O Centro Nacional de Meteorologia dos EUA informou que uma série de distúrbios atmosféricos pode se transformar no furacão Helene já na próxima quarta-feira. Alertas de furacão foram emitidos para partes de Cuba e do México, e os meteorologistas preveem que a tempestade pode seguir pela costa do Golfo, atingindo o sul dos Estados Unidos. O fenômeno, conhecido como Invest 97L, já preocupa viajantes e empresas do setor de turismo.
Brad Reinhart, especialista sênior em furacões, afirmou que a tempestade tem potencial para se tornar um furacão de categoria 3. Ele aconselhou os moradores da região do Panhandle e da costa oeste da Flórida a ficarem atentos. O governador da Flórida, Ron DeSantis, já declarou estado de emergência em 41 condados como medida preventiva.
Apesar de ser cedo para determinar o local exato onde o furacão passará, Reinhart destacou que as previsões apontam para uma intensificação rápida da tempestade nos próximos dias. Modelos meteorológicos iniciais indicam que o furacão pode seguir em direção ao oeste, afetando mais diretamente o México.
Atualmente, o conjunto de tempestades está a cerca de 110 milhas de Grand Cayman, e até quatro polegadas de chuva são esperadas para o leste da Península de Yucatán, no México, área turística que inclui Cancun e Riviera Maya. Linhas aéreas e de cruzeiros devem ajustar seus horários conforme a tempestade avança, com possíveis impactos em grandes centros de viagem como Tampa, Orlando e Fort Myers, além de Nova Orleans e partes do Texas e Alabama.
Independentemente de sua evolução, o sistema já está causando fortes chuvas na América Central. As regiões do noroeste do Caribe, a Península de Yucatán e o oeste de Cuba devem monitorar de perto o desenvolvimento da tempestade, que pode avançar para o Golfo do México nos próximos dias. A temporada de furacões no Atlântico termina oficialmente em 30 de novembro.
Fonte: Mercado & Eventos