Pensando na conexão com o mundo e na busca do verdadeiro propósito, a Copastur compõe o projeto BioConexão ao lado de Fabia Toqueti Pace da d.Propósito e Cleicí Tavares da COOMARU (Cooperativa Mista Agroextrativista do Rio Unini) – que impacta 8 comunidades ribeirinhas dentro da Reserva, bem como comunidades quilombolas e indígenas do entorno. Dividido em fases, o projeto foi iniciado em julho deste ano com uma imersão na Reserva Extrativista do Rio Unini, em uma expedição pela Amazônia, o pulmão da Terra.
Com a expertise da Copastur em negócios e conexões por meio de viagens, trilhamos caminhos transformadores e cheios de aprendizado em meio à natureza, escutando ativamente as comunidades locais e os seus saberes. Confira!
Expedição pela Amazônia
A Copastur foi a responsável por estreitar os laços entre a Fabia da d.Propósito e a Cleicí da COOMARU, promovendo e acompanhando a expedição, que começou no dia 25 de julho, quando chegamos primeiramente em Manaus. Juntos, testemunhamos e vivenciamos a transformação que podemos alcançar, da Amazônia para o mundo.
A agenda foi iniciada com uma entrevista da Cleicí para a Rede Amazônica, afiliada da Rede Globo. Nascida e criada na comunidade do Rio Unini, ela retornou ao local para levar a oportunidade de negócio da BioConexão. Nesse momento, também houve uma reunião com a liderança do ICMBio, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, órgão ambiental responsável por proteger as unidades de conservação do Amazonas, e recebemos a aprovação para seguirmos em frente com o projeto.
Durante a expedição, visitamos a unidade da COOMARU em Novo Airão, que trabalha com um modelo de negócio sustentável para trazer renda para a comunidade e para toda a região. O presidente da cooperativa, João Evangelista, contou a história da COOMARU e ouviu com atenção os detalhes da parceria com a D.Propósito para ressignificar materiais da floresta amazônica e criar móveis feitos com ouriços da castanha que seriam descartados. Ele relatou a sua preocupação com o futuro da reserva e os jovens da sua comunidade, e tivemos a oportunidade de explicar que a missão da Copastur com a BioConexão é somar para continuar fazendo acontecer, contribuindo com o meio ambiente, a sustentabilidade e a geração de renda para os ribeirinhos.
Ainda em Novo Airão, no passeio dos botos, vivemos uma experiência inesquecível em que interagimos com esses animais, aprendemos sobre a espécie e nos conscientizamos sobre a sua preservação. Pudemos nos conectar melhor ao povo ribeirinho e às lutas de quem vive nessa região para preservar o meio ambiente em meio à tanta exploração para fins econômicos, e saímos de lá com uma vontade ainda maior de cuidarmos da natureza e batalharmos por um mundo melhor. Também visitamos a Fundação Almerinda Malaquias, que atua na transformação social por meio da geração de renda para a comunidade e na educação ambiental, criando artesanato e outros itens sustentáveis a partir de recursos naturais reutilizáveis.
Visita à Reserva Extrativista Rio Unini
Depois, com a devida autorização, chegou a hora da visita à RESEX Rio Unini. Os participantes da expedição ficaram na comunidade Patauá, onde vivenciaram uma imersão cultural ao compartilharem a rotina com os habitantes. Também conheceram de perto a fábrica de castanhas, que recentemente recebeu um investimento para uma reforma, visando o bem-estar e a dignidade das pessoas que trabalham ali. O Sr. João mostrou tudo com brilho nos olhos, falando do cuidado e do amor pelo seu projeto.
Por fim, aconteceu por lá uma reunião inspiradora para nós da Copastur, a Cleicí e a Fabia. Apresentamos a BioConexão para a comunidade e os cooperados e, também, escutamos as suas histórias e opiniões. O dia também contou com músicas, dinâmicas e comidas preparadas por essas pessoas receptivas e acolhedoras que votaram a favor do nosso projeto – e, para fecharmos a expedição com chave de ouro, ainda nos presentearam com uma linda apresentação de dança Carimbó.