Contar com bons investidores é o mesmo que ter um motor potente para impulsionar os negócios. Considerando que os investidores são pessoas que acreditam na empresa, em seus produtos ou serviços, construir e manter com eles um bom relacionamento é essencial para promover crescimento.
Se você está aí se perguntando sobre como melhorar o relacionamento com investidores, chegou ao post certo. Acompanhe nossas 9 dicas e monte sua própria checklist!
1. Estabeleça uma comunicação transparente
Por mais que os investidores não participem ativamente das decisões diárias da empresa, é de bom tom mantê-los informados sobre tudo o que acontece que possa ser de seu interesse. Estamos falando especialmente de resultados periódicos (sejam eles mensais, trimestrais ou anuais), que devem ser comunicados o quanto antes, a fim de mostrar que a empresa está trabalhando para remunerar o investimento feito.
A comunicação ativa e de 2 vias favorece uma relação de confiança pautada no feedback constante. Adotando essa estratégia, os investidores se sentem tão parte do negócio que até ficam mais engajados com o futuro da organização.
Imagine, por exemplo, que você acompanhe os indicadores de desempenho da organização por meio de um sistema de gestão. Nesse caso, é interessante conceder acesso para que os investidores também possam visualizar o dashboard de controle, observando a performance da empresa em tempo real.
2. Desenvolva processos estruturados
Saiba desde já: investidores têm olhos afiados para o modo como os negócios são conduzidos. Assim, se percebem que a organização geral deixa a desejar ou que muitos processos não são suficientemente bem estruturados, a tendência é que deixem de investir ou que procurem outros empreendimentos para impulsionar.
Com isso em mente, procure estabelecer processos confiáveis, mas sem amarrar a empresa a burocracias. Permita que as atividades sejam conduzidas de forma ágil, mas sem perder de vista a padronização e a qualidade do que é feito.
Processos estruturados favorecem o aprendizado organizacional, facilitam a identificação de falhas e pontos de melhoria, além de mostrar que o negócio está preocupado com padrões de qualidade rigorosos. Isso sem contar que, quando os investidores pedirem alguma informação estratégica, a administração a terá em mãos rapidamente — o que nem sempre acontece em empresas que ainda não se estruturaram direito.
3. Faça um bom planejamento estratégico
Ao buscar investidores ou prestar contas do que foi feito em determinado período, o gestor deve apresentar planos de negócio, relatórios, indicadores e resultados, certo? Tudo isso exige um trabalho minucioso de coleta e análise de dados, tanto internos quanto externos à organização. O melhor, então, é não deixar para a última hora!
Faça reportes mensais e envie para os investidores a fim de mantê-los informados. No fim do ano, compile todos os dados em um documento que demonstre claramente a evolução da empresa em várias frentes. A partir dessas informações, crie seu planejamento estratégico para o próximo período. O relacionamento com investidores vai se fortalecendo à medida que a empresa se mostra capaz de superar expectativas e conquistar o mercado.
4. Mantenha contato constante
Com os recursos que a web disponibiliza, fica bem mais fácil manter a comunicação sempre em dia e fomentar o relacionamento com investidores. Você pode, por exemplo, criar um portal exclusivo para isso, recheando-o de novidades importantes não só da sua empresa, mas do mercado como um todo.
Tornar-se uma fonte segura e confiável de informações é uma ótima maneira de manter os investidores conectados com sua marca. Que tal enviar newsletters mensais com uma seleção dos melhores conteúdos? Já se for para dar notícias em primeira mão, prefira mensagens SMS ou até o WhatsApp, por exemplo, para não deixar para depois. É uma via de mão dupla: quanto mais presente a empresa estiver na vida dos investidores, mais envolvidos eles estarão com o negócio.
5. Organize eventos em ocasiões especiais
Eventos são ótimas iniciativas para complementar sua estratégia de relacionamento com investidores. Afinal de contas, nessas ocasiões você tem a oportunidade de conversar com todos eles ao mesmo tempo, bem como com cada um deles em particular.
Essa proximidade cria vínculos que podem trazer grandes benefícios para sua empresa, uma vez que os investidores passam a se sentir corresponsáveis pelo negócio. Durante os eventos, é possível ainda captar o que os investidores estão pensando, transmitir suas ideias e explicar melhor novos projetos a fim de obter feedbacks construtivos.
6. Pense em fazer viagens corporativas
Uma das melhores maneiras de manter os investidores totalmente engajados com sua empresa é promovendo viagens corporativas. Missões internacionais para eventos de grande porte ou encontros com personalidades do setor podem funcionar como o laço que estava faltando para dar maior segurança ao negócio.
Para não dar abertura para falhas nesse momento, conte com um parceiro especializado em viagens corporativas para oferecer a melhor experiência possível a seus investidores. Assim, além de garantir que tudo sairá como previsto, você pode até economizar! Isso porque, como empresas do ramo já têm parceiros de confiança, conseguem valores bem mais atrativos devido a seu poder de negociação.
7. Esteja sempre aberto para conversar
Como os investidores normalmente têm grande experiência de mercado, sabem identificar oportunidades como ninguém. Por isso, podem atuar inclusive como mentores do seu negócio, contribuindo para a melhoria de resultados. No entanto, para que eles se sintam à vontade para contribuir, você precisa estar sempre pronto para ouvir, ouvindo conselhos, analisando pontos de vista diferentes e acatando as boas ideias.
8. Invista em assessoria de imprensa
Uma das ações de uma boa estratégia de relacionamento com investidores é conquistar espaços em importantes veículos de informação para divulgar dados e iniciativas da empresa. Lembre-se de que a visibilidade da marca atrai novos investidores e deixa os atuais bem informados, o que contribui para a construção de uma relação de confiança.
Pense bem: um investidor que demonstra o desejo de sair pode mudar de ideia ao verificar que existem outros interessados em apostar no futuro da empresa.
A cobertura da imprensa também dá maior notoriedade aos investidores quando eles eventualmente são citados em publieditoriais ou matérias, o que reforça o sentimento de pertencimento necessário para que sigam fiéis ao negócio.
9. Trace um bom plano de gestão de riscos
Outro fator crucial para conquistar a confiança de investidores é ter um plano de gestão de riscos pronto para ser acionado. Afinal, empresas de alta performance estão sempre um passo à frente quando se trata de reduzir riscos de impacto negativo e maximizar riscos que possam trazer benefícios ao negócio. Sem contar que isso demonstra que o negócio está preparado para qualquer revés, o que aumenta a confiança dos investidores.
Facilitar a vida, promover comodidade, confiabilidade e segurança: tudo isso é essencial para melhorar o relacionamento com investidores. Então que tal agora aprender a reduzir a burocracia em viagens corporativas e oferecer mais esse diferencial?