Utilizar eventos como estratégia de marketing é algo muito efetivo, principalmente para conectar-se com o público alvo e promover os seus serviços de maneira diferenciada. Entretanto, vale lembrar que isso também funciona quando estamos falando de endomarketing.
Veja neste artigo algumas dicas para estabelecer os eventos como um ponto determinante para o marketing interno de sua empresa!
Como estabelecer eventos como estratégia de marketing interno?
Um dos pontos principais a ser considerado na hora de estabelecer eventos como estratégia de marketing para dentro da empresa é que, nesse caso, o seu público-alvo são os próprios colaboradores.
Pensar nisso é essencial, pois você precisa compreender que os eventos são para eles, ou seja, é necessário entender as vontades e o que eles esperam da empresa, para então criar algo em torno disso.
Veja algumas dicas:
Crie uma cultura de eventos na empresa
Mostrar para seus colaboradores que os eventos fazem parte do mindset da empresa é o primeiro passo para torná-los um padrão.
Deixar claro os motivos dos eventos, como treinamentos, lançamento de produtos, kick-off da estratégia, entre outros, é importante, pois assim você evita que as equipes tenham alguma ideia equivocada das razões pelas quais os eventos estão sendo feitos.
Além disso, se souberem que pode haver uma oportunidade para comemorar datas específicas, a chance de que não participem é menor, ainda mais se já estiverem animados. Por isso, sempre tenha um calendário que já contemple esses acontecimentos.
Não extrapole nos gastos
Um único evento não pode quebrar o caixa da empresa. Lembre-se disso. Porém, a preocupação com o financeiro não pode ser motivo para deixar de realizar esse tipo de ação.
A ideia é fazer algo que vá de acordo com a estrutura do negócio, sem exageros. Não é necessário ser uma multinacional para promover algo que estimule a confraternização das equipes. Basta saber alinhar as expectativas. É importante tentar planejar os eventos que irá realizar durante o ano, e assim prever um budget anual que a empresa irá pré-aprovar.
Mesmo que o valor saia um pouco do previsto, com um norte em mente, fica tudo mais fácil de organizar.
Promova os valores da empresa
Um dos resultados mais efetivos dos eventos quando utilizados como estratégia de endomarketing é o reforço dos valores internos da companhia. Isso, é claro, para aumentar a taxa de retenção de colaboradores e também deixá-los mais motivados.
Por isso, um acontecimento como esses deve ter, prioritariamente, alguma atividade que una as equipes, permita um momento de descontração e atenda às expectativas dos colaboradores, para que queiram aproveitar mais ainda os próximos.
Uma boa dica é, sempre que possível, fazer um pequeno questionário a respeito de comidas e bebidas (ou lugares), que pode ser enviado por e-mail antes do evento.
Assim, quem tem algum tipo de restrição poderá se divertir tanto quanto os outros e ainda perceberá que a empresa tem cuidado e preocupação com o bem-estar dos colaboradores.
Depois, você ainda pode fazer uma pesquisa de satisfação e, assim, começar a criar um padrão de eventos que sempre ofereça o melhor para sua empresa!
Gostou das dicas para aplicar eventos como estratégia de marketing interno? Confira outras no blog da Copastur!