Você provavelmente já conhece algumas iniciativas de endomarketing nas empresas, e sabe a importância dessas práticas para o sucesso de qualquer organização. Mas isso não é o suficiente, claro. O melhor é saber aplicar com propriedade e autenticidade!
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Quer mais detalhes sobre isso e também insights para levar essa ideia para sua empresa? Confira este artigo da Copastur!
O que são as estratégias de endomarketing nas empresas?
Antes de mais nada, vamos relembrar o que é endomarketing nas empresas. Como o próprio nome já sugere, estamos falando do marketing voltado para dentro, para os clientes internos da organização — os colaboradores.
Essa estratégia desempenha um papel importante na satisfação, no engajamento, na motivação e, claro, na produtividade da equipe.
O detalhe é que, por mais que você possa buscar referências de iniciativas de endomarketing, é importante desenvolver as próprias estratégias.
Quanto mais forte for a conexão entre suas ações e a cultura do negócio, maior será o impacto delas sobre os colaboradores. Isso, claro, impacta diretamente no retorno sobre o investimento feito.
Sem ideias de como chegar a boas estratégias de endomarketing nas empresas? Então, acompanhe estas sugestões!
1. Foque na pesquisa de clima organizacional
Um excelente ponto de partida para traçar sua estratégia de endomarketing é a pesquisa de clima organizacional respondida pelos colaboradores.
Esses dados permitirão que você identifique pontos de insatisfação do time, desenvolvendo iniciativas de endomarketing especificamente voltadas ao perfil e às necessidades da organização. É uma maneira simples de garantir que seu investimento trará resultados reais.
2. Adote dias informais
Se um dos problemas para assegurar a motivação da sua equipe é o alto nível de estresse no trabalho, uma ação de endomarketing que pode funcionar bem é a adoção de dias informais.
Em algumas empresas, o dia informal permite que os funcionários trabalhem com a roupa que quiserem (a famosa “sexta casual”, por exemplo), enquanto em outras é um dia em que os colaboradores podem levar seus pets para o trabalho, entre outros tipos de situação.
Para determinar qual será a cara do dia informal do seu negócio, você precisa avaliar basicamente dois fatores: impacto e viabilidade.
Em outras palavras, o ideal é procurar oferecer permissões que realmente aliviam o estresse do ambiente de trabalho, mas sem atrapalhar o fluxo das atividades.
3. Envolva a equipe em uma causa
Quando o problema é a falta de entrosamento entre os membros da equipe, uma ação de endomarketing nas empresas que funciona é engajar todo mundo em uma causa social, organizando o time para trabalhar conjuntamente em um projeto.
Para garantir maior aderência, é importante que a causa escolhida desperte o interesse de todos e, claro, que esteja alinhada com os valores da organização.
Vale apontar que não necessariamente ela precisa ser feita dentro da empresa, limitando-se ao cotidiano corporativo. Fazer parcerias são ótimas ideias nesse momento, e pode fazer com que seus colaboradores possam trocar de ambiente e respirar novos ares.
4. Realize eventos internos
Os eventos corporativos internos são excelentes alternativas quando o problema da falta de satisfação ou motivação está relacionado à sensação de que a empresa não valoriza a equipe.
Isso é bastante comum principalmente entre colaboradores mais jovens, que tendem a valorizar muito o desenvolvimento e crescimento profissional.
Como existem diferentes tipos de eventos, cada um com seu próprio foco e benefícios, que tal alternar entre eles para criar um calendário ativo e diversificado para os colaboradores? Você pode apostar, por exemplo, em:
Os cursos e treinamentos são eventos que exigem um investimento maior. Porém, eles têm um valor agregado alto.
Além de melhorarem a produtividade dos colaboradores por meio de um reforço à motivação, essas iniciativas de endomarketing também elevam a qualidade do seu trabalho, unindo o útil ao agradável!
5. Ofereça uma alimentação equilibrada
As pessoas correm cada vez mais atrás de uma vida saudável. É aí que entra a alimentação equilibrada! O problema é que, infelizmente, essas preocupações nem sempre são compatíveis com as demandas do trabalho.
Com a falta de tempo e o cansaço, a alimentação inadequada toma conta, o que acaba afetando o desempenho profissional. Nesse cenário, faz todo sentido investir em endomarketing nas empresas dando aos colaboradores a oportunidade de ter uma alimentação equilibrada, não acha?
Acredite: muitos profissionais valorizam mais esse tipo de benefício que o tradicional vale-refeição ou a cesta básica, pois representa uma relação não somente baseada no dinheiro, mas no interesse genuíno da organização pelo bem-estar das equipes.
Um exemplo claro disso é a prática de oferecer frutas no escritório. Pesquise, veja quais são as mais apreciadas e faça esse agrado para os seus colaboradores!
6. Organize passeios e viagens
Uma ação autêntica de endomarketing pode envolver justamente tirar os colaboradores do ambiente da empresa. Isso porque, embora a relação predominante entre eles seja a de trabalho, vínculos de empatia e confiança são importantíssimos para garantir a coesão da equipe.
Dentro do escritório, no entanto, esses vínculos acabam sendo limitados pelas formalidades e a pressão típicas do ambiente profissional. Aí é que entram os passeios e as viagens!
Levar os colaboradores para um ambiente neutro, onde possam se divertir e mostrar sua verdadeira personalidade, é uma excelente forma de estreitar o relacionamento entre eles.
Os cuidados necessários para o sucesso dessa estratégia envolvem a escolha do destino adequado, o planejamento das datas, a escolha de hotéis e voos com melhor custo-benefício e, se for o caso, a definição de regras claras para a participação da equipe nas viagens de incentivo.
7. Incentive a prática de hobbies e esportes
Seguindo uma linha de pensamento similar à da sugestão anterior, você também pode criar grupos dentro da empresa para a prática de hobbies e esportes. Essas são oportunidades para que a equipe desenvolva um entrosamento melhor e relaxe. O segredo nesse caso é tentar descobrir quais seriam as atividades que despertariam maior interesse dentro da sua organização.
Como dá para imaginar, essa escolha vai depender muito do perfil dos colaboradores. Assim, enquanto uma horta comunitária pode funcionar muito bem para uma empresa, para outra, uma mini liga de futebol, vôlei ou basquete pode ter um impacto bem maior, inclusive de videogame!
Ainda é possível criar diferentes clubes para abranger interesses variados. Só esteja atento à criação de um calendário de atividades para manter o equilíbrio com o trabalho.
Então, qual das nossas estratégias de endomarketing nas empresas tem mais afinidade com o perfil do seu negócio? O que importa é a autenticidade!
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