A Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev) apresentou os resultados da Pesquisa Anual de Viagens de Incentivo (PAVI), realizada entre março e abril com mais de 70 participantes do setor. “Realizada em parceria com os membros de nossas comunidades, a PAVI tem como objetivo fornecer um benchmarking mais completo e aprofundado sobre o cenário atual da indústria do turismo”, comentou Luana Nogueira, diretora executiva da Alagev.
E de acordo com os dados da PAVI, dentre os clientes finais que participaram, foi identificado que empresas com mais de mil funcionários realizam mais viagens de incentivos, principalmente do segmento alimentício e da indústria farmacêutica. O estudo mostra ainda que grande parte do mercado está trabalhando com até três agências e até três destinos para concorrências de incentivos, sendo uma boa prática.
Já em relação ao volume de Request for Proposal (RFP) foi apurada uma estagnação em 2024 e perspectiva de crescimento para 2025. A média de gastos por pessoa em viagens de incentivo nacional, por sua vez, está entre R$ 5.000 e R$ 10.000. Custos de hospedagem e passagens aéreas têm grande impacto na escolha. O estudo de viabilidade orçamentária e logística são também chaves para a tomada de decisão.
Destinos preferidos
Pensando em destinos brasileiros, a região Nordeste é a preferida, sendo a Bahia a 1ª colocada tanto para agências quanto para clientes. Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará e Alagoas também estão no Top 10. Destinos como Amazonas e Rio de Janeiro são apontados pelas agências como lugares atrativos em 2024/2025, mas pouco lembrados pelos clientes. Rio Grande do Norte e Santa Catarina são os estados destacados pelos consumidores.
Em relação aos internacionais, os Estados Unidos são o grande favorito dos clientes e a Itália surpreende na segunda colocação. Já para as agências Argentina e Chile despontam, seguidas por Portugal.
Fonte: Mercado&Eventos