O Live Marketing e as transmissões ao vivo se tornaram muito frequentes durante a pandemia do Coronavírus. Porém, o que muitas pessoas não sabem é que essa estratégia não se trata apenas de transmissões de conteúdo de vídeo, mas sim, de todo um conceito.
Nesse artigo, você vai descobrir que conceito é esse e entender seu funcionamento e suas vantagens. Assim, a decisão de implementá-lo na sua empresa ficará mais fácil. Também apresentaremos alguns cases de sucesso, para que você veja, na prática, os resultados que são possíveis alcançar por meio dessa estratégia. Acompanhe!
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O que é Live Marketing?
O Live Marketing refere-se a uma abordagem de mídia e comunicação que envolve a interação direta com o público em tempo real através de eventos, transmissões en direct (livestreams) ou experiências inovadoras, cuja principal característica é a capacidade de criar conexão autêntica entre as marcas e seus clientes, oferecendo experiências imersivas e engajantes.
Essas interações ao vivo permitem que a marca se aproxime dos consumidores em momentos específicos e relevantes para eles, como lançamentos de produtos, promoções, eventos corporativos ou apresentações, que podem ser transmitidas por meio de canais tradicionais de mídia, como TV, rádio e imprensa, mas também são fortemente associadas a redes sociais e plataformas de streaming on-line.
O uso de tecnologia em eventos corporativos, tais como AR (realidade aumentada), VR (realidade virtual) e MR (realidade misturada), pode ampliar ainda mais a experiência de Live Marketing, permitindo a interação dinâmica e imersiva com os consumidores.
O live marketing pode contribuir para melhorar a visibilidade da marca, expandir sua base de fãs e potencialmente gerar novos leads e vendas. No entanto, é importante que as marcas mantenham uma postura autêntica e honesta durante suas campanhas, pois qualquer falha nesse aspecto pode danificar a imagem da marca e afetar negativamente a relação com os consumidores.
Aproveite para conferir o texto de planejamento de eventos
Como funciona?
Para promover o contato direto entre a marca e seu público, como é a proposta do Live Marketing, existem algumas técnicas que podem ser aplicadas.
Uma delas é a organização ou a participação em conferências, feiras e congressos, por exemplo. Até mesmo eventos corporativos internos são uma forma de Live Marketing para se conectar com os colaboradores.
Nessas situações, o público divide o espaço com pessoas que representam a empresa e podem conhecer seu discurso (missão, valores, cultura, visão do mercado, propostas, planos para o futuro) em primeira mão.
Outra técnica de Live Marketing é a promoção de oportunidades para que o público tenha uma experiência sensorial ao vivo com o produto ou serviço. Um exemplo bem simples são as demonstrações, degustações e distribuições de amostras grátis.
Quais são as vantagens do Live Marketing?
Sempre que uma empresa decide implementar uma nova estratégia ou desenvolver uma ação diferente, ela precisa responder uma questão fundamental: quais vantagens essa mudança trará? No caso do Live Marketing, a resposta envolve diversos pontos. Confira!
Permite várias técnicas
O fato de aceitar várias técnicas significa que o Live Marketing é bastante flexível, e pode ser adaptado conforme o perfil e os objetivos de cada negócio. Ele não é uma estratégia engessada, uma solução única ou reduzida.
Tem mais repercussão
O potencial de repercussão dessas ações é maior, particularmente quando se aplica à combinação de Live Marketing e Marketing Digital. Assim, é possível dar alcance global a uma ação local.
Muitos eventos têm sido organizados simultaneamente em versões presencial e on-line, para aproveitar os benefícios do contato cara a cara com o público, sem impedir a participação de quem estaria longe demais para comparecer.
Transmite mais confiança
O Live Marketing transmite uma imagem de mais transparência e confiança ao público. Pense em um comercial gravado dentro de um estúdio, onde ele pode ser refeito quantas vezes forem necessárias, até que o resultado final seja exatamente o desejado.
Já em uma transmissão ao vivo no Youtube é bem diferente, certo? Imprevistos e até erros acontecem e não podem ser disfarçados. A segunda opção dá ao público uma certeza mais forte de que estão vendo algo verdadeiro, que realmente representa a empresa.
Tem espaço para a criação
O espaço para usar a criatividade também é uma vantagem. O contato direto entre a marca e seu público é algo muito particular e a maneira como cada empresa o desenvolve deve refletir sua identidade.
Então, você fica livre para criar eventos criativos. Bons exemplos disso vêm da Apple e da Samsung, que realizam eventos anualmente para apresentar seus produtos ao público. E esses eventos são inconfundíveis, organizados nos mínimos detalhes para refletir por inteiro a identidade de cada marca.
Promove vínculo com o público
O relacionamento do cliente, parceiro, acionista e até mesmo do colaborador com a marca é mais forte quando o contato é direto.
A partir do momento em que ele tem uma experiência pessoal com a empresa, ele forma um vínculo que supera a relação de consumo. Esse vínculo é muito importante para manter a fidelidade e o engajamento dos stakeholders.
Veja também o post sobre pré-eventos
Cases de Live Marketing
No item anterior, mencionamos brevemente alguns cases famosos de Live Marketing: os eventos da Apple e da Samsung para revelação de novos produtos. Porém, existem vários outros exemplos de empresas que estão aplicando essa estratégia com sucesso.
Você já deve ter visto, por exemplo, vídeos no YouTube de marcas que promovem ações especiais com pessoas comuns, por meio de interação social.
Tanto a ação em si quanto o vídeo publicado aproximam a empresa de seu público. A Dove, com sua campanha da real beleza, é uma campeã nesse tipo de iniciativa.
Outro case clássico são as empresas que organizam experiências para seus clientes, como sessões de cinema e concertos musicais exclusivos. A Sky, operadora de TV a cabo, organiza esse tipo de ação regularmente com os assinantes.
Quer mais um exemplo? As empresas que se envolvem diretamente em iniciativas voltadas a apoiar a comunidade, como a revitalização de espaços públicos. Colaboradores literalmente arregaçam as mangas e ajudam a transformar as propostas em realidade.
Uma empresa que já realizou esse tipo de ação foi a Heineken, na recuperação do Beco das Garrafas, um bar que é ponto histórico no Rio de Janeiro.
E então, está convencido do valor do Live Marketing? Agora, que tal começar a elaborar ações que sua empresa possa adotar para promover um contato ao vivo com seu público?Aproveite para conhecer a agência de live marketing da Copastur e veja como podemos ajudar a transformar os seus eventos em experiências únicas.