Os indicadores de eventos são necessários para avaliar se uma ação atingiu os objetivos esperados. Existem diversos dados que podem ser acompanhados para isso, desde uma nota que os participantes dão para a experiência até o número de pessoas confirmadas.
Caso alguma dessas informações não seja o que se espera, é possível adotar estratégias para mudar o foco e, assim, obter os resultados. Veja o que pode ser analisado em cada etapa!
Quais indicadores de eventos analisar em cada etapa?
Antes de saber quais são os indicadores de eventos, é importante notar que nenhum dado pode ser considerado isoladamente. Para obter uma visão mais concreta sobre os resultados, é necessário avaliar todas as informações em conjunto.
Você também pode contar com uma agência especializada em eventos corporativos, para ajudar a sua empresa a organizar essas ações e analisar os dados principais.
Pré-evento
A fase de pré-evento é também a de preparação para o grande dia e, por isso, muitas empresas podem não prestar atenção a algumas informações. Além do cumprimento do cronograma e do orçamento, nessa etapa é que ocorre a divulgação do evento.
Um dado bastante interessante, então, são as confirmações dos participantes. O número é o que a companhia estava esperando? Como as campanhas de marketing estão respondendo a isso? Será que existe algum detalhe que faria com que mais pessoas se interessassem em participar?
Essas questões podem ser levantadas em consideração durante essa etapa, pois podem ajudar a rever estratégias e fazer com que o evento se torne mais popular. Mas lembre-se também de que volume não é suficiente, o mais importante é atrair quem se encaixa no perfil do evento.
Durante o evento
Durante o evento, é possível analisar se os insumos fornecidos são suficientes e o sucesso no atendimento aos convidados. Para obter um feedback preciso, é indicado fazer pesquisas de avaliação para saber como está sendo a experiência.
Pós-evento
Depois que o evento tiver sido finalizado, é interessante enviar uma NPS, pesquisa que analisa a fidelidade dos participantes. Por meio de uma pergunta simples, como “você participaria de um evento assim de novo?” ou “você recomendaria o evento a um amigo?”, será possível determinar se a ação foi bem-sucedida.
Além disso, também é importante analisar quantas parcerias e negócios foram fechados em decorrência do evento, e quanto o lucro foi aumentado por isso.
A Copastur ajuda você a identificar quais indicadores de eventos são fundamentais e como obter os melhores resultados com essas ações. Entre em contato para tirar as suas dúvidas!