● Em 2023, foram 520 mil documentos emitidos apenas pelo Consulado de São Paulo
● Brasileiros gastaram mais de US$ 6 bilhões nos EUA em 2022
● Tempo de espera para a emissão do primeiro visto varia 30 a 60 dias na capital paulista
● Cônsul-geral afirma que ampliação da equipe ritmo acelerado estão sendo fundamentais
SÃO PAULO – Estivemos com David Hodge, Cônsul-geral dos Estados Unidos em São Paulo, recentemente, durante a primeira reunião de 2024 do Comitê Visit USA, onde o executivo já tinha adiantado que mais de 1 milhão de vistos foram emitidos pelos Consulados e pela Embaixada dos EUA no Brasil em 2023, um verdadeiro recorde. E em 2024, este número deve ser ainda maior. No primeiro trimestre de 2024, o crescimento no número de documentos emitidos foi de 20%.
Sempre que David Hodge tem uma oportunidade para falar, ele divulga números e insights interessantes sobre o turismo entre Brasil e EUA. Nesta semana, durante evento do Greater Miami CVB em sua residência oficial, não foi diferente. Além de lembrar que o Consulado dos EUA em São Paulo sempre figura na primeira ou na segunda posição entre aqueles que mais emitem vistos em todo o mundo, numa disputa direta com a Cidade do México, disse que o ritmo segue intenso.
“Eu brinco que as pessoas pensam que os colaboradores do Consulado dos EUA só fazem vistos. Na verdade, fazemos sim muitos vistos. Em 2023, foram mais de 600 mil documentos emitidos apenas em São Paulo, mas fazemos muito mais! Cerca de 2/3 dos nossos colaboradores tem outros afazeres dentro do Consulado”
“Eu brinco que as pessoas pensam que os colaboradores do Consulado dos EUA só fazem vistos. Na verdade, fazemos sim muitos vistos. Em 2023, foram mais de 600 mil documentos emitidos apenas em São Paulo, mas fazemos muito mais! Cerca de 2/3 dos nossos colaboradores tem outros afazeres dentro do Consulado, como todo o serviço comercial. Mas os vistos são importantes porque o Turismo é importante para economia do nosso país”, disse David.
“A boa notícia é que estamos trabalhando duro para lidar com o tempo de espera atual, e acredito que estamos tendo sucesso. O tempo de espera hoje varia de 30 a 60 dias”
O Cônsul-geral veio com outro dado muito legal: os 1,2 milhão de brasileiros gastaram US$ 6,3 bilhões nos Estados Unidos em 2022, se tornando o sexto maior mercado neste sentido. Imagina neste ano, que a previsão é de mais de 2 milhões de brasileiros no destino? A projeção para este ano é que cheguemos a 102% da recuperação dos gastos nos Estados Unidos. Em 2025, esse número pula para 117% e, em 2027, para 138%.
“É por isso que tenho que agradecer as grandes empresas que trabalham duro para enviar cada vez mais brasileiros ao nosso país. E elas dependem de nós. Então, a boa notícia é que estamos trabalhando duro para lidar com o tempo de espera atual, e acredito que estamos tendo sucesso. O tempo de espera hoje varia de 30 a 60 dias”, disse ele.
Isso vale apenas para aqueles que emitem o visto pela primeira vez na vida ou estão renovando o visto após 48 meses. “Para as pessoas que estão renovando seus vistos (antes de 48 meses da expiração) não há tempo de espera. Você pode ser atendido um dia após a sua solicitação ou então na próxima semana. Hoje, há cerca de 6 milhões de brasileiros com vistos para visitar os EUA, então há um monte de possibilidades para esses turistas”, destacou Hodge.
“Para as pessoas que estão renovando seus vistos (antes de 48 meses da expiração) não há tempo de espera. Você pode ser atendido um dia após a sua solicitação ou então na próxima semana. Hoje, há cerca de 6 milhões de brasileiros com vistos para visitar os EUA, então há um monte de possibilidades para esses turistas”
Mas como o Consulado dos EUA em São Paulo tem reduzido esse tempo de espera? Com muito trabalho, segundo o Cônsul. “Contratamos muitos colaboradores e hoje temos 33 pessoasl para atender apenas os solicitantes de vistos, em todas as manhãs e tardes, apenas em São Paulo. É o Consulado que mais emite vistos em todo o mundo, ao lado do México. Isso reflete não só no aumento de pessoas, mas também na eficiência do nosso trabalho duro para diminuir o tempo de espera”, frisou o Cônsul.
Fonte: Mercado&Eventos