O termo employer branding significa marca do empregador ou, em outras palavras, técnicas para que gerar uma visão positiva da empresa, como local de trabalho. Como o mercado está cada vez competitivo, essa tem sido uma das estratégias das organizações para manter os melhores talentos.
Quer entender melhor como isso funciona? Então, continue a leitura deste artigo e descubra os benefícios desse tipo de ação!
Quais são as vantagens de investir em employer branding?
Apesar de ser direcionada para os colaboradores, os empregadores são os que mais ganham com a aplicação do employer branding. Estas são as principais vantagens para as empresas:
- retenção de talentos: profissionais sérios e comprometidos querem trabalhar nas melhores empresas e, por isso, é importante oferecer um ambiente favorável a eles;
- redução de custos: ao reter os melhores profissionais, a empresa diminui os custos com treinamentos e novas contratações;
- reconhecimento da marca: tudo o que acontece de positivo dentro da empresa também costuma se refletir fora dela. Então, as organizações que investem nos profissionais são bem vistas pelo mercado.
Como aplicar o employer branding na empresa?
Existem diversas formas de implementar o employer branding na empresa. Confira alguns passos importantes para garantir a aplicação da estratégia!
Defina seu objetivo
Primeiramente, é necessário definir qual objetivo você deseja alcançar com essa estratégia. A empresa pode querer, por exemplo, atrair determinado perfil de profissionais ou reorganizar a cultura organizacional.
Ao determinar a meta a ser atingida fica mais fácil pensar nas ações que serão feitas.
Analise o que pode ser mudado
O que falta para a sua empresa ser vista de forma positiva pelos profissionais? Diversos aspectos podem ser analisados, como:
- salário e benefícios compatíveis com o mercado;
- ambiente positivo e de parceria;
- plano de carreira;
- feedbacks de gestores;
- possibilidade de crescimento;
- confraternizações.
Aposte em uma boa comunicação
Grande parte da percepção das pessoas está atrelada à comunicação. Equipes que são motivadas e se sentem à vontade para sugerir melhorias são aquelas que permanecem mais tempo nas empresas.
Por isso, treine os gestores para que tenham um bom relacionamento com os colaboradores. Além do mais, divulgue informações relevantes para toda a empresa, como formas de evoluir na carreira, eventos do mercado, etc.
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