Basear-se em impressões há muito tempo já não é o suficiente para saber qual foi o sucesso de uma feira, fórum, convenção etc. Hoje em dia, é importante que a empresa saiba medir o ROI de um evento corporativo a fim de negociar com parceiros, patrocinadores ou até mesmo para entender a importância do projeto na visão dos participantes.
O Retorno sobre o Investimento (ROI) permite que o organizador saiba onde aplicar o dinheiro e qual resultado terá. Porém, para fazer o cálculo, é preciso levar em consideração alguns aspectos, que devem estar alinhados com o objetivo estabelecido.
A seguir, vamos apresentar a importância de mensurar o ROI e explicar como a Copastur pode ajudar na organização do seu evento. Este conteúdo foi elaborado com o apoio da especialista em eventos Roberta Nonis. Continue a leitura!
Por que medir o ROI de um evento corporativo?
Como as empresas passaram a tomar decisões baseadas não só na estratégia, mas também nos valores gerados, acompanhar o ROI tornou-se essencial para saber o impacto que determinada ação pode ter para seus colaboradores ou clientes, mediante o objetivo definido na pré-produção do evento.
As companhias que fazem algumas convenções ao longo do ano, por exemplo, precisam saber qual a dimensão desses eventos para o público e também com quem vão falar, principalmente quando há investimento em logísticas de viagens, convidados internacionais, tecnologia de apresentação, cenografia etc.
O retorno não precisa ser financeiro. Pode vir em forma de capacitação da mão de obra dos colaboradores, aumento das vendas, melhoria da imagem etc. Mas só é possível precisar essas informações com uma medição efetiva do ROI. Sem ele, o organizador não consegue ter certeza se houve de fato a resposta que esperava para o projeto.
O que é possível analisar?
Nem todo evento pode ser medido com retorno financeiro, já que tudo depende do objetivo de determinada ação. Confira três exemplos presentes no livro “Valores Estratégicos dos Eventos”, de Jack J. Phillips:
- Return On Objectives (ROO) — traduzindo, é o Retorno Sobre o Objetivo, ou seja, o organizador pode estabelecer que 50% dos convidados devem ser potenciais clientes da sua empresa e, após o evento, medir se isso foi alcançado;
- Return On Engagement (ROE) — é a percepção do engajamento da marca depois de o público interagir com ela. Para medi-lo, é possível, por exemplo, fazer uma pesquisa com os visitantes de qual estande mais chamou a atenção, qual foi a marca ou produto que mais agradou etc.
- Return On Information (ROI) — mede qual foi a retenção da informação passada para o público no evento. Em um treinamento, por exemplo, você pode aplicar um teste antes e depois.
Como a Copastur pode ajudar você?
Para montar um evento de sucesso, capaz de atingir todos os objetivos, é preciso contar com uma empresa experiente e apta a cuidar de todos os detalhes, como a Copastur.
Além de contar com uma lista de fornecedores confiáveis e com profissionais capacitados e treinados para alcançar o melhor resultado, a Copastur consegue aplicar as melhores práticas de gestão de eventos e regulamentos básicos de segurança. O processo é dividido em seis etapas:
- planejamento do evento e concepção;
- análise e pesquisa de mercado;
- negociação e contratação dos melhores serviços e fornecedores;
- coordenação logística terrestre e aérea;
- acompanhamento do evento;
- pesquisa de satisfação pós-evento e relatórios.
Com essa consultoria estratégica especializada para a sua empresa, é possível gerar relatórios claros e transparentes, que vão possibilitar o gerenciamento e análise de todas as métricas.
O que a Copastur analisa?
Todo o processo do ROI começa com um objetivo pré-estabelecido. O primeiro passo antes de montar um evento é identificar qual público-alvo a feira, o fórum, a convenção etc. quer atingir. Depois, é traçado o que a empresa pretende alcançar ao final da ação, informações que são confirmadas com a medição das métricas apresentadas a seguir.
Objetivos e Resultados-chave (OKR)
Essa métrica revela como as ações contribuíram diretamente para o resultado do evento. Ela pode ser quantitativa ou qualitativa, dependendo do que se deseja alcançar. Ela também conecta os objetivos que foram traçados aos resultados-chave, que servirão como parâmetro para definir se tudo foi alcançado ou não.
Uma maneira de realizar essa medição é pedindo uma avaliação baseada no “gostei” ou “não gostei”, em nota de 0 a 10 etc. A verificação deve ser rápida e pode ser realizada na saída do evento, por exemplo.
Net Promoter Score (NPS)
O NPS é uma metodologia mais rígida, por meio da qual pede-se a avaliação em nota de 1 a 10. No entanto, é bem diferente do OKR.
Esse tipo de avaliação pode ser considerado mais desafiador, pois classifica o público que dá notas abaixo de 6 como detrator. Ou seja, ao avaliar um evento com nota menor que 6, o participante não teria se engajado o suficiente e nem comprado a ideia.
O público que dá nota 7 e 8 é considerado neutro. Apenas os que avaliam com 9 e 10 são vistos como engajados o suficiente para aderir à marca, produto etc. Sendo assim, tais pessoas são capazes de indicar e fazer propagandas sobre a empresa.
Quando esses números são capturados?
A coleta desses dados deve ser feita sempre no final do evento e de preferência até uma semana após a realização. Tudo para aproveitar, em tempo hábil, as ideias que estão frescas na cabeça do público e não perder informações.
Após dois ou três dias do início da pesquisa, a Copastur faz um novo contato com os colaboradores ou clientes que ainda não responderam. São utilizadas ferramentas tecnológicas que conseguem mostrar quem respondeu ou não o NPS, para que o link seja reenviado.
A pesquisa também pode ser realizada por meio impresso. Dessa forma, é possível atingir mais de 80% de respostas, dependendo do cliente, já que as pessoas tendem a se sentir mais comprometidas quando precisam entregar um papel. Também é interessante que a pesquisa seja atrativa. É possível até mesmo fazer um gamification (ou gameficação) para conseguir medir o engajamento.
Os eventos corporativos são a grande oportunidade para as empresas aumentarem seu portfólio de clientes, conseguirem novos parceiros, capacitarem seus colaboradores e melhorarem o relacionamento com os consumidores da marca, dando mais visibilidade e atraindo novos investimentos.
Agora que você conhece como a Copastur analisa o ROI de um evento corporativo e a importância desses números para a sua empresa, entre em contato conosco e esclareça suas dúvidas com um de nossos consultores.