A Gol, desde o dia 20 de janeiro, disponibilizou em seu site a funcionalidade que permite aos clientes efetuarem a compensação voluntária de carbono de seus voos durante o ato da compra das passagens. Ou seja, agora é possível voar com o CO2 já neutralizado. Assim como adquirir uma bagagem que precisa ser despachada ou um assento Gol+Conforto durante a aquisição do bilhete aéreo, a compensação voluntária de carbono dos trechos a serem voados agora aparece como mais uma opção ao Cliente
Em 1 ano e 6 meses do lançamento do projeto #MeuVooCompensa (junho de 2021 a dezembro de 2022) foram neutralizadas 13,1 mil toneladas de CO2 de maneira voluntária pelos clientes, nas rotas carbono neutro da Gol (Fernando de Noronha e Bonito) e em ações pontuais de compensação. Esse montante equivale a 1.878.312 árvores preservadas por um ano, ou 3.266 hectares de florestas conservadas/ano – ou ainda à manutenção de 3.959 campos de futebol de natureza nativa.
“Há mais de 12 anos a Gol desenvolve ações para mitigar o impacto dos voos no meio ambiente. Com o lançamento da campanha #MeuVooCompensa, em 2021, fortalecemos ainda mais o nosso compromisso com a sustentabilidade, com o desafio e a preocupação de que o tema chegasse a todo o Time de Águias e, de forma pioneira, ao Cliente – e isso foi cumprido. Os resultados da campanha mostram que o caminho escolhido é longo, embora promissor, e o lançamento da nova fase do projeto reforça nossa convicção de que todos os esforços da Companhia pela preservação do planeta têm valido a pena”, diz Eduardo Bernardes, vice-presidente de Receitas da Gol.
COMO FUNCIONA? Se o passageiro, por exemplo, for percorrer apenas a rota São Paulo/Congonhas (CGH)-Rio de Janeiro/Santos Dumont (SDU), a opção dada a ele será a da compensação desse único trecho, hoje a R$ 2,77, para neutralizar a emissão de 0,03 t de CO2. Já para compensar uma viagem de ida e volta de Porto Alegre (POA) para Salvador (SSA), o valor total é R$ 35,03 pela emissão e neutralização de 0,43 t de CO2. Neste caso, o cliente pode escolher voar com os dois trechos já neutralizados, ou apenas um. Sejam quais forem os voos compensados, os clientes receberão da Gol+Moss o certificado nominal de neutralização.
“As atividades do dia a dia de toda a sociedade invariavelmente impactam o meio ambiente. Não seria diferente com a aviação comercial, um setor essencial que é grande consumidor de combustível. Essa nova etapa da campanha #MeuVooCompensa, em que a compensação de carbono é feita diretamente junto à compra da passagem pelos Clientes, é como um atalho para que as pessoas consigam se envolver de forma ainda mais fácil, rápida e econômica com a preservação da natureza e da vida”, afirma Felipe Sobrinho, gerente de ESG da Gol.
“Essa parceria é mais um passo para transformar a compra e compensação de créditos de carbono em uma atitude simples e acessível para qualquer pessoa. Queremos que as empresas e a sociedade se sintam parte da solução de um problema que hoje afeta o meio ambiente e o bem-estar de todos no planeta”, diz o CEO da Moss, Luis Adaime.
Fonte: Mercado&Eventos