Os sites de compra coletiva tiveram seu auge entre 2011 e 2013, ficando bastante populares nos segmentos de estética, moda e viagens.
De lá para cá, o mercado sofreu grandes transformações, e esses sites encontraram no nicho de viagens uma maneira de permanecer no mercado.
Para quem detém esse tipo de negócio, as operações são lucrativas: algumas empresas chegam a cobrar um valor de até 50% de comissão para encontrar centenas de compradores para o produto ou serviço oferecido.
Em busca de descontos, algumas organizações têm recorrido a esses sites para conseguir melhores preços de passagens e hotéis. Mas será que eles realmente oferecem vantagens para as empresas que desejam investir em viagens corporativas? É o que vamos entender no post de hoje!
Que cuidados precisam ser tomados em relação aos sites de compra coletiva?
Uma pesquisa feita pela Corporate Travel Solutions (CTS) e divulgada no Diário Comércio Indústria e Serviços mostrou que grandes corporações têm um prejuízo de 15% na gestão financeira de viagens e eventos corporativos. A causa? Reembolsos não realizados, cobranças irregulares e acordos comerciais não cumpridos.
A gestão fraudulenta é uma das principais causas para esses transtornos. Por isso, para que haja o crescimento sustentável das companhias, é de fundamental importância a transparência e o amparo de uma agência especializada nesse segmento.
Assim como em qualquer aquisição, as compras coletivas exigem muita atenção às regras. Em alguns casos, pessoas relatam quase terem fechado negócio, acreditando que as passagens estavam inclusas, quando na verdade só iriam adquirir o aluguel de carro e a hospedagem.
É preciso ler os detalhes da promoção atenciosamente, verificar em quais datas o voucher pode ser usado e qual é o valor real do pacote, e se inclui taxas como as de serviço, de embarque, de emissão, etc… Outro item que requer especial cuidado é a política de cancelamento e o que pode ser feito em casos de insatisfação com o serviço.
Quais são as vantagens da compra coletiva?
Para pessoas físicas, os sites de compras coletivas proporcionam vantagens, especialmente no caso de viagens curtas e em baixa temporada. Nestes sites, é possível encontrar pacotes completos, que incluem passagens aéreas, aluguel de carro e seguro viagem.
Dependendo do custo-benefício, você pode até mesmo cogitar um novo destino. Afinal, planejar uma viagem em família, em casal ou sozinho é bem mais fácil se compararmos à tarefa de programar um passeio para um grupo de uma empresa. Conhecendo os gostos e rotinas de quem vai participar da viagem, você consegue remanejar e aproveitar as promoções.
Outra vantagem está na variedade de cupons. Por meio dos sites, é possível encontrar pacotes para parques temáticos, chalés, pousadas e SPAs. Mas tome sempre o cuidado de verificar a validade das promoções com os estabelecimentos.
E quais são as desvantagens das compras coletivas de viagens?
Para empresas que planejam realizar viagens corporativas, proporcionando experiências únicas para seus colaboradores, as compras coletivas não são tão vantajosas assim. Saiba mais a seguir.
Empresas que não cumprem a própria parte do acordo
No ReclameAqui, a maior parte das reclamações se voltam contra empresas que vendem cupons e deveriam entregar um produto ou serviço e não o fazem.
Essa questão contempla os mais diversos setores: decoração de interiores, restaurantes, buffet, entre outros. Na maioria das queixas, as empresas que deixaram de cumprir o acordo eram pequenas ou desconhecidas do público.
Agora, pense nas consequências desastrosas de deixar uma viagem corporativa nas mãos de uma companhia que não cumpre o que promete: frustração entre os colaboradores, estresse em negociações, desmotivação entre os membros de sua equipe e impactos negativos na imagem do seu negócio.
Vale lembrar que os sites de compras coletivas fazem uma triagem para evitar a presença de companhias mal-intencionadas. Ainda assim, contar com uma agência especializada tende a ser a melhor opção para essas negociações.
Dificuldades caso desista ou precise alterar a compra
Caso você precise cancelar a viagem ou pedir o dinheiro de volta, pode ter um trabalho extra.
A legislação brasileira determina que o consumidor pode devolver qualquer produto ou serviço adquirido em e-commerces e sites de compras coletivas 7 dias após a aquisição.
Muitos sites de compras coletivas cumprem a lei, mas a devolução do dinheiro pode demorar. Isso ocorre porque a legislação não determina que as empresas devolvam o dinheiro dentro de um prazo pré-definido.
Alguns sites ofertam reembolso imediato, mas na realidade concedem um vale para que o cliente gaste no próprio site. Como o reembolso demora muito, é comum que os consumidores aceitem os créditos e abram mão do dinheiro. Acontece que, para empresas, esse dano sobre o orçamento é inaceitável.
Aquisição de serviços que você não deseja
Um motivo para ler todas as regras da promoção atenciosamente e até tirar dúvidas por telefone é que, junto do serviço ou produto ofertado, pode vir algo que você não deseja ou desnecessário. A dificuldade para cancelar este item extra é grande. E normalmente não há abatimento no valor total do pacote.
Regras complexas
Outra dificuldade apresentada pelos consumidores de sites de compras coletivas no ReclameAqui é aquisição de cupons com regras complexas para serem convertidos nos objetos de desejo. Alguns cupons têm prazo para expirar ou são limitados a certas unidades do empreendimento.
Também podem existir datas e horários específicos para que o consumidor aproveite os preços baixos, o que mina as possibilidades de personalização da experiência para o colaborador durante a viagem.
As empresas que anunciam nesses sites têm o direito de fazer algumas exigências para disponibilização da promoção, mas essas regras precisam estar explícitas no contrato. O consumidor só tem direito a uma reparação quando o prometido não é entregue.
Descontos não tão vantajosos assim
O maior atrativo dos sites de compras coletivas são os cupons com descontos. Contudo, nem sempre os preços sobre os quais essas ofertas são calculadas são realistas. Em alguns casos, a tarifa cheia inclui alguns serviços que não fazem parte da promoção.
Em outros, a oferta não compensa. Alguns restaurantes, por exemplo, ofertam os pratos, mas cobram a mais no ato da entrada ou no estacionamento. Diante disso, especialistas recomendam que, ao planejar a sua viagem, você faça os cálculos, equiparando os serviços disponibilizados no site com os preços praticados normalmente.
Tome especial cuidado se você está cogitando adquirir serviços para seus colaboradores aproveitarem durante a viagem. No caso de cancelamento de shows, por exemplo, há mais companhias envolvidas, o que dilui a responsabilidade entre os agentes e dificulta a compensação.
Um dos requisitos importantes para o sucesso de uma viagem corporativa é a personalização. Como esclarecido, a compra coletiva de viagens é mais viável para pessoas físicas, pois as empresas que ofertam esse tipo de serviço fazem uma série de limitações em relação às reservas e a itens importantes impedindo a personalização da experiência.
Quando a sua empresa fecha um pacote de viagens corporativas com uma agência especializada, é possível obter uma flexibilidade maior de destinos, datas e atrações adaptadas ao perfil do público. A segmentação permite também uma negociação melhor de valores, já que o pacote contempla mais pessoas.
Este conteúdo foi útil para você? Então, continue aprendendo sobre viagens corporativas. Baixe agora o e-book Vantagens e benefícios das viagens corporativas com gestão dedicada!