O tempo de agendamento da entrevista consular – etapa obrigatória para quem solicita o visto de turismo para os Estados Unidos pela primeira vez – não para de crescer. Um levantamento realizado pelo escritório de advocacia AG Immigration revela que, na última atualização do Departamento de Estado americano, a fila de espera atingiu recordes em quatro das cinco cidades. São Paulo registra o maior tempo: 610 dias – ou, seja, 20 meses. São quase dois anos de espera.
A capital paulista é seguida por Brasília (493 dias), Porto Alegre (473), Rio de Janeiro (463) e Recife (449). Todas elas, com exceção dos cariocas, nunca viram uma fila tão grande. Na média, são 497 dias de aguardo no Brasil, o maior valor já registrado. O País é o sétimo que mais sofre com essa demora, à frente de nações como Índia, Iraque, Chile, Peru e Argentina.
Para o advogado de imigração Felipe Alexandre, sócio da AG Immigration, as medidas tomadas pela Embaixada dos EUA no Brasil, que desde o ano passado vem contratando mais oficiais consulares para ampliar sua capacidade de atendimento, ainda não surtiram efeitos práticos. No entanto, de acordo com o CEO da US Travel, Geoff Freeman, em conferência de imprensa no IPW 2023, a ideia é reduzir esse tempo para menos de um mês, com melhoras já a partir dos próximos 6 meses.
Embora em março tenham sido emitidos 101 mil vistos de negócio e turismo (B1/B2) para brasileiros – maior volume da história e um salto de 41% sobre fevereiro –, a demanda pelo documento é tão grande que a fila não consegue parar de crescer, mesmo com mais funcionários disponíveis para atender ao público. O B1/B2 representa 95% de todas as emissões de vistos americanos no Brasil.
Na última quarta-feira (24), durante o IPW 2023, Chris Thompson, o CEO do Brand USA, órgão de promoção ligado ao governo americano, disse que os prazos atuais para emissão dos vistos são “inaceitáveis”. Além do Brasil, vários outros países, como México e Canadá, sofrem com a demora. A expectativa do executivo da Brand USA é de que, até o final deste ano, o tempo máximo de espera reduza para 30 dias.
Cidades com os maiores tempo de espera (em dias)
Bogotá: 755
Guadalajara: 731
Cidade do México: 730
Toronto: 683
Ottawa: 676
Quebec: 676
Nogales: 665
Halifax: 652
Vancouver: 650
Mérida: 619
São Paulo: 610
Brasília: 493
Porto Alegre: 473
Rio de Janeiro: 463
Recife: 449
Fonte: Mercado&Eventos