Intercâmbio para a África do Sul: estude inglês na multicultural Cidade do Cabo11 min restantes

Compartilhe este conteúdo:

Já pensou em fazer um intercâmbio para África do Sul, estudando inglês em um destino que combina aprendizado, aventura, diversidade e riqueza cultural? A capital legislativa do país, Cidade do Cabo, é o lugar ideal para quem busca uma experiência transformadora em todos os sentidos. 

De acordo com a Belta (Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio), 39,8% de estudantes estão pensando em fazer intercâmbio a partir de 2026. Os países mais buscados pelas pessoas brasileiras são Canadá, Reino Unido e Estados Unidos. Mas sair do comum, expandir o leque de opções e se permitir viver algo novo é uma ótima ideia! Cape Town combina paisagens deslumbrantes, biodiversidade incomparável e legado cultural. 

Em 2024, o influenciador e empreendedor Samuel Gomes embarcou em um intercâmbio para África do Sul com o Change Programs, marca da Biosfera Copastur. Profissional negro e LGBTQIAPN+ na publicidade, que cresceu na periferia de São Paulo e já foi incluído na lista da Forbes como um dos inovadores criadores de conteúdo negros, ele criou o canal “Guardei No Armário”, reconhecido pelo Youtube como o maior acervo de histórias LGBT do mundo, e escreveu um livro com o mesmo nome. Confira os detalhes dessa viagem de intercâmbio e descubra como podemos tornar o seu sonho realidade!

Change Programs by Copastur: tornamos possível o seu intercâmbio e curso de idiomas no exterior, com especialistas dedicados e programas personalizados que se encaixam em diversos perfis

Por que escolher um intercâmbio para África do Sul?

O intercâmbio para África do Sul proporciona um cenário histórico, educativo e cultural diversificado. Esse país, também conhecido como a Nação Arco-Íris, reúne 11 idiomas oficiais e uma mistura vibrante de tradições. Seja aprendendo inglês em renomadas escolas ou imergindo na história local, o intercâmbio garante uma experiência enriquecedora tanto para estudantes quanto para profissionais. 

Na Cidade do Cabo, tão acolhedora e multicultural, é possível encontrar pessoas receptivas, dispostas a ajudar estudantes a praticarem o idioma e que amam o nosso país, segundo Samuel Gomes: Na imigração, eu ouvi: ‘Bem-vindo de volta’. E percebi que eles falavam isso principalmente para pessoas pretas que chegaram do Brasil. Isso me fez ter uma conexão imediata com as pessoas porque não estava esperando aquela receptividade”

Além disso, a África do Sul é um dos destinos mais acessíveis para intercâmbios, com custos de vida mais baixos em comparação a países como Estados Unidos e Reino Unido. Essa vantagem econômica permite que você aproveite ao máximo o seu intercâmbio para África do Sul, sem comprometer a qualidade da sua experiência. 

De acordo com o influenciador, que realizou um intercâmbio para África do Sul conosco, ser brasileiro, negro e escolher esse destino é ter a oportunidade de ir para um lugar que é um pedaço do paraíso: “É saber que você terá contato com um país arco-íris, que é como eles mesmo chamam. Um lugar onde as pessoas terão paciência para conversar com você em inglês, te dando forças e incentivo para não deixar de falar a língua, sabendo que você é estudante”. 

Experiência de aprendizado e transformação na Cidade do Cabo

Fazer um intercâmbio para África do Sul é muito mais do que aprender uma nova língua! Essa jornada permite vivenciar momentos que mudam a sua visão de mundo e perspectivas. “Morar um mês em outro país não só muda sua rotina, mas transforma sua alma. E comigo não foi diferente. A verdade é que eu não sou mais o mesmo Samuel que desembarcou em Cape Town, cheio de sonhos e expectativas. Cada dia aqui na África do Sul foi uma mistura de adrenalina, descobertas e superação. Meu inglês evoluiu, minha confiança se multiplicou, mas, acima de tudo, vivi experiências que vão ficar tatuadas na minha memória para sempre”, conta Gomes. 

Intercâmbio para África do Sul: estude inglês na Cidade do Cabo (na foto: Samuel Gomes, homem negro em frente à paisagem de Cape Town)

Ouça o episódio #88 do nosso podcast: Intercâmbio: O poder da transformação

Atividades imperdíveis no intercâmbio para África do Sul

Durante o seu intercâmbio para África do Sul com o Change Programs, Samuel Gomes estudou inglês em duas escolas da Cidade do Cabo: UCT English Language Centre e Good Hope Studies. No tempo livre, participou de uma série de atividades e passeios que enriqueceram ainda mais a sua vivência: 

  • Caminhada Preta (The Black Route Walk Tour): passeio a partir de uma perspectiva não encontrada em guias típicos, para descobrir locais escondidos e histórias da comunidade negra e indígena de Cape Town
  • Tour pela Table Mountain, pinguins e Cape Point: passando pelas casas coloridas de Bo Kaap, o trajeto de bondinho na Montanha da Mesa, o passeio panorâmico na montanha Chapman’s Peak e a colônia de pinguins de Boulder’s Beach; 
  • Excursões linguísticas: muito mais do que excursões turísticas, são imersões na Cidade do Cabo realizadas três vezes por semana, cada uma com um tema, com o professor ao lado para apoio e orientação, possibilitando a interação com os povos locais. 

“Você saberá ainda mais das pessoas que transformaram o país no que ele é hoje, para além de Nelson Mandela e Desmond Tutu. Poder acordar e olhar a Table Mountain e depois ter a experiência de subir e contemplar a cidade de cima, ir ao Waterfront, almoçar em seus restaurantes, andar na roda gigante, ver do alto o Stadium New Zealand, o mar e toda beleza que ali existe é indescritível”, descreve Samuel. 

“Poder ir para Muizenberg, a praia das casas coloridas de Cape Town, ou mesmo fazer um passeio mágico começando pelos Twelve Apostles, passando pelo Cabo da Boa Esperança, visitando os pinguins, fazendo um passeio-aula pela cidade e espaços importantes para a criação da cultura do país… E entender que a África do Sul é mais que um safari, foi um presente divino. Descobri que é um dos grandes produtores dos melhores vinhos do mundo, vinhos tão bons e tão acessíveis”, complementa. 

Encontre o programa de intercâmbio ideal: solicite uma cotação

banner change programs

Representatividade e identidade para Samuel Gomes

Para o empreendedor, escolher fazer um intercâmbio para África do Sul foi também uma questão de identificação e representatividade: “O acesso ao inglês no Brasil ainda é muito restrito e faz com que muitas pessoas pretas e periféricas não ingressem no curso ou continuem nele. Quando planejei fazer o intercâmbio com o Change Programs, eu quis ir para um país que eu não fosse me sentir estranho sendo negro de pele escura. Escolhi África do Sul, por conta do clima, da cultura, da história de liberdade e diversidade, porque também queria ter a oportunidade de me ver nas outras pessoas”

A experiência de Samuel em Cape Town trouxe novas perspectivas sobre a conexão entre identidade, aprendizado e pertencimento. “O que mais percebi de preconceito sobre a escolha do país foi a pergunta que me faziam: ‘Mas por que África do Sul? Lá você só verá pobreza!’ Apesar de ter escolhido meu destino por uma busca até ancestral, eu sabia que eu queria estar ali, ver outras pessoas pretas como eu, com outra realidade de vida. Isso me deu munição para acreditar no meu futuro, nas minhas escolhas e em como é bom ter outras referências positivas do que é ser negro”, destaca. 

Leia também: Intercâmbio 50+: nunca é tarde para aprender e explorar 

Benefícios de escolher o intercâmbio para África do Sul

Os benefícios de um intercâmbio para África do Sul vão muito além do aprendizado do idioma. “Foi algo que mudou minha forma de ver o mundo, que me moldou enquanto adulto e me fez ter experiências inesquecíveis. As amizades que fiz, a possibilidade de ver gente preta vencendo, criando seus filhos, consumindo e produzindo arte, trabalhando com o que gosta, tendo escolas de qualidade, com uma cultura pulsante e vibrante me deu ainda mais vontade de ter isso tudo no Brasil”, afirmou Samuel em uma entrevista para a CNN Brasil

Descubra abaixo mais algumas vantagens de escolher esse destino

Qualidade de ensino do inglês

As escolas sul-africanas oferecem programas variados, desde cursos intensivos de inglês até preparatórios para provas de proficiência como o IELTS. Durante o intercâmbio para África do Sul, você tem acesso a professores qualificados e métodos modernos de ensino. 

“Voltando ao Brasil, essa experiência tem me ajudado a fazer novos contatos, me deu a segurança de participar de eventos em inglês e fico muito contente de conseguir hoje em dia entender muito mais sem precisar de tradução ou até mesmo legenda em filmes. Foi a melhor experiência que eu tive na minha vida até agora, e venho trilhando uma jornada incessante de novas oportunidades”, comemora Samuel. 

Imersão cultural e autodesenvolvimento 

Durante o intercâmbio para África do Sul, visitar locais históricos como a Robben Island ou o Soweto é uma oportunidade de entender mais sobre o passado do país e o seu impacto global. Participar de festivais locais e interagir com pessoas sul-africanas são formas incríveis de enriquecer a jornada! E, ainda, estudar em um ambiente multicultural ajuda a desenvolver habilidades como adaptabilidade, empatia e comunicação. 

“Vá para lugares onde sua caixa de pandora seja aberta, onde sua criança interior te agradeça pela aventura, onde seu dinheiro é minimamente valorizado, onde você é genuinamente abraçado e onde você possa encontrar mais que prédios. Eu agradeço aos meus ancestrais que sonharam com um futuro em que pessoas como eu não sofreriam ausências, que teríamos oportunidades e conheceríamos o mundo”, celebra o influenciador. 

Natureza e aventura 

Esse é o lar de algumas das paisagens mais icônicas do mundo! Imagine explorar o Parque Nacional Kruger e o Tsitsikamma National Park, mergulhar com tubarões em Gansbaai ou admirar a beleza da Montanha da Mesa? O intercâmbio para África do Sul permite que você viva momentos inesquecíveis em meio à natureza. A proximidade com reservas naturais e safáris também é um diferencial. 

Veja o post: Intercâmbio de trabalho e estudo: a melhor maneira de aprender e crescer no exterior 

Intercâmbio para África do Sul com o Change Programs

Como planejar um intercâmbio?

Organizar um intercâmbio de inglês para esse país envolve alguns passos essenciais: 

  1. Escolha a cidade ideal: Cape Town, Joanesburgo ou Durban? Cada cidade da África do Sul oferece experiências únicas e diferentes; 
  1. Defina o tipo de programa: prefere um curso de idiomas, voluntariado, um programa acadêmico, de ensino médio ou intercâmbio corporativo
  1. Consulte uma agência especializada: empresas como o Change Programs podem ajudar com cada etapa da viagem do início ao fim, incluindo documentação e suporte 24×7. 
samuel gomes change programs

“Alguns dias antes de viajar, tive uma reunião com a equipe do Change Programs, que foi a empresa responsável por todo o processo para minha ida para África do Sul. Eles chamam de pré-embarque e pude tirar ainda mais dúvidas sobre as escolas, a região escolhida para estudar, curiosidades e junto com eles montar um miniroteiro de lugares e experiências”, relembra Samuel.

Vantagens de viajar com o Change Programs by Copastur

O Change Programs oferece soluções completas para quem deseja viver essa experiência transformadora. Além de programas exclusivos, excelência reconhecida e tecnologia de ponta, os benefícios incluem: 

  • Atendimento 24/7: suporte total durante toda a jornada, 24 horas por dia e 7 dias por semana, incluindo feriados, com agilidade e humanização pelo 24ours
  • Consultoria personalizada: ajuda especializada para planejar cada etapa do seu intercâmbio com quem entende do assunto; 
  • Pagamento parcelado: flexibilidade para realizar o seu sonho; 
  • Consultoria para passaportes e vistos: orientação completa sobre documentação pelo PassForAll para garantir uma viagem tranquila. 

“Graças ao suporte incrível do Change Programs, cada detalhe dessa experiência foi pensado para que eu pudesse focar no que realmente importa: viver, aprender e crescer. A equipe deles cuidou de tudo, desde o planejamento até o apoio total nas minhas semanas aqui. Não se trata apenas de estudar fora, mas de fazer isso com tranquilidade, sabendo que cada passo foi guiado por especialistas que me deram total segurança”, elogia o influenciador, que compartilhou toda a jornada com a hashtag #SamucaInCapeTown. 

Sua jornada começa agora! Saiba tudo sobre os programas de intercâmbio disponíveis para você:

Posts Relacionados

Rolar para cima