Entenda a Importância da Integração de Setores em uma Empresa5 min restantes

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Pense na sua organização como um maquinário de um relógio, feito de várias engrenagens. Cada engrenagem é um setor da empresa. Se uma estraga, todas as demais têm suas funções comprometidas. É por isso que a integração de setores é tão importante.

No mundo atual, a competitividade não está apenas do lado de fora da empresa. Diferentes áreas de uma mesma organização competem entre si por orçamentos mais abundantes, vantagens com o chefe e outras pequenas coisas que acabam minando os relacionamentos. Entenda melhor como isso afeta o seu negócio!

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Influência da integração de setores na cultura e clima organizacional

Para que as pessoas se relacionem bem em sua empresa é necessário que elas se conheçam, independentemente do tamanho do negócio e da quantidade de colaboradores.

Criar um programa de integração de setores e novos contratados pode ser uma boa ideia para começar a fomentar melhores relacionamentos.

Quando as pessoas se conhecem, entendem melhor os problemas umas das outras e ficam mais dispostas a ouvir e ajudar. Ou seja, a colaboração aflora como uma atitude positiva e a competitividade deixa de ser tão acirrada, tornando-se saudável. As pessoas se sentem mais conectadas e participativas, prevalecendo o senso de equipe.

Mas não é só no momento da entrada de um novo colaborador que você deve promover a integração de setores. As estratégias como job rotation — onde o funcionário de um setor troca de lugar com outro por um tempo determinado — ajudam a melhorar a compreensão dos processos organizacionais e das dificuldades dos demais colegas, melhorando o relacionamento das equipes.

Como o alinhamento de objetivos fortalece o comprometimento?

Todo fim e/ou início de ano, a direção da empresa faz o planejamento estratégico e traça alguns objetivos e metas que devem ser alcançados. Normalmente, os gestores ficam a par deles, mas os funcionários em geral não.

Sem saber exatamente o que a empresa pretende, cada setor atua de forma autônoma quanto a gastos, contratações, demissões, processos, etc. Ou seja, a preocupação principal não é em ajudar a empresa a chegar onde ela almeja.

Porém, se você faz a integração de setores, passa a ter maior responsabilidade com as metas, na medida em que todos são cobrados igualmente pelos resultados. Assim, cada um recebe objetivos próprios.

Um setor sabe do compromisso do outro e, de certa forma, fiscaliza e cobra, o que aumenta o nível de comprometimento de todos para com os resultados organizacionais.

Como a integração entre departamentos aumenta a produtividade da empresa?

O conceito de aumentar a produtividade é uma equação simples: fazer mais com menos recursos e em tempo reduzido. O difícil mesmo é colocar em prática. Mas pense que se sua equipe de vendas atende hoje 20 clientes por dia, com a integração de setores e otimização de processos ela pode aumentar essa capacidade para 30, 40 clientes.

Aqui estamos falando da integração de equipes do ponto de vista tecnológico, do uso de ERPs e CRMs para acabar com o trabalho burocrático e manual, substituindo-o por processos informatizados, ágeis e seguros.

  • ERP (Enterprise Resource Planning): sistema de informação que interliga todos os dados e processos de uma organização em um único sistema para o planejamento dos recursos corporativos;
  • CRM (Customer Relationship Management): sistemas de informação desenvolvidos para auxiliar na gestão do relacionamento com o cliente e vendas.

Fazer com que a informação tramite via sistema reduz o tempo despendido em digitação de relatórios, impressões, redigitação de informação e, claro, diminui os custos operacionais da empresa — garantindo a famosa gestão sem papel.

Além disso, a adoção de um sistema de gestão aumenta a segurança da informação da empresa, pois todos os dados ficam hospedados em servidores, que fazem backups diários de todo o banco de dados. Lidar com esse tipo de informação é algo muito sério e importante, principalmente com a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.

A facilidade de comunicação estimula a integração na empresa

Os ambientes que investem fortemente em comunicação de duas vias, clara e transparente, não ganham colaboradores mais motivados do nada. Eles constroem as relações interpessoais e conquistam isso por meio da comunicação.

A  integração de setores é essencial para que a empresa crie o senso de pertencimento e o engajamento tão sonhado. Isso pode ser  alcançado por meio de situações como: 

  • reuniões;
  • eventos;
  • treinamentos; 
  • happy hours e outros momentos que promovem descontração.

Imagine que ao final do ano você quer fazer um amigo secreto entre todos os funcionários, mas eles não se conhecem. A pessoa sequer sabe para quem comprará o presente, o que dificulta a interação e participação na ação.

Mas, se ao longo do ano você promoveu encontros que possibilitaram que todos se conhecessem, a brincadeira ficará bem mais divertida e contará com a participação de todos.

A comunicação é essencial no ambiente de trabalho, portanto, promova a integração de setores e fomente o diálogo aberto e positivo.

A integração de setores gera resultados?

A integração de setores não é um mito, mas um desafio a ser superado por toda empresa que entende que a organização é feita por pessoas e para pessoas. Uma empresa é um conjunto de esforços individuais em busca de um objetivo em comum.

Se a organização ganha, os funcionários também ganham, seja em bônus, PLR, melhorias no ambiente de trabalho, melhores salários, benefícios ou em relacionamentos. Então, nada de estimular a competição desagradável — aquela que diz que se um ganhar o outro sai perdendo.

O melhor que cada gestor ou líder organizacional tem a fazer é conhecer o negócio, compreender a equipe e usar esse conhecimento para gerar relações positivas, que agreguem valor ao trabalho de cada um. Se todos estiverem alinhados e motivados, os resultados virão logo.A integração entre departamentos é realmente muito importante. Agora que já sabe o porquê, continue aprendendo com conteúdos da Copastur e entenda Qual é a Relação Entre Liderança e Motivação Dos Funcionários!

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