Com a expansão do fenômeno da globalização e da hiperconectividade, as empresas vêm apostando cada vez mais alto na exploração de novos mercados. Assim, ultrapassam as fronteiras regionais e até mesmo nacionais, tornando as viagens corporativas mais e mais frequentes. Seja para feiras, congressos, reuniões, eventos ou visitas técnicas, uma viagem corporativa é sempre uma grande oportunidade de expandir a imagem da empresa para além dos seus limites geográficos, consolidar parcerias com demais empresas do ramo ou mesmo divulgar o trabalho da organização mundo afora.
Mas é preciso se manter atento a um ponto: existem comportamentos e códigos de conduta (implícitos ou explícitos) para cada ambiente que devem ser respeitados. É a famosa etiqueta profissional. E quando falamos em viagem corporativa, esse cuidado se torna ainda mais importante, afinal de contas, você estará representando a empresa como um todo, não é verdade? Que tal então descobrir desde já algumas dicas valiosas de como se portar em uma viagem corporativa? Fique de olho no nosso post de hoje!
Atente-se em relação ao vestuário
Ao viajar a trabalho, tenha sempre em mente de que a imagem que você passar aos outros durante o período em que estiver fora será, consequentemente, a imagem que terão da sua empresa. Por isso, fique muito atento ao vestuário! Obviamente, ter um estilo próprio e seguir tendências da moda está sim permitido, mas tudo dentro de certos limites. Sua mala para as viagens corporativas tem que ser feita pensando sempre no perfil da organização e na imagem que você deseja passar como profissional. Ternos, tailleurs, camisas e vestidos formais em cores neutras são sempre boas opções. Deixe aquele vestido curto e decotado ou aquela camisa estilo surfista, estampada e chamativa, para quando viajar de férias, ok?
Estude a cultura local
Antes de decolar para a próxima viagem corporativa, dê uma boa pesquisada sobre a cultura e os costumes do local para onde vai. Música, gastronomia, hábitos, maneiras formais de cumprimentar as pessoas, que assuntos podem ser abordados sem problemas e quais são considerados tabus. Isso dará uma boa base de conhecimentos para não cometer nenhuma gafe. Imagine se você já chega torcendo o nariz para um prato típico da região, por exemplo?
E esse item se torna ainda mais importante se sua viagem é para países distantes, com culturas muito distintas da nossa. Em certos países da Europa, por exemplo, cumprimentar com beijos é algo extremamente íntimo e familiar. Já em países muçulmanos, mostrar a sola do sapato ao se sentar é considerado uma ofensa grave. De toda forma, para não errar, siga a regra do menos é mais: um olho no olho e um aperto de mão firme já costumam ser suficientes na maioria dos lugares. Além do mais, só toque no seu interlocutor se ele o fizer primeiro. Em alguns países orientais, por exemplo, tocar alguém que não se conhece é visto como um gesto extremamente invasivo. Por isso, prepare-se!
Comporte-se de forma profissional
Como já dissemos anteriormente, ao fazer uma viagem corporativa você está vestindo a camisa da empresa, devendo assim se comportar adequadamente. Pense bem: seus superiores apostaram e confiaram em você como sendo um profissional apto e preparado para representar a empresa. Faça jus a esse voto de confiança, portando-se da maneira mais profissional possível.
Nesse quesito, discrição é palavra-chave. Não fale sobre sua vida pessoal (e muito menos pergunte sobre isso!), bem como evite falar alto ou gesticular demais. Lembre-se do ditado: temos 2 orelhas e 1 boca para escutar 2 vezes mais que falar. Além disso, pontualidade e assiduidade a todos os compromissos profissionais firmados é mais que importante. Na verdade, é essencial. Por isso, estude os trajetos a serem feitos antes mesmo de viajar, especialmente se você for depender do transporte público para os deslocamentos. Em alguns países, atrasar-se, nem que sejam 5 minutinhos, denota falta de respeito e profissionalismo.
Durante jantares e coquetéis, aproveite para ampliar o networking, mas sem forçar a barra e parecer desesperado por contatos. Deixe que as coisas fluam de maneira natural e agradável. E atenção: maneire nas bebidas alcoólicas! Você não quer ter seu filme profissional torrado por ter tomado uns drinques a mais e passado vexame, não é mesmo? Passeios turísticos só devem ser programados e realizados com consentimento prévio da empresa e depois de cumpridos todos os compromissos profissionais. Mas essa regra pode ser revista caso os anfitriões façam questão de levá-lo a algum ponto turístico da cidade ou a algum restaurante típico, por exemplo. Afinal, você não quer ser desrespeitoso!
Use os recursos eticamente
Você provavelmente já sabe disso, mas não custa nada lembrar: o dinheiro da empresa não é seu. Então nada de empregar recursos financeiros corporativos para passeios turísticos, compra de presentes ou qualquer outro gasto que não seja essencial para a viagem em si — basicamente hospedagem, transporte para os compromissos profissionais e alimentação. Usar o dinheiro da empresa para fins pessoais é extremamente antiético e denota um baixíssimo nível de profissionalismo.
Jamais solicite notas com valores alterados, a fim de camuflar aquele gasto a mais. Se você for descoberto, manchará sua credibilidade junto a seus superiores e, em alguns casos, pode até mesmo fazer com que você perca seu emprego. Verifique antes de viajar a política de viagens corporativas da empresa sobre quais custos extras são cobertos. Na prática, a maioria das organizações não se importa em pagar o consumo do frigobar do quarto do hotel ou ligações de ordem pessoal durante a viagem, por exemplo. Entretanto, mesmo assim, é bom não abusar. Evite ficar pendurado no telefone por horas a fio e não esvazie o frigobar a cada noite. Na volta, isso pode pegar bem mal.
Ficando atento a todos os tópicos abordados aqui, ficará muito fácil representar sua empresa da melhor forma possível, transmitindo seriedade, profissionalismo e compromisso com a organização para a qual trabalha. Siga essas dicas e boa viagem!
Viu só como não é tão difícil seguir as regras de etiqueta profissional durante uma viagem corporativa? O que você achou deste conteúdo? Tem alguma outra dica para compartilhar conosco? Deixe aqui ser comentário e enriqueça nosso post!