplo disso foi a ação da LATAM na Copastur, que incentivava a empatia e o respeito a comunidade LGBTQIA+.
Realize reuniões de integração
Ter um momento de descontração ajuda a diminuir o estresse e pode tornar a equipe mais produtiva. Afinal, depois de uma pausa, as pessoas tendem a se sentir mais motivadas. Sendo assim, promova reuniões online unicamente com o objetivo de gerar interação entre o time.
Algumas das atividades que combinam com esse tipo de campanha de endomarketing são:
- campeonatos de jogos online;
- compartilhar fotos de animais de estimação;
- indicar produções culturais (filmes, livros, animações, músicas, etc);
- promover momentos de descontração diversos.
Veja exemplos de ideias para eventos online e presenciais para se inspirar e criar algo inovador e diferente para sua equipe!
Enviar presentes
Uma campanha de endomarketing que pode fazer muito sucesso é a de enviar itens de boas-vindas para novos funcionários. Essa oportunidade deve ser usada para transmitir a cultura organizacional entre os colaboradores, mesmo que de maneira remota. Isso auxilia a construir uma imagem positiva da empresa para o seu público interno.
Ou seja, invista em presentes personalizados que passam uma mensagem de respeito e consideração e que reforcem a presença da marca. Coisas simples como uma caneca, por exemplo, podem gerar essa aproximação, assim como pequenos brindes em datas comemorativas, aniversários de tempo na empresa, entre outras ocasiões.
Capacitações à distância
Para tornar a sua equipe cada vez mais capacitada e especializada, mesmo que em home office, a dica é oferecer capacitações online. Com isso, o colaborador se mantém atualizado no seu segmento, aprende habilidades novas e ainda se sente valorizado pela organização investir em sua educação e desenvolvimento profissional.
Inclusive, essa é uma ótima oportunidade para você realizar eventos online com certificado e convidar palestrantes. Esse tipo de iniciativa costuma motivar os funcionários a crescer ao lado da empresa, algo que está diretamente ligado à redução na taxa de turnover.
O que achou dessas sugestões para campanha de endomarketing? Já aplicou alguma para a sua equipe ou pretende colocar alguma delas em prática?
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