Um projeto para a construção de um novo porto de cruzeiros em São Sebastião, litoral norte de São Paulo, foi apresentado ao governado do Estado esta semana.
A iniciativa Home Port prevê a construção de um píer com dois berços de atracação – com capacidade para receber, por exemplo, o Icon the Seas, o maior navio do mundo, da Royal Caribbean – poderá ser construído na Praia Grande, região central da cidade.
Segundo o prefeito Felipe Augusto, o novo porto poderá receber navios durante o ano todo, não apenas na temporada brasileira de cruzeiros, e que a sua localização deve atrair ainda mais passageiros.
Com o novo acesso do contorno sul da Tamoios, previsto para ser concluído em novembro, será ainda mais rápido e fácil chegar a São Sebastião partindo de São Paulo.
O Home Port terá capacidade para receber dois navios ao mesmo tempo, pois trata-se de uma super infraestrutura, com terminal de passageiros, lojas, praça de alimentação, estacionamento, museu e até quadras poliesportivas.
No Estado, o Porto de Santos é o único preparado para embarque e desembarque de passageiros de cruzeiros. A intenção com a proposta de um novo porto é fomentar o turismo a nível municipal e estadual.
O diretor de Assuntos Portuários de São Sebastião, comandante Sérgio Ramos, lembra que diferente do Terminal Turístico para navios de cruzeiros já existente em Santos, o porto da Baixada Santista já enfrenta concorrência com outros tipos de embarcações, navios alfandegários.
“Nossa proposta é de um espaço voltado para o setor com terminal de passageiros, estacionamento, praça de alimentação, museu, quadras esportivas, e o mais importante, acesso por aeroporto ou rodoviário”, explica. Segundo Ramos, esse detalhe foi apresentado pelo presidente da Clia Brasil, Marco Ferraz.
Fonte: Mercado & Evento