A Temporada 2022/2023 de Cruzeiros Marítimos no Brasil deve contar, apenas durante o período do Carnaval, com 119 mil desembarques de cruzeiristas, de acordo com estimativa da Clia Brasil. De 16 a 21 de fevereiro, 12 navios (entre cabotagem e longo curso), de cinco companhias, navegarão pela costa brasileira, ofertando 12 destinos nacionais que farão parte dos roteiros preparados pelas companhias Costa Cruzeiros, MSC Cruzeiros, Azamara, Holland America e Silversea.
“A temporada 2022/2023 tem seguido muito bem, tanto nas operações nos destinos, quanto em adesão do público, que está aproveitando o excelente custo x benefício dos cruzeiros. O Carnaval é uma grande festa brasileira e as companhias oferecem diversas opções de navegação de Norte a Sul do país”, disse Marco Ferraz, presidente da Clia Brasil.
Segundo o mais recente estudo da Clia Brasil, a média de impacto econômico gerada por cada cruzeirista nas cidades de escala é R$ 605,90 e de R$ 770,97, nas cidades de embarque e desembarque. “Temos a certeza de que esta temporada continuará contabilizando números positivos, trazendo experiências memoráveis para as pessoas e, claro, gerando empregos e contribuindo para a economia nacional”, completou Ferraz.
Temporada 2022/2023
Os números também mostram que a temporada, que começou em outubro do ano passado, tem a expectativa de gerar R$ 3,8 bilhões para a economia nacional, valor motivado por gastos de cruzeiristas, armadoras e tripulantes nas cidades portuárias de embarque/desembarque, além das cidades visitadas. O número representa um aumento expressivo se comparado à temporada de 2021/2022, quando a movimentação financeira foi de R$ 1,5 bilhão. No quesito geração de empregos, a expectativa é de criar 48 mil vagas diretas e indiretas.
Com quase seis meses de duração, a temporada vai até abril e conta com um aumento no número de leitos ofertados para 780 mil, alta de 47% na comparação com os 530 mil ofertados em 2019/2020 – pré-pandemia.
Fonte: Mercado&Eventos