Empresa B: descubra como a Copastur contribui com o mundo na prática 6 min restantes

Compartilhe este conteúdo:

O propósito da Copastur é ser a melhor empresa para o mundo, e não apenas do mundo. Somos uma Empresa B e consideramos o nosso compromisso com as práticas de ESG muito mais do que uma estratégia empresarial. 

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente dar o play abaixo ou fazer o download para ouvir offline!

A Copastur é uma das poucas companhias brasileiras de turismo com a certificação B. E, de forma geral, uma das 336* do Brasil, sendo que existem mais de 20 milhões de empresas abertas no país, de acordo com o Mapa de Empresas do Governo Federal.

Além de sermos uma Empresa B, também participamos ativamente do Pacto Global da ONU, compensamos as nossas emissões de carbono em 2023, somos mantenedores do capitalismo consciente e considerados Great Place to Work (Melhores Empresas para Trabalhar), entre várias outras iniciativas de ESG. Saiba mais!

Empresa B: descubra como a Copastur contribui com o mundo na prática

O que significa ser uma Empresa B?

O Sistema B é um movimento global de empresas que visam aliar o lucro ao desenvolvimento socioambiental. Como uma Empresa B, trabalhamos além dos nossos próprios interesses, garantindo uma boa governança e vantagens para todos ao redor: pessoas colaboradoras, comunidade, planeta, clientes e outros stakeholders. 

Isso significa que cumprimos as mais elevadas normas de responsabilidade e desempenho. Mas você sabe o que nos fez chegar até aqui? Conheça abaixo algumas das nossas várias ações!

*O número citado de empresas B no Brasil se refere ao mês de agosto de 2024.

ESG: o que transformou a Copastur em uma Empresa B?

No E de ESG, prezamos pelo consumo sustentável, compromisso climático e gestão ambiental. No S, nossos pilares são o impacto na comunidade, capacitação e educação e diversidade e inclusão. Já no G, trabalhamos com ética e conduta empresarial, práticas de controle e gestão e visão estratégica. 

Ambiental

Primeiramente, a escolha da localização do escritório da Copastur em São Paulo foi cuidadosamente planejada e alinhada ao nosso compromisso de minimizar os impactos ambientais. Estamos em um condomínio projetado seguindo elevados padrões sustentáveis, e possui algumas certificações, incluindo a LEED. 

“Promovemos diversas ações internas para preservar o meio ambiente, principalmente com a gestão de resíduos, da reciclagem à economia de energia, água e papel nas sedes da Copastur, uma Empresa B. Em 2023, deixamos de usar 11.250 unidades de copos descartáveis por mês, com a troca por squeezes, e reduzimos 12,5% do consumo de energia elétrica com data base em 2022. Além disso, no mutirão de limpeza junto ao nosso comitê de sustentabilidade, retiramos 68 kg de resíduos e 4 mil bitucas de cigarro da rua”, contou Elaine Dantas, Chief Human Resources Officer – CHRO na Copastur. 

Em 2023, compensamos as nossas emissões de carbono. Plantamos com a SOS Mata Atlântica mudas de árvores nativas do bioma mais ameaçado do Brasil para compensar as emissões de CO₂. No projeto Green Travel, para os nossos clientes compensarem também, se desejarem, enviamos um relatório com o cálculo das emissões de carbono resultantes das suas viagens aéreas e indicamos a quantidade de mudas necessárias. Desde 2014, somos a primeira agência de turismo certificada com a ISO 14001. Além disso, desde 2011, a Copastur apoia os Dez Princípios do Pacto Global da ONU – Rede Brasil, nas áreas de Meio Ambiente, Direitos Humanos, Trabalho e Anticorrupção, integrando esses princípios na nossa estratégia, cultura e operações diárias.  

Social

O que move a Copastur, acima de tudo, é o cuidado com as pessoas. Apoiamos algumas ONGs, como a Orgânico Solidário, que leva alimentos orgânicos para famílias em situação de vulnerabilidade social, a partir da atuação de uma rede de agricultores, estimulando a sua produção e renda. Também contribuímos com a ONG Acredite. Em outras ações com o comitê de sustentabilidade, em 2023, foram cerca de 3 toneladas de alimentos, 1.050 peças de agasalhos e 753 brinquedos doados. Também somos parceiros da ONG Banco de Alimentos e, a cada viagem vendida pela Goya, nossa marca de viagens de alto padrão, viabilizamos a doação de 2 kg de alimentos. Em 2023, atingimos a marca de 1 tonelada de alimentos doados. 

Somos uma Empresa B, mantenedores do Capitalismo Consciente e certificados pela Pesquisa Humanizadas. Todo ano, desde 2017, também temos sido certificados como Great Place to Work (Melhores Empresas para Trabalhar). Firmamos o compromisso com o Movimento Raça é Prioridade, da ONU, com a meta de 30% de pessoas negras e demais grupos étnicos minoritários em posição de liderança até 2025, e o Movimento Elas Lideram, com a meta de 30% de mulheres em posição de alta liderança até 2025. 

Também nos comprometemos com o Movimento Ambição Net Zero e, como meta individual, publicamos anualmente o nosso inventário de emissões de gases de efeito estufa (GEE) e formalizamos o compromisso com a SBTI. Contamos com uma área especificamente de Diversidade e Inclusão, que idealizou o benefício “Prazer, Eu!”, em que apoiamos e custeamos todo o processo de retificação de nome e gênero de pessoas colaboradoras trans.  

Governança

Além da certificação de Empresa B e todas as outras, a Copastur também possui a ISO 9001, um sistema de gestão da qualidade. Esse padrão direciona e sustenta os nossos esforços em relação às melhores práticas, com processos, auditorias e análises de risco. 

Recentemente, em 2024, recebemos a nossa terceira certificação ISO, com a ISO 27001:2022, um dos mais prestigiados padrões internacionais para gestão da segurança da informação. Isso reforça o compromisso da Copastur com a proteção e a gestão adequada das informações em todas as nossas marcas, visto que a ISO 27001 estabelece requisitos rigorosos para um sistema de gestão de segurança da informação (SGSI), incluindo a avaliação contínua de riscos e a implementação de controles abrangentes para proteger os dados.  

E essas são só algumas das várias iniciativas e projetos da Copastur, uma Empresa B! Confira a nossa agenda completa de ESG.

Projeto BioConexão

Pensando na conexão com o mundo e na busca do verdadeiro propósito, lançamos a BioConexão, em parceria com Fabia Toqueti Pace da D.Propósito e Cleicí Tavares da COOMARU (Cooperativa Mista Agroextrativista do Rio Unini). Dividido em fases, o projeto foi iniciado em julho de 2024 com uma imersão na Reserva Extrativista do Rio Unini, em uma expedição pela Amazônia, o pulmão da Terra. 

Depois, a Copastur partiu para Belém do Pará e, no dia 1º de agosto, participamos do BioEconomy Amazon Summit (BAS), promovido pelo Pacto Global da ONU e pela KPTL como um dos eventos preparatórios para a COP30, Conferência da ONU de Mudanças Climáticas que reforça as melhores práticas e proporciona debates sobre o tema. Por lá, compartilhamos experiências e fortalecemos o nosso propósito como uma Empresa B.

Agora que você já sabe tudo sobre a nossa certificação de Empresa B e as nossas ações de ESG, descubra mais sobre o projeto BioConexão!

Posts Relacionados

Rolar para cima