A gestão offshore é um dos pontos mais importantes para indústrias que trabalham longe da costa brasileira. Essa prática vem se tornando mais importante em um mercado que com o passar dos anos encontra novas tecnologias e locais para exploração de petróleo, gás natural e óleos.
Com as distâncias aumentando e outras cidades sendo usadas para receber os funcionários das plataformas e de apoio, é preciso encontrar soluções de hospedagem e deslocamento que sejam condizentes com o budget do projeto. Uma das soluções é apostar em empresas que possam ajudar você a fazer esse controle, como a Copastur.
Por isso, preparamos este texto para mostrar como ela consegue atender as empresas offshore e trazer bons resultados para a logística da sua empresa. Continue a leitura com a gente!
Quais as dificuldades de fazer uma gestão offshore?
A gestão para esse segmento exige alguns cuidados especiais que devem ser levados em consideração na hora de fazer todo o planejamento. Como as operações são feitas em regiões inóspitas e em alto-mar, é preciso observar pontos como dificuldade de acesso, imprevisibilidades climáticas, problemas com as próprias unidades, plataformas etc.
Também é preciso adotar estratégias maiores, uma vez que a segurança dos passageiros e tripulantes também é considerado. Tudo isso pode impactar e dificultar diretamente o serviço. É comum fazer alterações para mudar a logística relacionada ao segmento por causa desse perfil imprevisível.
Como a maior parte da operação é realizada longe da costa, essas áreas são remotas e perigosas. O deslocamento se torna praticamente inviável pelo mar. Esse acesso só é possível com voos de helicóptero que duram entre 40 minutos e 1 hora e meia.
Deve-se levar em conta o volume de produção e também a localização. Há regiões que têm deficiência tanto no número de meios de hospedagem, quanto na qualidade dos locais oferecidos. A infraestrutura de cada um desses empreendimentos deve ser levado em consideração.
Como fazer uma gestão eficiente?
O objetivo de todo gestor é encontrar soluções que vão ser capazes de gerar economia para a empresa e ainda manter o trabalho eficaz dentro do orçamento estabelecido. Dentro do segmento offshore, é preciso organizar a logística de embarque e desembarque, controlar as passagens, reservas e ainda fazer um acompanhamento dos que estão isolados.
É importante reduzir a pulverização de acordos, principalmente quando falamos de hospedagens. O aconselhável é estudar a localidade mais próxima de onde vai atuar, entender a necessidade da estadia, confirmar o número de reservas que serão necessárias e propor acordos mais agressivos.
Uma das soluções é criar diretórios específicos para cada região. Permitindo que a empresa feche uma série de acordos em uma mesma cidade. Assim, as parcerias ficam mais estratégicas e o parceiro — seja uma rede de hotéis ou companhia aérea, consegue visualizar a rentabilidade daquele acordo.
Quando falamos de passagens áreas, é importante entender que a maioria das companhias domésticas exigem uma relação de produtividade. Ou seja, para ter alguma condição diferenciada em tarifas, a companhia solicita um levantamento que aponta a produção total da sua empresa e qual a fatia do mercado que ela ocupa, conhecido como Market Share.
Ele deve ser analisado a cada trimestre ou semestre para certificar-se de que a empresa está conseguindo atingir o target estipulado pelo seu fornecedor e se é possível negociar melhorias no acordo. Além disso, ao fazer esse tipo de análise, a empresa consegue identificar quais as principais rotas que ela tem e trabalhar em negociações mais efetivas.
Como a tecnologia da Copastur ajuda?
A Copastur é uma Travel Management Company (TMC) que oferece ao gestor um controle melhor dos fornecedores, disponibilidade de serviços e até alerta para situações como catástrofes naturais, greves e paralisações de companhias aéreas, por exemplo.
É possível fazer disparos automáticos para todos os fornecedores simultaneamente e acompanhar o prazo de devolução, ou seja, a empresa solicita orçamentos para atuais e futuros parceiros. Quando o prazo chega perto do fim e alguma empresa ainda não mandou o documento, o sistema envia um alerta informando o fim do prazo.
Dessa forma pode ser feito o Bidding Process (BID), um processo voltado para diminuir os custos e, por consequência, ter um aumento na lucratividade. Por exemplo, se for feito para hotéis, o gestor deve pedir e receber propostas que vão identificar aqueles que melhor podem atender a demanda da sua empresa. Considerando tanto a rede que ele pertence quanto a localização.
Para fazer a visualização dessas tarifas diferenciadas é utilizado o Online Book Tool (OBT). Essa ferramenta permite que, além do controle de gastos, sejam inseridas regras e orientações relacionadas à política de viagens da empresa. Desta forma será possível identificar o que pode ou não ser contratado.
Outra vantagem é a possibilidade de ter relatórios mais precisos sobre o que pode melhorar durante as viagens, o que está dando certo e como aproveitar melhor o budget separado para as operações de offshore. Esses documentos alinhados com o workflow, permitem que o gestor tenha maior autonomia na hora de gerar e gerenciar as reservas.
Quais os diferencias da Copastur?
A Copastur tem como parceira a ATPI, uma empresa global e líder do segmento de Naveção & offshore. Também está presente em 5 continentes e com mais de 100 escritórios ao redor do mundo. Esse background permite à Copastur a possibilidade de ser uma líder no segmento no Brasil.
A troca de conhecimento entre as empresas permite aplicar as melhores práticas nos clientes. Soluções que estão sempre focadas no planejamento e na gestão das operações de todos os tipos de clientes, independente do tamanho e capacidade de produção.
Com os relatórios entregues pelo sistema, é possível fornecer um material com dados e informações importantes para auxiliar nas tomadas de decisões, análises e revisões dos Indicadores Chaves de Desempenho (KPI). Assim, é possível melhorar a eficiência das operações da empresa e ampliar o controle de gastos, com maior economia.
A Copastur visa um trabalho eficiente e particular para seus clientes. Apostando em diretrizes para ampliar as operações e tornar-se um braço direito para qualquer ação offshore dos seus parceiros. O trabalho vai além da emissão de bilhetes, reserva de hotéis e confirmação de vouchers.
Para conhecer um pouco mais sobre as facilidades para gestão offshore, entre em contato com a Copastur e descubra como ela pode se adaptar ao seu negócio.