Os Estados Unidos continuam sendo a escolha preferida dos turistas que fazem compras, conforme revelado na Virtuoso Travel Week, que acontece em Las Vegas, de 13 a 18 de agosto, pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC). Segundo o relatório, em 2019, o turismo de compras valia 178,2 bilhões de dólares, o equivalente a 6% do setor das Viagens & Turismo, podendo representar mais de 15% em alguns destinos.
Os últimos dados revelados pelo órgão internacional apontam os EUA como o maior contribuinte do turismo de compras para o PIB em 2019 (34,7 bilhões de dólares). Apesar dos desafios impostos pela pandemia, os EUA mantiveram a sua posição de liderança em 2020 com 17,5 bilhões de dólares e continuaram crescendo em 2021, contribuindo com 23,9 bilhões de dólares para a economia do país através do turismo de compras.
“O turismo de compras é um segmento de mercado próspero do setor de viagens e turismo nos EUA”, disse a presidente e CEO do WTTC, Julia Simpson. “Para milhões de pessoas em todo o mundo, fazer compras é um dos grandes prazeres da vida. As nossas últimas descobertas sobre os Estados Unidos reforçam o seu fascínio como meca das compras, destacando o papel vital que o turismo de compras desempenha no setor de Viagens e Turismo do país”, completou.
REINO UNIDO SOFRE
Os governos que incentivam este segmento, com compras isentas de impostos, têm assistido a um aumento das receitas do turismo. Países como o Reino Unido que eliminaram as compras isentas de impostos viram os visitantes focarem em outros países como França ou Itália.
FRANÇA SE APROVEITA
Em Paris, os apaixonados por compras aproveitam desde que França estabeleceu um período de três dias de desconto do IVA para compras superiores a 100 euros em 2019, com a The Bicester Collection a registrar um enorme aumento nas visitas a Paris, ultrapassando Londres justamente pela decisão do Reino Unido.
Fonte: Mercado & Eventos