Fortalecimento de marca: guia completo com estratégias de sucesso10 min restantes

Compartilhe este conteúdo:

O fortalecimento de marca (brand building) é uma das principais estratégias utilizadas por pessoas gestoras de marketing. E com razão! Isso porque trabalhar a imagem e reputação do negócio acaba impactando nas vendas e no relacionamento da empresa com os stakeholders.

Quando uma marca é forte, transmite confiança, credibilidade e valor percebido, fatores que influenciam diretamente as decisões de compra de consumidores(as) e a fidelidade de clientes. Além disso, stakeholders como investidores, parceiros e pessoas colaboradoras tendem a se engajar mais em empresas que possuem uma imagem bem consolidada no mercado.

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente dar o play abaixo ou fazer o download para ouvir offline!

Nesse contexto, os eventos corporativos se destacam como uma excelente estratégia de fortalecimento de marca, pois proporcionam experiências memoráveis que conectam emocionalmente os(as) participantes à empresa, reforçam a sua identidade e permitem interações diretas que humanizam a marca. Ações bem planejadas podem transformar percepções e fortalecer vínculos, ampliando o impacto positivo do negócio no mercado.

Neste post, você vai aprender o que é o fortalecimento de marca, seus benefícios, as melhores estratégias e como os eventos podem ser utilizados para atingir o sucesso. Continue lendo!

Copastur: a primeira biosfera de marcas do país, com atendimento 360 e o compromisso de cuidar das pessoas que viajam 

O que é fortalecimento de marca?

O fortalecimento de marca, também conhecido como brand building, é um conjunto de estratégias e ações que visam consolidar a identidade, a reputação e o reconhecimento de uma empresa ou produto no mercado. Assim, o negócio passa a ser percebido de forma positiva e diferenciada pelo público.

Essas ações vão muito além da simples criação de um logotipo ou slogan, englobando a construção de uma identidade coesa e consistente em todos os pontos de contato com o público. Ao trabalhar a marca, a empresa cria uma conexão emocional com as pessoas consumidoras, o que faz com que se diferencie da concorrência e estabeleça uma percepção positiva e duradoura na mente do seu público-alvo.

Fortalecimento vs. reforço de marca

Embora os termos “fortalecimento de marca” e “reforço de marca” sejam frequentemente usados como sinônimos, apresentam algumas diferenças.

O fortalecimento de marca engloba um processo mais amplo e estratégico, focado na construção e consolidação dessa marca ao longo do tempo e envolvendo aspectos como posicionamento, identidade, reputação e percepção de valor pelo público. Já o reforço de marca se refere às ações pontuais e táticas que visam manter ou reacender a lembrança e o reconhecimento dessa marca no mercado, como campanhas publicitárias, ativações em eventos ou lançamentos de novos produtos.

A Apple é um exemplo clássico de fortalecimento de marca com o passar dos anos! Ela construiu uma identidade sólida com base em inovação, design minimalista, exclusividade e experiência do usuário. Cada ponto de contato – desde o design dos produtos até a ambientação das lojas físicas e a comunicação nas campanhas – contribui cada vez mais para fortalecer a percepção da marca como premium e tecnológica.

Já para o reforço de marca, temos como exemplo as campanhas sazonais de redes de fast food, como a volta de coleções de brindes nostálgicos em colaboração com outras empresas. Esse tipo de ação não tem o objetivo de reposicionar a marca, mas, sim, de reacender a conexão emocional com o público e aumentar a sua lembrança a curto prazo. Logo, são campanhas pontuais, que reforçam os valores já estabelecidos e mantêm a marca ativa na mente de quem a consome!

Estratégias infalíveis para o fortalecimento de marca

Definir e alinhar o posicionamento de marca

O posicionamento de marca é a base de toda estratégia de branding. Em suma, trata-se de definir como ela será percebida no mercado e na mente da pessoa consumidora. Isso inclui esclarecer a proposta de valor, o diferencial competitivo, o público-alvo e a promessa da marca

Entretanto, para ser eficaz, o posicionamento precisa ser autêntico, coerente com a essência da empresa e alinhado às necessidades e expectativas do público. Assim, permite que a marca se destaque em meio à concorrência, criando identificação e se tornando mais relevante.

Investir em uma identidade visual consistente

A identidade visual é a representação gráfica de uma marca e tem um papel-chave na construção da sua imagem. Ela engloba o logotipo, paleta de cores, tipografia, ícones e todo o estilo visual dos materiais de comunicação.

Quando bem elaborada e aplicada de forma padronizada, de preferência a partir de um manual de identidade visual, consegue transmitir profissionalismo e confiança, facilitando o reconhecimento da marca. 

Ademais, essa consistência visual fortalece a lembrança da marca, o que a torna mais familiar para a mente da pessoa consumidora e, consequentemente, influente na sua decisão de compra.

Manter uma comunicação coerente e autêntica

A comunicação da marca deve refletir a sua essência e valores em todos os pontos de contato com o público. Isso envolve não apenas o conteúdo das mensagens, como também o tom de voz, forma de atendimento e estilo de interação.

Dessa forma, a marca consegue se comunicar de maneira clara, transparente, humanizada e empática, gerando mais confiança, proximidade e conexão emocional com clientes. Exemplos bem conhecidos e queridos pelo público são a Netflix e o Duolingo!

Investir em responsabilidade social e sustentabilidade

Atualmente, a maioria das empresas com um bom fortalecimento de marca já são engajadas em ESG. ​Investir em responsabilidade social e sustentabilidade corporativa se tornou essencial para fortalecer uma marca, atender às expectativas de consumidores(as) e contribuir positivamente para o mundo.

De acordo com a pesquisa “Reputação das marcas: o que move o comportamento dos brasileiros“, realizada pela Nexus, 19% das pessoas entrevistadas consideram as práticas ESG (ambientais, sociais e de governança) como um dos principais fatores para admirar uma marca.

Além disso, 26% dos(as) participantes destacam o impacto positivo na economia brasileira como determinante na decisão de compra. Empresas que adotam os conceitos de ESG e Sustentabilidade e fortalecem o desenvolvimento econômico local vão muito além de melhorar a sua reputação e ajudar o planeta e a própria comunidade, atraindo também pessoas consumidoras que valorizam esses compromissos.

Portanto, alinhar as operações empresariais com iniciativas de responsabilidade social e sustentabilidade é uma estratégia nobre e eficaz para conquistar e manter a preferência de clientes, além de diferenciar a marca em um mercado tão competitivo. Você sabia que práticas ESG são indispensáveis nos eventos corporativos?

Baixe o eBook gratuito para aprender sobre o tripé da sustentabilidade em eventos

Eventos como uma estratégia de sucesso para o fortalecimento de marca

Promover um evento corporativo pode trazer diversos benefícios para o fortalecimento da sua marca. Confira abaixo as principais vantagens!

Relacionamento com o público

Eventos proporcionam uma oportunidade de estreitar o relacionamento com os stakeholders e um contato mais próximo com clientes (em potencial e efetivos), já que se desenrolam em ambientes produzidos pela empresa, livres de grandes formalidades e entraves desnecessários. Normalmente, as pessoas que se dispõem a participar dessas confraternizações já estão:

  • Mais abertas para receberem ofertas de produtos e serviços;
  • Prontas para serem apresentadas à cultura organizacional do negócio;
  • Dispostas a ouvir/ver o que mais for compartilhado no evento empresarial.

Nos eventos, o contato com o público é mais dinâmico, e, segundo especialistas, mais eficaz. Isso porque as empresas expositoras conhecem potenciais clientes e stakeholders pessoalmente, trazendo mais confiabilidade. Por telefone ou e-mail, o que poderia levar semanas para se resolver é apresentado em questão de horas e até minutos com palestras, pitches e demonstrações.

Oportunidade de divulgação

Os eventos são oportunidades valiosas para divulgar eventuais lançamentos de produtos e serviços da empresa. Ao estabelecer um primeiro contato de proximidade com clientes, seu negócio garante que ao menos será “ouvido” pelo seu público-alvo.

Em um evento, as pessoas estão mais curiosas pelas novidades e dão maior abertura para o que as empresas têm a apresentar. Com discursos persuasivos e demonstrações pessoalmente, você conquista a atenção do público rapidamente de forma que, por outros meios, levaria mais tempo e demandaria mais recursos.

Credibilidade da marca

Eventos corporativos também ajudam no fortalecimento da marca no mercado, consolidando o negócio. Por meio de festas de lançamento, conferências, palestras, feiras ou outro tipo de evento corporativo, uma marca pode ser vista por clientes em potencial, por concorrentes e possíveis futuros talentos que vão integrar a equipe. Essa é uma ótima maneira de se estabelecer entre competidores e ocupar mais um espaço importante de divulgação!

Motivação de equipes internas

Outra vantagem relacionada à realização dos eventos é a consequente motivação dos colaboradores internos

Durante essas ações, os(as) funcionários(as) podem fugir da rotina, lançando-se em novos desafios, assumindo outras responsabilidades, colocando em prática suas habilidades e podendo desenvolver o networking durante o evento. Por todos esses motivos, as pessoas colaboradoras aproveitam bastante os benefícios de cada evento, o que pode gerar mais motivação no dia a dia.

Possibilidades de comunicação externa e networking

Os eventos corporativos representam uma ótima oportunidade de networking e apresentação dos produtos e serviços mais adequados para a audiência da ocasião. Muitos novos clientes podem ser recebidos e prospectados!

Além de captar clientes em potencial, esses eventos ainda podem servir para reforçar laços comerciais já existentes, fidelizando parceiros. Uma cartela de clientes regulares precisa ser não só mantida, mas, também, fortalecida por meio de contatos constantes e canais abertos de comunicação com representantes da empresa. Com os eventos corporativos, é formado um ciclo que se retroalimenta.

Ao fazer o planejamento do evento corporativo, procure criar um espaço confortável para que as pessoas participantes conversem, bem como horários convenientes. Coffee breaks e happy hours são excelentes oportunidades para tal. Se possível, conte também com salas para que convidados(as) agendem algumas reuniões. A boa notícia é que uma agência 360 como a Copastur, especialista em eventos, viagens e outras jornadas empresariais, cuida de tudo para a sua empresa do início ao fim.

Divulgação da cultura organizacional

Por fim, outro aspecto fundamental para a realização de eventos corporativos de sucesso e a consolidação da marca é a disseminação da cultura organizacional.

Os valores da empresa, sua visão e missão, que foram definidos no planejamento estratégico empresarial, representam o núcleo essencial de trabalho do negócio, determinando como serão os hábitos, comportamentos, políticas, crenças e processos cotidianos.

Vale lembrar que os eventos de uma marca, assim como qualquer estratégia de reputação, podem levar um tempo para gerar frutos. Porém, com a organização certa, serão colhidos em abundância, maduros e ricos em oportunidades para nutrir os negócios.

Agora que você já sabe tudo sobre fortalecimento de marca e como os eventos podem ser utilizados como ferramentas de relacionamento, aproveite para conhecer os serviços da agência de eventos corporativos da Copastur – e ter sucesso nas ações da sua marca sem estresse na organização!

Posts Relacionados