Não há dúvidas que uma equipe bem motivada gera benefícios pro desenvolvimento de uma empresa. Uma das principais funções de uma gestão de pessoas bem executada é garantir a satisfação dos colaboradores. Assim, é possível atingir o engajamento e comprometimento às metas e objetivos da organização.
Logo, trata-se de entender quais fatores influenciam os colaboradores a se sentirem bem em seu ambiente de trabalho e com a empresa que fazem parte. É fundamental que cada pessoa da equipe esteja alinhada com os valores da empresa e sinta-se reconhecida profissionalmente.
Mas, afinal, quais atitudes levam a uma gestão de pessoas eficiente, que estimule seus colaboradores? Este artigo se propõe a elucidar essa questão, apresentando pontos cruciais para o crescimento da instituição por meio de uma gestão adequada. Vamos a eles!
Gerenciamento horizontal
Para que um colaborador dê o melhor de si é imprescindível que ele se sinta valorizado em seu trabalho. Estabelecer uma gestão horizontal significa eliminar as barreiras normalmente geradas por um modelo hierárquico na empresa. Assim, é possível fornecer um espaço real para cada colaborador contribuir legitimamente nas questões da organização.
Oferecer autonomia e voz para cada colaborador é uma maneira eficiente de valorizar o trabalho e as ideias de cada um. Além disso, a empresa se beneficia de inovações advindas da participação de todos.
É recomendável que haja interação inclusive entre departamentos distintos, com abertura para que pessoas possam sugerir melhorias e participar de forma ativa em assuntos de qualquer setor da instituição.
Programas de incentivo
Outra forma de trazer reconhecimento profissional aos colaboradores é por meio de programas de incentivo. Os programas operam mediante as etapas de engajamento, reconhecimento e recompensa.
Programas de incentivo podem ser de caráter tanto estritamente financeiro quanto de outras naturezas. A participação nos lucros ou pagamento de bônus são exemplos práticos de recompensas financeiras àqueles que atingirem as metas estabelecidas. Outros tipos de recompensas incluem benefícios como férias prolongadas, oferta de viagens e brindes.
Avaliação do NPS interno
O método Net Promoter Score (NPS) serve para medir o grau de satisfação. No caso do NPS interno, estaremos tratando da satisfação dos colaboradores.
Recorrendo a duas perguntas simples, é possível mensurar a satisfação dos funcionários em relação à empresa. Primeiro pede-se ao entrevistado avaliar a organização em uma escala de 0 a 10. A partir dessa nota é realizada a segunda pergunta.
Se a nota dada for até 6, é perguntado o motivo da nota. Se for 7 ou 8, pede-se dicas sobre como alcançar a nota 10. Se a resposta for 9 ou 10, é indagado ao colaborador de que forma ele indicaria a empresa para um amigo.
Para descobrir o nível de satisfação (NPS) é subtraído o percentual de notas 9 ou 10 (chamados promotores) pelo percentual de notas de 0 a 6 (chamados detratores). Por esse método é possível identificar pontos a serem trabalhados para melhorar a satisfação da equipe.
Uso de indicadores de RH
É preciso medir para gerenciar. Dessa forma, o uso adequado de indicadores de RH pode ser um poderoso recurso para a gestão de pessoas. A utilização de indicadores permite medir e comparar aspectos da situação da organização, como a motivação de seus integrantes.
Estes indicadores são obtidos por meio de dados levantados e cruzados para análise de questões específicas da organização. Com os indicadores é possível ter parâmetros sobre a satisfação dos colaboradores, a relação deles com a empresa e o nível de comprometimento da equipe.
Ambiente de trabalho saudável
É difícil para um colaborador se manter motivado em um ambiente de trabalho sujo e desorganizado ou excessivamente competitivo. Portanto, é importante que o ambiente de trabalho seja favorável à realização do trabalho.
O colaborador deve sentir-se seguro e confortável durante sua permanência na empresa, além de ser provido com todos os equipamentos e recursos necessários para a execução de sua função com excelência.
Como o gestor pode contribuir nesta questão? É fundamental que a liderança ouça seus colaboradores sobre esse assunto, uma vez que apenas eles têm a noção real da qualidade do ambiente em que trabalham.
Por meio de uma gestão de pessoas eficaz é possível solicitar pequenas alterações que trarão grandes benefícios para o colaborador e, consequentemente, para sua produção.
Incentivo do trabalho em grupo
Uma equipe coesa e colaborativa gera mais resultados que colaboradores competitivos que se enxergam como adversários. Estimular uma postura aberta e comunicativa entre os colaboradores fortalece a empatia, resultando no aumento da satisfação e produtividade.
Além disso, a sinergia entre os integrantes de uma equipe e entre as equipes resulta em um trabalho harmônico, mais ágil e eficiente. Portanto, é fundamental que a gestão reconheça e incentive o trabalho em grupo.
Feedbacks periódicos
É imprescindível realizar avaliações e feedbacks com os colaboradores com frequência. Apenas assim é possível identificar com precisão aspectos a serem aprimorados e incentivados em cada integrante da equipe.
Além disso, a prática de avaliar periodicamente auxilia o gestor a conhecer e entender as características individuais de cada colaborador. Dessa forma o líder consegue gerir melhor sua equipe, já que tem conhecimento para aproveitar as habilidades e potencialidades de cada funcionário.
Somente uma equipe que compreende seu valor e papel dentro da empresa é capaz de se empenhar e se comprometer com a busca de resultados sempre melhores. Ao conhecer a equipe e seus integrantes, o gestor tem propriedade para tomar decisões mais direcionadas e efetivas que resultem no reconhecimento profissional que auxilia na satisfação do colaborador.
Uma avaliação bem realizada permite, por exemplo, que sejam ofertados treinamentos necessários para corrigir falhas ou desenvolver pontos fortes específicos que foram constatados em avaliações.
É necessário que os colaboradores estejam alinhados aos valores e objetivos da empresa, assim como engajados com o desenvolvimento da empresa. Para isso, a organização precisa realizar uma gestão de pessoas eficaz, que tenha sensibilidade e humanidade para entender e atender as necessidades dos colaboradores.
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