Com o São João mais duradouro do mundo, somando mais de 60 dias de festa, o Maranhão está despontando como destino turístico, especialmente, nessa época das festividades juninas. Com base nas informações da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), para 2024, a expectativa é que o aeroporto de São Luís ultrapasse o número de desembarques registrado no ano passado, tendo em vista a programação robusta da capital.
Em 2023, no Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, desembarcaram aproximadamente 225 mil passageiros no período de festas juninas, de maio a julho. “Este ano, com a benção dos santos juninos, esperamos alcançar um crescimento superior a 10% no número de desembarques de turistas em São Luís, frente ao ano passado, para prestigiar a principal festa do nosso calendário”, ressalta a secretária de Estado do Turismo, Maria do Socorro Araújo.
De acordo com o Boletim Trimestral do Observatório do Turismo, no primeiro trimestre deste ano, houve um aumento de 5,84% no fluxo aéreo do estado, que considera embarques e desembarques. A maior parte dos visitantes veio de São Paulo (23,60%), Pará (10,47%), Ceará (8,08%), Brasília (8%) e Piauí (6,07%). No que diz respeito aos turistas estrangeiros, a França representou 29,42% e a Itália 13,72% do total, conforme dados dos Centros de Atendimento ao Turista (CATs).
Já a expectativa do setor hoteleiro de São Luís para a movimentação dos festejos juninos é alta. A média da ocupação hoteleira, no fim de maio, nos hotéis que participaram do levantamento, está em 73,52%. A previsão é de se aproximar dos 90% até o fim de junho. Essa perspectiva otimista reflete o potencial do estado, com investimentos nos arraiais, com o Governo do Estado e a iniciativa privada juntos no Bumba Meu São João, e ainda, nas prévias do Maranhão de Reencontros.
PERFIL – Conforme dados dos Centros de Atendimento ao Turista (CATs), a faixa etária predominante entre os visitantes do São João do ano passado foi de 36 a 45 anos (39,45%). A maioria visitou o estado para lazer (83,15%), o que reflete a vocação do Maranhão no mercado. Os estados que mais emitiram turistas foram: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Piauí e Ceará, mostrando o alcance da atração turística do estado.
Fonte: Mercado e Eventos