SAN DIEGO – Únicas TMCs presentes à GBTA 2022, em San Diego, maior evento de viagens e eventos corporativos do mercado, Copastur celebra resultados de vendas acima dos volumes de 2019, depois de mais de dois anos de estagnação e queda, por conta da pandemia de covid-19. Uma volta diferente, impulsionada por tarifas mais altas, viagens mais longas e, em alguns casos, menos transações.
Confira a seguir, o bate papo.
A TMC dirigida por Edmar Bull e Edmar Mendoza já ia ter um ano de recordes, mas os resultados do começo do segundo semestre mostram que as vendas estão bem acima do esperado. Se no semestre passado, Mendoza previa vendas totais entre R$ 1,2 bilhão e R$ 1,5 bilhão, agora a estimativa é de ultrapassar os R$ 1,5 bilhão.
PANROTAS – Quais as perspectivas do segundo semestre na Copastur, depois de números expressivos na primeira metade do ano?
EDMAR MENDOZA BULL – A Copastur está muito bem nessa volta do corporativo. Temos os problemas gerais de mercado, com preços altos, problemas de serviços e atendimento em fornecedores… Algo que temos de conviver. O mercado também está com falta de profissionais, mas temos uma marca muito forte, que atrai colaboradores e já conseguimos colocar nossos planos em prática, e nosso nível de serviço sobe a cada dia.
PANROTAS – E o comportamento dos clientes diante disso?
EDMAR – Eles estão mais exigentes. Isso tem uma carga maior de serviço para nós.
PANROTAS – Em que pontos o cliente se mostra mais exigente?
EDMAR – No acompanhamento das viagens. Ele quer que a gente acompanhe todos os passos, sabendo se deu certo, se não deu. E gente tenta sempre estar à frente do que pode acontecer.
PANROTAS – Em termos de vendas e transações, como está a retomada na Copastur?
EDMAR – Vamos bater duas vezes o resultado de 2019, em transações e vendas. Vamos crescer 100%. Estamos com 820 colaboradores e crescendo. Com vagas abertas.
PANROTAS – Então a meta de vendas de no máximo R$ 1,5 bilhão vai ser ultrapassada?
EDMAR – Sim, acreditamos que será mais.
PANROTAS – A aliança global da Copastur com a Direct Travel e ATPI te ajuda no acesso a ferramentas que gerenciem a disrupção?
EDMAR – Temos acesso a todas as ferramentas deles, o que leva muita inovação ao que fazemos localmente.
PANROTAS – O que precisa mudar urgentemente no corporativo nesse pós-pandemia?
EDMAR – Pensar na experiência do cliente. Não apenas nós como TMC, mas os fornecedores também. Vemos muito os fornecedores mais focados em recuperar os prejuízos que tiveram e oferecendo serviço pior, da limpeza do quarto à renovação dos equipamentos. Também em sistemas e processos de check-in de empresas aéreas. O mercado precisa entender o quanto o papel da TMC é importante para que essa experiência melhore, o quanto podemos colaborar e trabalhar junto com os fornecedores. Não adianta fazer isoladamente, sem a parceria com as TMCs.
PANROTAS – A Copastur tem investido muito em ESG. Isso já está te trazendo mais resultados, mais negócios?
EDMAR – O ambiente de trabalho está melhor. Tem trazido novas visões para a Copastur e para fora. Quando falamos de ESG e ISSO-14001, que temos há mais de dez anos…Vamos conseguir uma nova certificação e isso vai fazer com que a gente melhore a cada dia.