[vc_row][vc_column][vc_column_text]Você já parou para pensar em como é difícil construir autoridade para uma marca hoje em dia, já que as pessoas recebem um grande volume de informações, têm sede de novidades, pouco tempo para assimilá-las e são cada vez mais exigentes com as empresas? É preciso se diferenciar!
Uma ótima forma de consolidar a imagem da sua empresa no mercado e aumentar o respaldo da marca é por meio da realização de eventos corporativos — de alta qualidade, claro. Para isso, é imprescindível contar com boa estrutura e organização, a fim de evitar críticas e demais prejuízos à imagem corporativa.
Mas, afinal, como os eventos corporativos ajudam a firmar a imagem de uma marca? Confira e descubra!
Quais tipos de eventos corporativos fortalecem a imagem da marca?
Os eventos corporativos permitem que você comunique o propósito de sua empresa de maneira estreita para um público bem segmentado e disposto a conhecer novidades. Mas quais tipos de eventos realmente amparam uma organização nessa missão?
Feiras
Para colocar sua marca em evidência e captar e conquistar novos leads, as feiras são uma excelente estratégia. Elas atraem a atenção da mídia e têm grande poder de articulação com o público externo. Além disso, elas funcionam como ponto de encontro entre vendedores, compradores e parceiros, propiciando um rico intercâmbio de experiências.
Workshops
Empresas que precisam firmar autoridade no mercado e transmitir algo relevante para o público-alvo têm muito a ganhar com os workshops. O cunho prático e ágil desses eventos tem eficácia com o público interno e atrai novos olhares entre o público externo, favorecendo a sua marca.
Palestras
Se você pode convidar uma autoridade que atraia muitas pessoas e ofereça conteúdo relevante, as palestras podem ajudá-lo a aumentar o alcance da sua marca. Esse tipo de evento cria uma conexão grande entre o tema abordado e a imagem de sua organização e, por isso, é essencial ter cuidado com a curadoria.
Lançamentos
Ideais para exibir os diferenciais de seu produto no mercado, os lançamentos demandam que o seu público interno (colaboradores e stakeholders) já estejam familiarizados com a novidade e saibam dialogar a respeito. Esses eventos podem ser transmitidos por streaming, gerando mais engajamento em suas mídias sociais.
Viagens de incentivo
Ferramenta eficiente para estimular colaboradores, impulsionar negócios, expandir sua empresa e fidelizar clientes, as viagens de incentivo são também uma excelente oportunidade para cumprir as estratégias e fortalecer a marca.
Congressos
Nesses eventos, diversos especialistas se reúnem para discutir minunciosamente um assunto específico, o que ajuda a trazer credibilidade para a sua marca e a vincula à vanguarda. É importante, portanto, que os tópicos abordados tenham relevância no momento e que deem margem para serem amplamente discutidos, de modo que sua empresa tenha oportunidade de inovar.
Convenções
A convenções têm o objetivo de estimular ideias e criar diretrizes e metas para estimular negócios. Em geral, as convenções podem seguir uma série de formatos. Grandes empresas costumam realizar encontros de líderes, convidando também palestrantes motivacionais e realizando jantares, dinâmicas e passeios.
Além destes, existem ainda os simpósios e eventos esportivos. Todos eles propiciam novos negócios e devem ser conduzidos sob uma estratégia de marketing alinhada com os valores de sua empresa, de modo que eles auxiliem, efetivamente, no alcance das metas.
Como os eventos corporativos ajudam a firmar a imagem da marca?
Os eventos são uma forma de educar o mercado e compartilhar conhecimentos sobre um assunto no qual desejamos nos colocar como referência.
- Para as empresas, isso gera fortalecimento do setor em que elas atuam, além de novos negócios e parcerias.
- Para o público, experiências únicas e conhecimento. Assim, as organizações participantes fomentam o mercado e se colocam como autoridade.
Agora que você já sabe quais tipos de eventos beneficiam a imagem de sua empresa, está na hora de entender como eles colaboram com sua estratégia e fortalecem sua marca!
Relacionamento com o público
A comunicação entre uma empresa e seu público pode se dar de várias formas, por diversas mídias e em diferentes momentos. A organização de um evento corporativo é uma dessas formas de se relacionar com o público e apresenta algumas vantagens importantes, que definitivamente devem ser consideradas por gestores e CEOs.
Para começar, esses eventos proporcionam um contato mais próximo com clientes (em potencial e efetivos), já que se desenrolam em ambientes produzidos pela empresa, livres de formalismos e entraves desnecessários. Assim, os clientes que se dispõem a participar dessas confraternizações normalmente já estão mais abertos para receber ofertas de produtos e serviços, ser apresentados à cultura organizacional da empresa ou o que mais for compartilhado.
Nos eventos, o contato com o público é mais dinâmico, e, segundo especialistas, mais eficaz. Isso porque os expositores conhecem potenciais clientes e stakeholders pessoalmente, trazendo mais confiabilidade. O que, por telefone ou e-mail, poderia levar semanas para se resolver, é apresentado em questão de horas e até minutos com pitches e demonstrações.
Relacionamento que exige estratégia
O relacionamento com o público vai além de um sorriso no rosto dos expositores. É essencial que a produção do evento leve em consideração os valores e a estratégia da empresa, de modo que cada ponto de contato com o cliente/fornecedor/stakeholder demonstre que a sua organização está ali para ajudá-lo na resolução dos problemas que ela se propõe a resolver.
Esse aspecto precisa ser considerado antes mesmo que o evento aconteça: afinal, o participante precisa estar disposto para interagir com as propostas de sua empresa por tanto tempo e se sentir à vontade para convidar outras pessoas.
Lembre-se: as expectativas em torno de um evento aumentam o envolvimento das pessoas. Faça bons teasers e muna-se de estratégias promocionais coerentes com o que você vai entregar.
Oportunidade de divulgação de eventos corporativos
Já que falamos em oferta de produtos e serviços, vale lembrar que os eventos corporativos são ótimas oportunidades para divulgar eventuais lançamentos da empresa. Ao estabelecer um primeiro contato de proximidade com os clientes, você garante que ao menos será ouvido por seu público-alvo.
E, convenhamos, isso já pode ser bem difícil de acontecer hoje em dia, em um contexto cada vez mais competitivo e de grande oferta.
Como dissemos anteriormente, em um evento, as pessoas estão mais aptas às novidades e dão maior abertura para o que as empresas têm a apresentar. Com bons pitchs, você conquista a atenção do público rapidamente, o que, por outros meios, poderia levar mais tempo e demandar mais recursos.
Daí a necessidade de contar com estratégias de marketing diferenciadas para eventos corporativos, capazes de aliar visual merchandising, produção de conteúdo, demonstrações e produção de brindes.
Credibilidade da marca
Eventos corporativos também ajudam a consolidar a marca da empresa no mercado. Por meio de festas de lançamento, conferências, palestras, feiras e outros tipos de evento, um negócio pode ser visto não apenas por clientes em potencial, mas também por concorrentes e possíveis colaboradores.
Essa é uma ótima forma de se estabelecer entre competidores e ocupar mais um espaço importante de divulgação!
Confirmação da identidade visual
A maioria das empresas gasta muito tempo e energia à procura de uma identidade visual que efetivamente corresponda a seus valores e à sua cultura organizacional. É preciso manter a coerência em relação a essa imagem. Afinal, logo, fonte, sonoridade do nome e até mesmo as diferentes aplicações dessa identidade visual afetam sim a percepção que os consumidores têm sobre a empresa.
Aí é que entram os eventos corporativos, como mais uma forma de consolidar e refletir essa identidade visual. Ao contrário das mídias tradicionais e de outras plataformas limitadas de divulgação visual, um evento é uma tela completamente em branco para quem deseja atrair novos negócios.
Basta usar a imaginação e contar com uma equipe qualificada para traduzir todos os valores e ideais da empresa em uma reunião de sucesso!
Em eventos corporativos, a identidade visual de sua empresa se materializa em novas plataformas. A marca, que poderia ser aplicada somente em placas, sites e materiais de papelaria, ganha também a superfície de brindes, estandes interativos, anúncios em revistas, totens, uniformes de colaboradores, entre outros.
Isso reafirma a força de sua marca e gera uma ótima impressão entre aqueles que entram em contato pela primeira vez com ela.
Motivação de colaboradores internos
Outra vantagem relacionada à realização de eventos corporativos é a consequente motivação dos colaboradores internos. Afinal de contas, uma marca também precisa consolidar sua imagem perante os próprios funcionários para gerar engajamento e fazer com que eles efetivamente vistam a camisa da empresa.
A lógica não é nada complicada: durante esses eventos, os funcionários podem fugir da rotina, lançando-se em novos desafios, assumindo mais responsabilidades e colocando em prática suas habilidades de produção, organização e networking.
Por tudo isso e muito mais, eles aproveitam bem os benefícios de cada evento, o que os motiva a fazer além do que é esperado, superando expectativas.
Portanto, prepare algumas pessoas de sua empresa para palestrar durante o evento. Além de deixá-las mais motivadas com novos desafios, você demonstra ao mercado que a sua companhia conta com experts. Tem maneira mais simples de mostrar que sua empresa entende do assunto?
Integração da equipe nos eventos corporativos
Ainda em relação à imagem da empresa junto a seus colaboradores, os eventos corporativos também ajudam na integração geral da equipe. Para usufruir dessa consequência pra lá de positiva, no entanto, é preciso demonstrar a importância dessas oportunidades para funcionários dos mais variados setores, de forma a incentivá-los a trabalhar em benefício de um mesmo propósito: o sucesso do evento.
Assim, esses eventos ajudam a fortalecer a integração dos colaboradores, promovendo a superação conjunta de desafios e a formação de equipes muito mais cooperativas. Sem dúvida, essa é mais uma excelente forma de engajar seus colaboradores no clima organizacional da empresa!
Oportunidade de comunicação externa
Pode acreditar: poucas oportunidades de comunicação com o público-alvo são tão efetivas quanto os eventos corporativos. Eles proporcionam um ambiente de maior receptividade para uma plateia de clientes em potencial, colaboradores e até outros agentes de mercado. E esses contatos podem vir a ser bastante relevantes para sua estratégia de negócio.
Além disso, são ambientes controlados, escolhidos por você, de exclusividade para ações comerciais e de marketing, sem a típica (e estressante) concorrência por atenção que normalmente toma as feiras de negócios e outros meios de comunicação.
Nesse caso, portanto, você tem a certeza de que sua imagem será a única na mente do público, podendo controlar como essa história será contada, quais ações são mais adequadas, entre outros inúmeros aspectos.
Procure pensar no que o participante ideal do seu evento desejaria consumir. Em relatórios de tendências, pesquisas por redes sociais, ouvidorias e depoimentos de clientes, elenque tópicos para montar os temas principais e solucionar as dúvidas mais comuns. Isso ajuda a criar conteúdos relevantes e uma conexão mais forte com os anseios de seu público.
Ciclo virtuoso de negócios
Eventos corporativos também são ótimas forma de alimentar um ciclo virtuoso de negócios para sua empresa. Primeiramente, eles representam uma oportunidade de networking e apresentação dos produtos e serviços mais adequados para a audiência do evento. Muitos novos clientes podem ser recebidos e prospectados nessas ocasiões.
Além de prospectar clientes em potencial, os eventos ainda podem servir para reforçar laços comerciais já existentes, fidelizando esses parceiros. Uma cartela de clientes regulares precisa ser não só mantida, mas fortalecida por meio de contatos constantes e canais abertos de comunicação com representantes de sua empresa. Forma-se, com os eventos corporativos, um ciclo que se retroalimenta.
Em seus eventos, procure criar um espaço confortável para que os frequentadores conversem, bem como horários convenientes. Coffee breaks e happy hours são excelentes oportunidades para tal. Se possível, conte também com salas para que os participantes agendem algumas reuniões.
Divulgação da cultura organizacional em eventos corporativos
Finalmente, outro aspecto fundamental para a realização de eventos corporativos e a consolidação da marca da empresa é a divulgação da cultura organizacional. Além de motivar e engajar colaboradores internos, esse aspecto também deve ser transmitido ao público-alvo do negócio e a seus parceiros comerciais.
Os valores essenciais do empreendimento, sua visão e sua missão representam o núcleo essencial de trabalho da empresa, que determina como serão seus hábitos, comportamentos, políticas, crenças e processos cotidianos. Como isso diz respeito à sua forma de fazer negócios, nada melhor que apostar em sua divulgação como parte indissociável da imagem da sua marca, não concorda?
Procure estar nos canais onde o seu público estiver, de forma que você e seus potenciais clientes dialoguem no mesmo nível. A partir disso, trace estratégias para chamar a atenção de suas leads nesse canal. Seu evento pode ter transmissões no stories, seus colaboradores podem conceder entrevistas para programas de TV e revistas e suas redes sociais podem ser alimentadas com conteúdos gerados durante o evento, apenas para citar algumas alternativas!
Vale lembrar que os eventos corporativos, como qualquer estratégia de reputação, podem levar um tempo para gerar frutos, mas, com a organização certa, eles podem ser colhidos em abundância, bastante maduros e ricos em oportunidades para nutrir os seus negócios.
E a sua empresa, por acaso tem investido em eventos corporativos como forma de consolidar sua imagem no mercado? Para entender mais sobre esse assunto, aproveite para conferir também como usar eventos corporativos como estratégia de marketing![/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]