A mobilidade urbana está em constante evolução, impulsionada pelo crescimento das cidades, a busca por soluções mais sustentáveis e o avanço da tecnologia. Nesse contexto, a Mobility as a Service (MaaS), ou seja, mobilidade como serviço, é uma alternativa inovadora que vem transformando a forma como nos locomovemos e como as empresas gerenciam as suas viagens e deslocamentos corporativos.
Com o aumento do uso de aplicativos de transporte, que passou de 1% em 2017 para 11,1% em 2024, segundo a recente pesquisa CNT de Mobilidade da População Urbana, muitas pessoas brasileiras estão substituindo o transporte público tradicional por soluções mais práticas e personalizáveis. A MaaS responde a essa demanda, integrando diversos meios de transporte em uma única plataforma digital para oferecer maior flexibilidade, conveniência e sustentabilidade.
Hoje, vamos explorar o conceito, os benefícios e os desafios da Mobility as a Service, mostrando como utilizar essa solução na mobilidade corporativa – a favor da sua empresa. Confira!
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O que é Mobility as a Service?
O conceito de Mobility as a Service (MaaS), ou mobilidade como serviço, propõe uma nova abordagem para o uso e a gestão do transporte urbano, unindo várias opções de locomoção em um único lugar. Assim, transportes públicos, táxis, bicicletas, scooters compartilhadas, serviços de motoristas de aplicativos e até mesmo carros alugados são integrados e podem ser acessados diretamente em uma plataforma. O objetivo é facilitar a mobilidade, reduzindo a necessidade de veículos particulares e incentivando deslocamentos mais eficientes e sustentáveis.
Com a flexibilidade oferecida pela MaaS, os usuários podem escolher a melhor alternativa para cada trajeto com base no custo, rapidez e/ou conveniência, tornando a experiência de transporte mais ágil e alinhada às necessidades atuais das pessoas e, no caso de viagens corporativas e deslocamentos a trabalho, das empresas também.
Como funciona a Mobility as a Service?
A MaaS oferece uma interface única, em que o usuário acessa todas as opções de transporte disponíveis na sua região. Essa plataforma digital centralizada permite que a pessoa planeje e realize uma viagem completa, combinando diferentes meios de transporte, caso necessário, e escolhendo os trajetos mais rápidos ou econômicos, analisando critérios como preço e tempo até o destino.
Um funcionário de uma empresa pode abrir o aplicativo para ver se uma combinação de metrô e aplicativo de transporte é melhor para um determinado trajeto, por exemplo. Isso permite que sejam tomadas decisões informadas, considerando alternativas ao carro particular e otimizando o tempo de deslocamento.
Benefícios e desafios da Mobility as a Service para as empresas
Benefícios
A Mobility as a Service oferece uma série de vantagens para empresas que fazem viagens corporativas, já que melhora a eficiência, reduz custos e alinha práticas com objetivos de sustentabilidade. Veja abaixo alguns dos principais benefícios dessa solução:
- Redução de custos nas empresas: integrar múltiplas opções de transporte em uma plataforma pode ser mais econômico do que manter uma frota de veículos corporativos ou depender exclusivamente de táxis e transporte particular. A MaaS ajuda a reduzir significativamente as despesas de viagens de negócios e de deslocamentos em geral, ainda mais se a empresa utilizar o superapp C+ da Copastur. Essa economia se torna ainda mais expressiva em empresas com um alto volume de deslocamentos, em que a Mobility as a Service possibilita uma gestão mais controlada e acessível dos recursos investidos em transporte. A flexibilização de escolha permite que trajetos curtos sejam realizados com alternativas econômicas;
- Melhoria na experiência do usuário: de acordo com a pesquisa CNT de Mobilidade da População Urbana de 2024, problemas como a falta de conforto e segurança são uma queixa comum, e 57% dos entrevistados confirmaram que estão dispostos a pagar mais para viajar sentados. Com a possibilidade de planejar e otimizar trajetos em uma única plataforma, os funcionários ganham mais autonomia e praticidade, escolhendo os meios de transporte mais convenientes e confortáveis de acordo com a localização e o horário. A facilidade de acessar e comparar diferentes alternativas em um único aplicativo elimina o tempo gasto com pesquisas e o uso de várias plataformas, proporcionando uma experiência mais intuitiva e eficiente. Isso resulta em uma rotina de viagem menos estressante e mais ágil, aumentando a satisfação e a produtividade da equipe, que pode se concentrar mais nas atividades profissionais, minimizando atrasos e problemas logísticos;
- Sustentabilidade e responsabilidade ambiental: um dos grandes benefícios da Mobility as a Service é a contribuição para uma mobilidade mais sustentável. Reduzir a dependência de veículos particulares e promover o uso de opções compartilhadas contribui para uma mobilidade mais sustentável, diminuindo as emissões de carbono, o trânsito e o desgaste da infraestrutura urbana. Isso é ainda mais importante, considerando o aumento no uso de carros próprios, que subiu de 22,2% em 2017 para 29,6% em 2024, segundo a pesquisa CNT. A adoção da MaaS pode ajudar a combater essa tendência, incentivando o uso de bicicletas, scooters e até mesmo caronas entre funcionários, o que promove uma cultura de mobilidade mais consciente e fortalece o compromisso com o ESG. Além disso, na mesma pesquisa, 52,6% dos entrevistados afirmaram que aceitariam uma tarifa diferenciada por veículos menos poluentes e 32,1% pagariam mais por ônibus elétricos;
- Análise de dados para otimização estratégica: com a mobilidade como serviço, as empresas têm acesso a dados detalhados sobre os deslocamentos das pessoas colaboradoras, incluindo informações sobre os custos, frequência de uso dos diferentes meios de transporte e, em alguns casos, o impacto ambiental de cada viagem. Esses dados podem gerar percepções valiosas, levando à tomada de decisões estratégicas, permitindo que gestores avaliem e ajustem as políticas de mobilidade para otimizar custos e melhorar a eficiência. A análise também ajuda a identificar padrões de deslocamento, possibilitando uma previsão mais precisa das necessidades de transporte e facilitando a elaboração e ajuste contínuo de planos de mobilidade que beneficiem a empresa e os funcionários. Esse nível de monitoramento contribui, ainda, para a segurança, garantindo um maior controle e visibilidade das operações. Por isso, na Copastur, fornecemos relatórios detalhados de mobilidade corporativa para os nossos clientes!
Desafios
Apesar dos benefícios, adotar a Mobility as a Service nas empresas também traz certos desafios, que precisam ser considerados:
- Mudança de cultura organizacional: para que a MaaS seja bem-sucedida, é necessária uma adaptação da equipe. O engajamento das pessoas colaboradoras na adesão desse novo modelo de mobilidade também é importante, ou seja, ações internas como treinamentos e comunicados para relembrar e incentivar o uso dessa solução devem ser promovidas;
- Integração de sistemas: conectar diferentes plataformas e serviços de transporte pode ser complexo, principalmente em áreas com poucos parceiros de mobilidade. A boa notícia é que essa é a especialidade da Copastur;
- Segurança de dados: a gestão de informações sobre a localização e o uso de transporte dos funcionários de uma empresa precisa seguir normas rigorosas de segurança, para garantir a privacidade dos usuários. Mas, na Copastur, nós garantimos isso para os nossos clientes;
- Garantia de qualidade nos serviços: nem sempre é possível assegurar a mesma qualidade em todos os serviços de transporte, o que pode impactar a experiência dos funcionários, caso você não conte com uma agência especializada no assunto como a Copastur para te ajudar.
Como a Copastur pode ajudar na mobilidade das empresas?
A Copastur é uma biosfera de marcas, com expertise em gestão de viagens de negócios, eventos empresariais e outras jornadas corporativas. Nossa funcionalidade de mobilidade dentro do superapp C+ utiliza o conceito da Mobility as a Service, seja nas viagens corporativas, no transporte de participantes de eventos empresariais ou qualquer outra necessidade de deslocamento.
Auxiliamos as empresas a implementarem a mobilidade de acordo com a política de viagens corporativas. Com o aumento do uso de aplicativos de transporte, as companhias devem estar preparadas para implementar plataformas que conectem os diferentes meios, oferecendo maior praticidade, segurança e acessibilidade aos funcionários.
No nosso aplicativo, é possível centralizar os serviços de motoristas de aplicativos de várias plataformas em um único local, o que se alinha aos princípios da MaaS: conveniência, flexibilidade e eficiência. Para a empresa, as despesas ficam concentradas na mesma plataforma, facilitando a gestão financeira, sendo possível também utilizar o CopasturCard para simplificar ainda mais o processo.
Utilize o superapp C+ para otimizar a mobilidade corporativa
No C+, também disponibilizamos o histórico de viagens, salvamos os destinos mais frequentes e permitimos a personalização dos serviços de mobilidade por dia e horário, conforme as necessidades específicas de cada pessoa colaboradora. Recentemente, lançamos a função de determinação do limite de Km e de R$ para o funcionário, de acordo com a política de viagens da organização. Além da Mobilidade, ainda contamos com o Minha Frota, funcionalidade de reserva e gestão de veículos corporativos, possibilitando a gestão do uso das frotas de forma centralizada e monitorando os custos de perto.
O superapp C+ permite que funcionários e gestores planejem as suas viagens de forma integrada, otimizando tempo e recursos. Por fim, nossa plataforma oferece funcionalidades para monitoramento de dados e controle de políticas internas de viagem, promovendo uma abordagem adaptável e hiperpersonalizada. Assim, a Copastur proporciona uma solução completa de mobilidade corporativa.
Fale conosco aqui para otimizar os deslocamentos na sua empresa e ter acesso aos benefícios da Mobilidade integrada da Copastur!