Fotos corporativas são tão importantes quanto aquelas feitas em eventos mais casuais: cada detalhe é essencial para o sucesso dos registros. Por isso, tudo deve ser pensado com a devida antecedência para que saia simplesmente perfeito durante a execução.
Quer saber o que realmente deve ser levado em consideração para fazer boas fotografias para eventos corporativos? Acompanhe e descubra!
Como fazer as melhores fotos corporativas para agregar valor ao seu evento?
Saber dar destaque aos momentos mais importantes é uma habilidade que o fotógrafo deve desenvolver para tirar boas fotos corporativas. Além do mais, o profissional precisa contar com equipamentos adequados, a fim de não perder nenhum ponto marcante devido a falhas técnicas. Mas o que mais é importante e não pode faltar? Confira!
Saber o objetivo do evento para direcionar as fotos
O objetivo do evento normalmente já dá um bom direcionamento ao trabalho do fotógrafo. Afinal, com essa informação em mãos, o profissional saberá onde deve se concentrar para tirar as melhores fotos. Em um congresso, por exemplo, o destaque está nos palestrantes. Em um lançamento de campanha ou produto, o representante da empresa é o foco. Em uma comemoração, os convidados especiais devem ser realçados nas fotos corporativas.
Sabendo disso, quando for fechar o contrato com o profissional escolhido, entregue logo um briefing sobre o evento. Assim ele saberá se tem ou não condições de atender, bem como poderá pensar no que será necessário para registrar o grande dia com qualidade, e inclusive se precisará de um parceiro ou algum auxílio específico.
Nem todo mundo é fotógrafo!
Já reparou como são muitas as pessoas se intitulando fotógrafas pelo mercado afora? Mas e quando você pergunta sobre um portfólio ou uma recomendação de cliente? Muitas vezes, a resposta nem tem. Guarde o seguinte: investir em quem não possui experiência em eventos corporativos é um grande risco.
O melhor é sempre procurar por profissionais com alguma reputação, que possam mostrar trabalhos anteriores na área de fotos corporativas, e que tenham clientes que recomendam seus serviços.
Verifique o currículo do profissional, se ele possui formação na área e se tem cursos práticos. Afinal, na hora, o que conta mesmo é o jogo de cintura e o olhar apurado do fotógrafo, não a teoria.
Tenha e compartilhe com o fotógrafo o roteiro de seu evento
Cada evento possui um determinado roteiro que indica a ordem dos acontecimentos. Esse documento ajuda todos os profissionais envolvidos a se posicionarem em seus lugares na hora certa, seguindo o script. Ao contratar um fotógrafo para registrar o evento, ele passa a fazer parte da equipe, precisando também estar a par do desenrolar das ações.
Se você vai receber uma celebridade, deve colocar no roteiro por onde ela entrará, qual caminho percorrerá, onde ficará posicionada e o que fará durante todo o evento. Assim, o fotógrafo poderá acompanhar todos os seus passos, imortalizando cada detalhe com seus cliques. Se forem muitos convidados especiais, alerte o profissional para que ele se posicione de forma flexível, leve ajudantes e aumente a quantidade de equipamentos, a fim de registrar tudo.
Equipamento é essencial
Tirar fotos corporativas nem se compara a capturar imagens descompromissadas com o celular! Nesse caso, é preciso ter em mãos equipamentos profissionais, que permitam aproximar e distanciar quadros, tirar várias fotografias em sequência, zelar pela qualidade das imagens e garantir que nenhum ponto importante seja perdido.
No momento da contratação do profissional que tomará conta dessa atividade em seu evento, certifique-se de que ele possui o equipamento adequado, inserindo no contrato de prestação de serviços uma cláusula de nível de acordo de serviço (SLA). Dessa maneira, qualquer problema que venha a surgir em decorrência do uso de equipamentos inadequados será de inteira responsabilidade do profissional.
Atente-se à iluminação
A iluminação do ambiente é determinante para ter fotos corporativas de qualidade. Sabendo disso, no momento de alugar o espaço, faça uma visita técnica, com o acompanhamento do fotógrafo, para verificar como ficarão as imagens naquele ambiente.
De toda forma, é claro que o equipamento levado deve ser capaz de compensar as deficiências de iluminação, mas vale, sim, a pena fazer um ensaio para que todos estejam preparados para fotografias realmente inesquecíveis.
A etiqueta estende-se ao fotógrafo
O fotógrafo deve estar vestido de acordo com o tipo de evento. Via de regra, o mais recomendado é evitar o uso de roupas esportivas. Trajes sociais são mais adequados e denotam profissionalismo, sem falar que fica mais fácil identificar o profissional em meio à multidão.
O uso de credenciais para eventos de maior porte é essencial para que você tenha apenas fotógrafos oficiais registrando a ocasião. Dessa maneira, sua empresa não corre o risco de ver fotos inadequadas lançadas na internet ou na imprensa sem autorização prévia.
Trato com os convidados
Outro cuidado que deve ser tomado em relação as fotos corporativas diz respeito à interação entre fotógrafo e convidados. Basicamente, oriente o profissional a não interromper as conversas para fazer seus registros e dê dicas sobre como abordar as pessoas, sempre com muita educação.
O ideal é que ele se aproxime, faça um aceno com a cabeça e, só quando for devidamente autorizado, registre o momento. Lembre-o de que muitas pessoas não gostam de ser fotografadas, assim como outras preferem ser avisadas antes de ter suas imagens registradas. Respeitar essas particularidades é fundamental para o sucesso do seu evento.
Edição das imagens
Depois do evento, nada de receber as fotografias sem nenhum tipo de tratamento! O profissional responsável deve verificar a qualidade das imagens, selecionar as mais representativas e, então, realizar as edições adequadas para que elas possam ser aproveitadas pela empresa.
Fotos para eventos com olhos vermelhos, sombras e iluminação precária ou mesmo em demasia comprometem a credibilidade da organização, não podendo ser usadas em peças publicitárias ou mesmo para o arquivo histórico da empresa.
Divulgação e direitos
No momento de divulgar as imagens, não se esqueça de inserir uma marca d’água ou algo que sinalize que as imagens têm propriedade. O uso indiscriminado de fotografias disponíveis na internet pode colocar sua empresa (e seus convidados) em situações complicadas.
Lembre-se que, para divulgar imagens de pessoas, você deve obter sua permissão, com a assinatura de um documento cedendo os direitos de imagem. Caso contrário, sua empresa pode ter problemas no futuro. Para isso, uma boa ideia é já oferecer, antes do evento, um documento para que os convidados e colaboradores assinem, permitindo o uso de sua imagem.
Como são registros históricos da empresa, as fotos corporativas merecem todo o cuidado! Elas podem ser usadas para várias finalidades, sempre mostrando a identidade da marca, reforçando a comunicação e transformando sua empresa em um negócio mais humano e palpável, o que fortalece os vínculos com sua audiência.
Você pode usar essas fotos para criar um vídeo institucional para a empresa, divulgando-o tanto interna quanto externamente. As fotografias para eventos também reforçam a comunicação interna da corporação, divulgando para os colaboradores as ações que o setor de marketing tem feito, podendo inclusive se tornar material publicitário — especialmente se você já está planejando uma segunda versão.
Eventos também são ótimos para promover o negócio em outros canais de comunicação, como as redes sociais. Você pode mostrar os bastidores do evento, sua execução e o resultado final para atrair seguidores e gerar compartilhamentos na web.
E então, curtiu saber mais sobre como organizar as fotos corporativas em seu evento? Aproveite e leia mais artigos sobre o tema aqui no blog da Copastur!