A interatividade em eventos é uma das principais e mais eficazes estratégias, e pode ser utilizada pelos organizadores para engajar os participantes e criar experiências memoráveis da ocasião.
Essa interação vai muito além de simples apresentações, envolvendo os convidados em atividades dinâmicas como gamificação, enquetes e sorteios durante o evento. São métodos que não apenas aumentam a atenção dos participantes, mas, também, promovem uma conexão mais profunda com a marca organizadora e até mesmo com os palestrantes (se houver)!
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Ferramentas como aplicativos de interação em tempo real, QR codes para votações e feedbacks instantâneos, por exemplo, além de experiências imersivas e criativas como a realidade aumentada, são algumas das principais tendências que estão transformando a forma como os participantes de eventos se envolvem com o conteúdo apresentado.
Que tal aprender a implementar a interatividade em eventos corporativos e feiras – e conquistar de vez o público-alvo da sua empresa? Confira as nossas dicas neste post completo!
O que é interatividade em eventos?
A interatividade em eventos consiste na criação de experiências dinâmicas e participativas, que envolvem ativamente o público, permitindo que os participantes não sejam meros espectadores e, sim, cocriadores da experiência.
Essa ferramenta poderosa estimula o engajamento das pessoas convidadas e enriquece o aprendizado e a troca de ideias, criando um ambiente mais colaborativo e uma ocasião inesquecível.
Leia também o post sobre Inovação em eventos
Como realizar um evento interativo?
Foque no público do evento interativo
Esse precisa ser o primeiro passo, definido ainda na etapa de planejamento do evento. É simples: toda a organização deve ter a premissa de atrair e agradar o público-alvo. Porém, quem são esses participantes? Qual é a faixa etária média? O que buscam ao se inscreverem? Com essas informações coletadas, fica mais fácil determinar como deve ser o evento.
E mais um detalhe! Tenha sempre em mente que toda e qualquer ação contratada de interatividade em eventos também precisa estar alinhada aos propósitos, aos valores da empresa organizadora e à imagem que deseja passar.
Faça ações promocionais
Você sabia que a interatividade pode estar presente até mesmo em ações pré-evento? É o caso da divulgação de conteúdos relevantes para os prováveis participantes. Sua empresa pode criar campanhas de e-mail marketing com material interativo (com vídeos e dicas), ter um site estruturado para fazer a divulgação, etc.
Além disso, divulgar o evento interativo em publicações e na imprensa especializada da área também pode render bons frutos. É possível, inclusive, selar parcerias com as editoras especializadas, permitindo que montem um estande em troca da divulgação. Conte com esse apoio, disponibilizando um local em que possam divulgar lançamentos e promover atividades interativas com o público! Isso pode, ainda, atrair mídia espontânea e dar maior visibilidade à sua empresa.
Escolha os meios para criar um evento interativo
Promover uma atmosfera acolhedora e inclusiva, em que todas as pessoas se sintam à vontade para compartilhar as suas opiniões e experiências, é o principal ponto de partida que os organizadores devem considerar na hora de escolher os meios para tornar um evento interativo.
Como já falamos anteriormente, até mesmo a interatividade em eventos precisa estar alinhada aos propósitos e objetivos da sua empresa. As ações devem, portanto, transparecer os valores da companhia e se relacionar às metas, além de mostrar afinidade com o público.
Antes de optar por uma ou outra alternativa, conheça bem o local onde o evento vai ser sediado e quanto a empresa possui disponível de orçamento para o evento. Pense bem nos detalhes, pois de nada adianta contratar uma excelente banda, que demande uma grande área para montar o palco, se o espaço disponível para isso for insuficiente.
Abaixo, listamos algumas ações de interatividade em eventos que podem ser realizadas:
Ações interativas para eventos corporativos
Bandas musicais
As bandas costumam ser o entretenimento mais comum em eventos corporativos. E não é à toa! Suas apresentações deixam as pessoas mais à vontade e, consequentemente, promovem uma maior interação entre os participantes. Entretanto, vale se atentar ao escolher o repertório e o tipo de música, que devem estar alinhados às preferências do público e a imagem que a sua empresa gostaria de passar.
Workshops e oficinas
Organizar workshops e oficinas interativas é uma ótima maneira de oferecer um conteúdo diferenciado aos participantes. Por meio da orientação de profissionais e especialistas no assunto, as pessoas convidadas podem se divertir enquanto aprendem algo novo nesse tipo de interatividade em eventos!
Comédia stand-up
Os shows de comédia, conhecidos como stand-up comedy, estão em alta atualmente. Neles, os comediantes interagem com o público, conseguindo fazer humor sobre diversos assuntos. A grande vantagem desse tipo de entretenimento é que realmente prende a atenção das pessoas. É uma ótima forma de deixar o seu evento interativo e o público mais engajado.
Por outro lado, é importante lembrar que a sua empresa deve tomar cuidado na contratação do artista de stand-up. Isso porque esse profissional deve estar bem alinhado aos valores e à cultura da sua organização, tendo cautela para que as brincadeiras não passem do ponto nem se tornem ofensivas. O objetivo é um humor leve, que saia um pouco da rotina e divirta o público. Dê orientações claras e alinhe tudo antes!
Cabines fotográficas e caricaturas
Apesar de esses tipos de entretenimento e de interatividade em eventos não abrangerem todos os participantes ao mesmo tempo e terem uma duração mais curta, podem ajudar bastante na divulgação orgânica da ocasião, além de toda a diversão envolvida.
Ao tirar fotos na cabine ou se sentar para ser desenhada por um caricaturista, a pessoa acaba levando para casa uma lembrança física do evento. Isso pode gerar uma divulgação espontânea da sua empresa e funcionar como uma reafirmação da marca ou do produto!
Teatro de improviso
Assim como os shows de stand-up comedy, o teatro de improviso é uma excelente forma de manter o público atento, engajado e ainda promover a sua empresa. Nesse tipo de espetáculo, um grupo de teatro cria cenas improvisadas, com temas sugeridos pela própria plateia.
Isso acaba gerando uma conscientização no público sobre temas importantes e recorrentes no ambiente corporativo, só que de uma maneira lúdica e divertida. Se o evento corporativo em questão for um treinamento interno, por exemplo, o teatro de improviso pode ser utilizado como uma alternativa mais sutil e leve para trabalhar questões essenciais para a sua empresa.
5 tendências em interação em eventos
1- Uso de inteligência artificial em eventos
A inteligência artificial (IA) já está sendo amplamente utilizada para transformar eventos em experiências interativas e dinâmicas, elevando o nível de engajamento dos participantes. Ferramentas de IA podem adaptar o conteúdo em tempo real, ajustando sessões, palestras e outras atividades com base nas reações e interesses do público!
Os organizadores de eventos também podem, com ajuda da IA, usar chatbots para responder às dúvidas, analisar dados para personalizar a experiência dos participantes e criar recomendações de conteúdo relevantes.
2- Gamificação em eventos corporativos
A gamificação utiliza elementos de jogos, como desafios, pontuações, recompensas e rankings, para engajar os participantes de maneira lúdica e competitiva. Ao incorporar mecânicas de jogos em conferências, feiras ou encontros corporativos, você transforma a experiência tradicional do evento em uma ocasião mais interativa e envolvente.
As pessoas convidadas podem ser incentivadas a completar tarefas específicas, como visitar estandes, participar de palestras ou interagir com outras, acumulando pontos e desbloqueando prêmios. Além de tornar o evento da sua empresa mais divertido, a gamificação também estimula o networking entre os participantes do evento, sua participação ativa e melhora a retenção do conteúdo, criando uma atmosfera de aprendizado e de conexão mais profunda.
Para os organizadores, essa é uma forma eficaz de captar dados comportamentais e medir melhor o impacto das atividades propostas, tornando os eventos mais dinâmicos e mensuráveis.
Leia também o post sobre Gamificação nas empresas
3- Utilização de QR codes
Outra solução de interatividade em eventos é o uso de QR codes em eventos, algo simples e eficiente que pode aumentar significativamente o engajamento e a praticidade para os participantes. A partir da leitura de um QR code por meio de um smartphone, os participantes podem acessar informações em tempo real, como agendas detalhadas, biografias de palestrantes, mapas do local e até mesmo materiais complementares de palestras – sem a necessidade de impressos.
Ademais, os QR codes podem ser usados para fomentar a interação durante o evento, permitindo que os convidados votem em enquetes, respondam a questionários ao vivo, participem de sorteios ou acessem promoções exclusivas. Em exposições ou feiras, essa ferramenta pode ser usada para obter mais informações sobre produtos e serviços oferecidos nos estandes e, também, para a realização de contatos instantâneos via LinkedIn, WhatsApp ou e-mail.
A tecnologia dos QR codes oferece uma experiência mais fluida e interativa, além de reduzir custos, economizar papel, contribuir com a preservação do meio ambiente e fortalecer o pilar de sustentabilidade do ESG da sua empresa, visto que o código na tela para ser escaneado elimina ou diminui a necessidade de materiais físicos.
4- Drones
Durante o seu evento, drones podem ser utilizados para capturar imagens e vídeos ao vivo, transmitindo ângulos aéreos em tempo real para telas gigantes ou plataformas online. Isso permite que os participantes tenham uma visão panorâmica e imersiva do espaço!
Esses drones também podem ser programados para realizar apresentações visuais, como exibições de luzes e coreografias sincronizadas, por exemplo, criando um espetáculo tecnológico interativo que envolve e mantém o público entretido.
5- Aplicativos específicos do evento
Por fim, vamos falar sobre a tendência dos apps para promover a interatividade em eventos? Criar um aplicativo específico para um evento pode ser uma estratégia eficaz para aumentar a interação, conectividade e personalização da experiência dos participantes.
Afinal, um app dedicado é capaz de reunir todas as informações importantes, como agenda, detalhes sobre palestrantes, mapas do local, notificações em tempo real sobre mudanças ou alertas, facilitando o acesso rápido a essas informações.
O aplicativo também pode oferecer funcionalidades interativas, como uma enquete ou quiz ao vivo, sessões de perguntas e respostas e chats, permitindo que os convidados interajam com os palestrantes e até uns com os outros durante o evento da sua empresa.
Como a Copastur pode tornar o seu evento interativo?
A Copastur possui vasta experiência no planejamento, organização e gestão de eventos corporativos, contando com uma lista extensa – e parceria – com os melhores fornecedores para eventos. Por isso, nossos clientes conseguem ter acesso ao que há de mais recente e tecnológico em termos de interatividade em eventos, escolhendo os serviços conforme o orçamento disponível.
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